CITROËN
Inovação, tecnologia e tradição: as características que definem a montadora
Completar 100 anos de história não é uma tarefa para qualquer empresa, principalmente quando estamos falando de uma montadora de carros. A evolução tecnológica, somada ao surgimento de fortes concorrentes, por si só, já exige muito jogo de cintura para manter a competitividade e garantir o seu lugar ao sol. Foi exatamente isso que a Citroën fábrica fez ao longo deste último século de existência.
Se por um lado a montadora de carros impulsionou o mercado automotivo com novas inovações, como adotar soluções que facilitassem a mobilidade urbana e tornassem a companhia uma referência a nível mundial, por outro, ela trouxe consigo um conceito de conforto, segurança e desempenho para todos os seus veículos.
Isso pode ser visto tanto nos primeiros protótipos da montadora (Type A) e B10 (veículo com carroceria construída toda em aço) quanto em modelos mais modernos, equipados com injeção eletrônica (Citroën DS21) e caixa de câmbio de 5 marchas (Citroën SM).
No entanto, o desejo em inovar não parou por aí e ficou mais evidente, com a transição da década de 1990 para os anos 2000 que a Citroën ainda tinha muito a oferecer para seus futuros motoristas, especialmente aqueles que queriam ter o prazer de dirigir veículos mais econômicos, confortáveis e sustentáveis.
Um exemplo disso é a sequência de automóveis que a montadora produziu a partir de 2010, a maioria deles focada no uso de energia elétrica, reduzindo para zero a emissão de CO2 na atmosfera.
O salão do automóvel de Frankfurt foi um dos locais que sediaram a apresentação do modelo-conceito batizado de Tubik. O objetivo da Citroën era focar no conforto dos passageiros e motorista durante longos trajetos, aumentando a sensação de bem-estar de todos os seus ocupantes.
Mais tarde, foram os conversíveis e SUVs que ganharam destaque, assim como os sedãs. Aqui, podemos citar três modelos: Citroën Air Scape, Citroën Air cross e Citroën DS5. Todos tinham em comum a inovação tecnologia como seu principal diferencial.
Em um futuro não muito distante, a montadora Citroën pretende continuar seguindo o mesmo caminho inovador que a consagrou neste mais de um século de existência com veículos ainda mais econômicos, confortáveis, potentes e confortáveis.
COIFA DA ALAVANCA DE CÂMBIO
Materiais de que são feitas e função no veículo
A coifa de câmbio automotiva geralmente é encontrada em versões feitas de napa (material sintético fino e macio) ou couro, dependendo do modelo do veículo. Ambas proporcionam uma cobertura completa da alavanca do câmbio, sendo acompanhadas ou não pela bola de proteção que é encaixada sobre a manopla.
Como todo componente automotivo, a coifa de carro tende a se desgastar com o tempo, obrigando a sua troca por um modelo novo. Neste caso, é importante que o proprietário do veículo dê preferência para modelos alternativos ou universais, que são mais acessíveis e oferecem qualidade similar aos itens originais.
Para manter a coifa de câmbio sempre em bom estado de conservação, evite deixar o interior do veículo exposto ao sol, mantendo-o sempre que possível em locais cobertos e ventilados. Também é recomendado passar um pano úmido com detergente neutro ao redor da coifa do câmbio para mantê-la limpa.