HYUNDAI
Uma montadora de veículos que se tornou sinônimo de eficiência e tecnologia
Na metade da década de 1970, o mercado automotivo estava no seu auge, com montadoras de todos os cantos do mundo anunciando veículos robustos que atendiam ao perfil de grande parte dos motoristas. A própria Hyundai não ficou de fora, sendo beneficiada pela importação de carros, se tornando, mais tarde, uma das principais montadoras do país.
Para alcançar tamanho feito, foi preciso percorrer um longo caminho, sendo necessário conquistar a confiança do mercado interno na Coréia do Sul e depois os EUA, local no qual pôde expandir a sua produção e ganhar novos motoristas ligados à marca. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho de Chung Ju-Yung, empresário sul-coreano que decidiu apostar no desenvolvimento de uma montadora de veículos moderna e inovadora.
Em pouco tempo surgia o Pony, primeiro veículo da montadora, que contava com tecnologia da Mitsubishi aplicada ao seu motor, transmissão e suspensão. A ideia era que o automóvel fosse usado para viatura policial, algo que aconteceu na sua versão, o Pony II, exportado tanto para os Reino Unido quanto para os EUA.
Mais tarde, foi a vez dos modelos de luxo chegarem ao mercado, como foi o caso do Grandeur e Sonata, além do esportivo Scoupe. Conforme novos veículos eram lançados, maior se tornava o portfólio da Hyundai. No entanto, foram os patrocínios oficiais em três edições da Copa do Mundo que deixaram a marca em evidência para seus futuros consumidores.
Para completar, a marca anunciou a construção de uma fábrica própria na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. A série HB (Hyundai Brasil) fazia a sua estréia, recebendo atenção exclusiva por parte da marca neste polo produtor. Disponível nas versões hatch e sedã, o veículo se tornou um dos mais procurados pelos brasileiros, graças a sua relação custo-benefício.
O futuro reserva boas surpresas para a montadora que não mede esforços para trazer aos seus consumidores soluções automotivas eficientes, econômicas e, sobretudo, seguras, que não tragam prejuízos ao meio ambiente. Para isso, ela conta com colaboradores engajados em produzir veículos com componentes sustentáveis e de qualidade.
PASTILHA DO FREIO
Um componente automotivo que precisa estar sempre em dia
Acidentes são comuns no trânsito e, em sua maioria, são causados por imprudência dos motoristas. Além disso, a falta de revisão do veículo também influencia no aumento dessa estatística.
Uma série de componentes automotivos precisa ser constantemente checada e trocada para garantir uma direção tranquila e segura, a exemplo da pastilha de freio, item fundamental para ter estabilidade nas frenagens.
Na maior parte dos veículos que circula no Brasil, elas estão presentes nas duas rodas dianteiras (em alguns modelos é possível encontrar pastilhas nas quatro rodas).
Em média, o conjunto de pastilhas de freio dura entre 20 e 40 mil quilômetros, sendo que, após esse período, é necessário substituí-lo por um novo. A troca deve ocorrer quando a espessura do material de atrito ficar reduzida a 2 mm.
Algumas pastilhas têm uma peça de metal chamada indicador de desgaste, que produz um som agudo quando as pastilhas estão gastas e necessitam ser substituídas por novas. Ao escutar o barulho, não hesite em checar o estado das pastilhas.
Contudo, outros fatores também podem sinalizar a substituição do jogo de pastilha de freio antes do tempo estipulado pelo fabricante. O primeiro deles é quando as pastilhas do freio apresentam sinais de desgaste, ou seja, quando o pedal de freio não oferece mais a mesma firmeza ao ser acionado, dando a impressão de estar ?flácido?.
Outro alerta para a perda da eficiência das pastilhas de freio está na distância que o veículo percorre desde o momento em que o freio é acionado até quando ele realmente para. Caso você perceba que ela está ficando cada vez mais longa, é recomendado fazer uma visita a uma oficina mecânica para a troca das pastilhas e, se necessário, do disco de freio também.
Mesmo que a troca das pastilhas pareça inevitável, ainda assim é possível tomar algumas medidas de prevenção para diminuir o desgaste prematuro desses componentes, como evitar frenagens bruscas e rodar na velocidade estabelecida para a via onde estiver circulando.
Tomando esses cuidados, você vai notar uma mudança significativa na direção, principalmente na sua segurança e dos outros passageiros, motoristas e pedestres.