HYUNDAI
Uma montadora de veículos que se tornou sinônimo de eficiência e tecnologia
Na metade da década de 1970, o mercado automotivo estava no seu auge, com montadoras de todos os cantos do mundo anunciando veículos robustos que atendiam ao perfil de grande parte dos motoristas. A própria Hyundai não ficou de fora, sendo beneficiada pela importação de carros, se tornando, mais tarde, uma das principais montadoras do país.
Para alcançar tamanho feito, foi preciso percorrer um longo caminho, sendo necessário conquistar a confiança do mercado interno na Coréia do Sul e depois os EUA, local no qual pôde expandir a sua produção e ganhar novos motoristas ligados à marca. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho de Chung Ju-Yung, empresário sul-coreano que decidiu apostar no desenvolvimento de uma montadora de veículos moderna e inovadora.
Em pouco tempo surgia o Pony, primeiro veículo da montadora, que contava com tecnologia da Mitsubishi aplicada ao seu motor, transmissão e suspensão. A ideia era que o automóvel fosse usado para viatura policial, algo que aconteceu na sua versão, o Pony II, exportado tanto para os Reino Unido quanto para os EUA.
Mais tarde, foi a vez dos modelos de luxo chegarem ao mercado, como foi o caso do Grandeur e Sonata, além do esportivo Scoupe. Conforme novos veículos eram lançados, maior se tornava o portfólio da Hyundai. No entanto, foram os patrocínios oficiais em três edições da Copa do Mundo que deixaram a marca em evidência para seus futuros consumidores.
Para completar, a marca anunciou a construção de uma fábrica própria na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. A série HB (Hyundai Brasil) fazia a sua estréia, recebendo atenção exclusiva por parte da marca neste polo produtor. Disponível nas versões hatch e sedã, o veículo se tornou um dos mais procurados pelos brasileiros, graças a sua relação custo-benefício.
O futuro reserva boas surpresas para a montadora que não mede esforços para trazer aos seus consumidores soluções automotivas eficientes, econômicas e, sobretudo, seguras, que não tragam prejuízos ao meio ambiente. Para isso, ela conta com colaboradores engajados em produzir veículos com componentes sustentáveis e de qualidade.
CAPA DO RETROVISOR
Um componente que protege os espelhos do seu carro
Com os espaços para trafegar e estacionar cada vez menores, até mesmo os motoristas mais experientes acabam enfrentando dificuldades para manobrarem seus veículos, o que pode resultar em um retrovisor danificado.
Dependendo da intensidade do choque, tanto o espelho quanto a capa do retrovisor podem ter suas estruturas comprometidas, o que obriga o motorista a trocar um dos dois componentes.
Mesmo que a oficina seja o primeiro lugar a vir à cabeça, ainda assim, no caso da capa para retrovisor, é possível fazer a troca em casa. Só é preciso ter as ferramentas adequadas e um pouco de paciência para que a substituição da peça ocorra sem problemas.
Inicialmente, você vai precisar de uma espátula de plástico. Como estamos falando de uma peça composta por vidro e plástico, esse instrumento acaba se tornando a opção mais adequada para soltar as travas que prendem o espelho, a base da lente e moldura e capa de retrovisor.
Para começar, altere o ângulo do espelho de modo que você consiga encaixar a espátula por dentro da fresta. Com cuidado, force levemente cada uma das travas até que todas elas se soltem por completo.
Agora, utilize a mesma ferramenta na fenda localizada entre a moldura e a capa, tomando o cuidado para não quebrar as presilhas internas que prendem as duas peças.
Com o interior do espelho já aberto, procure pelas travas internas que mantém a base da lente fixada. Depois de removida, faça o mesmo processo com a capa, soltando cada um das travas que prendem o acessório. Em alguns veículos, elas estão localizadas nas extremidades internas do retrovisor e têm uma cor diferente.
Após soltá-las, retire com cuidado a capa velha e encaixe o modelo novo no lugar. Ponha novamente o espelho e a moldura do retrovisor. Agora é só ajustar o ângulo do espelho para a posição original e dirigir com segurança e tranquilidade.