CITROËN
Inovação, tecnologia e tradição: as características que definem a montadora
Completar 100 anos de história não é uma tarefa para qualquer empresa, principalmente quando estamos falando de uma montadora de carros. A evolução tecnológica, somada ao surgimento de fortes concorrentes, por si só, já exige muito jogo de cintura para manter a competitividade e garantir o seu lugar ao sol. Foi exatamente isso que a Citroën fábrica fez ao longo deste último século de existência.
Se por um lado a montadora de carros impulsionou o mercado automotivo com novas inovações, como adotar soluções que facilitassem a mobilidade urbana e tornassem a companhia uma referência a nível mundial, por outro, ela trouxe consigo um conceito de conforto, segurança e desempenho para todos os seus veículos.
Isso pode ser visto tanto nos primeiros protótipos da montadora (Type A) e B10 (veículo com carroceria construída toda em aço) quanto em modelos mais modernos, equipados com injeção eletrônica (Citroën DS21) e caixa de câmbio de 5 marchas (Citroën SM).
No entanto, o desejo em inovar não parou por aí e ficou mais evidente, com a transição da década de 1990 para os anos 2000 que a Citroën ainda tinha muito a oferecer para seus futuros motoristas, especialmente aqueles que queriam ter o prazer de dirigir veículos mais econômicos, confortáveis e sustentáveis.
Um exemplo disso é a sequência de automóveis que a montadora produziu a partir de 2010, a maioria deles focada no uso de energia elétrica, reduzindo para zero a emissão de CO2 na atmosfera.
O salão do automóvel de Frankfurt foi um dos locais que sediaram a apresentação do modelo-conceito batizado de Tubik. O objetivo da Citroën era focar no conforto dos passageiros e motorista durante longos trajetos, aumentando a sensação de bem-estar de todos os seus ocupantes.
Mais tarde, foram os conversíveis e SUVs que ganharam destaque, assim como os sedãs. Aqui, podemos citar três modelos: Citroën Air Scape, Citroën Air cross e Citroën DS5. Todos tinham em comum a inovação tecnologia como seu principal diferencial.
Em um futuro não muito distante, a montadora Citroën pretende continuar seguindo o mesmo caminho inovador que a consagrou neste mais de um século de existência com veículos ainda mais econômicos, confortáveis, potentes e confortáveis.
MAGNETI MARELLI
Uma empresa focada no futuro do mercado automotivo
Conforme a indústria automotiva investe em novas soluções para tornar a relação entre motoristas e automóveis mais enriquecedora, abre-se espaço para o surgimento de empresas que consigam realizar uma ponte entre os dois, oferecendo soluções e produtos para tornar a experiência de dirigir mais segura e prazerosa. Um bom exemplo é a Magneti Marelli.
Fundada em 1919 na Itália, surgiu a partir de uma parceria comercial (joint-venture) entre a montadora italiana de carros Fiat e a Ercole Marelli, fabricante de componentes eletrônicos.
A companhia atua por meio de 10 divisões, cada uma especializada em uma solução específica (amortecedores, injeção eletrônica, sistemas de exaustão, iluminação automotiva, sistemas eletrônicos, suspensão, componentes plásticos). Há ainda uma divisão exclusiva para o segmento de corrida esportiva, com foco em veículos de duas e quatro rodas.
A Magneti Marelli possui unidades produtivas e centros de pesquisa em países da Europa, América do Norte, América do Sul e América Central.
Seu objetivo é investir em uma oferta equilibrada de componentes e serviços que unam qualidade, competitividade, tecnologia de ponta, flexibilidade e inovação.
Ao trabalhar todos esses elementos em conjunto, a empresa se destaca também em outras áreas, como sustentabilidade ambiental, segurança automotiva e qualidade de vida dos motoristas.