CITROËN
Inovação, tecnologia e tradição: as características que definem a montadora
Completar 100 anos de história não é uma tarefa para qualquer empresa, principalmente quando estamos falando de uma montadora de carros. A evolução tecnológica, somada ao surgimento de fortes concorrentes, por si só, já exige muito jogo de cintura para manter a competitividade e garantir o seu lugar ao sol. Foi exatamente isso que a Citroën fábrica fez ao longo deste último século de existência.
Se por um lado a montadora de carros impulsionou o mercado automotivo com novas inovações, como adotar soluções que facilitassem a mobilidade urbana e tornassem a companhia uma referência a nível mundial, por outro, ela trouxe consigo um conceito de conforto, segurança e desempenho para todos os seus veículos.
Isso pode ser visto tanto nos primeiros protótipos da montadora (Type A) e B10 (veículo com carroceria construída toda em aço) quanto em modelos mais modernos, equipados com injeção eletrônica (Citroën DS21) e caixa de câmbio de 5 marchas (Citroën SM).
No entanto, o desejo em inovar não parou por aí e ficou mais evidente, com a transição da década de 1990 para os anos 2000 que a Citroën ainda tinha muito a oferecer para seus futuros motoristas, especialmente aqueles que queriam ter o prazer de dirigir veículos mais econômicos, confortáveis e sustentáveis.
Um exemplo disso é a sequência de automóveis que a montadora produziu a partir de 2010, a maioria deles focada no uso de energia elétrica, reduzindo para zero a emissão de CO2 na atmosfera.
O salão do automóvel de Frankfurt foi um dos locais que sediaram a apresentação do modelo-conceito batizado de Tubik. O objetivo da Citroën era focar no conforto dos passageiros e motorista durante longos trajetos, aumentando a sensação de bem-estar de todos os seus ocupantes.
Mais tarde, foram os conversíveis e SUVs que ganharam destaque, assim como os sedãs. Aqui, podemos citar três modelos: Citroën Air Scape, Citroën Air cross e Citroën DS5. Todos tinham em comum a inovação tecnologia como seu principal diferencial.
Em um futuro não muito distante, a montadora Citroën pretende continuar seguindo o mesmo caminho inovador que a consagrou neste mais de um século de existência com veículos ainda mais econômicos, confortáveis, potentes e confortáveis.
TRICO
Uma empresa de peças para carro que trouxe mais segurança para os motoristas
No início dos anos 1900, o setor automotivo ainda estava engatinhando e grande parte dos veículos ofereciam poucos diferenciais em termos de segurança e conforto para os motoristas.
Foi preciso que um acidente automotivo debaixo de chuva forte acontecesse para que John Oishi tomasse a iniciativa, junto com um amigo engenheiro, de criar um aparato que consistia em uma escova com uma espécie de borracha presa na sua extensão. Instalada no para-brisa, a invenção realizava movimentos angulares para remover o excesso de água da chuva.
Não demorou muito tempo para que o que seria considerado o primeiro protótipo do que conhecemos atualmente como para-brisa fosse fabricado em larga escala e comercializado inicialmente nos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra.
Em 1929, a Chamoulhe de Tricontinents Company, como era chamada essa fábrica de peças automotivas teve seu nome alterado para TRICO. A essa altura já eram fabricados e comercializados os primeiros limpadores duplos, representando uma importante evolução desse acessório automotivo.
A adoção de normas de segurança também foi determinante para a efetividade do limpador de para-brisa, que passou a integrar quase toda a frota automotiva, sendo instalado em veículos de pequeno, médio e grande porte ao redor de todo o mundo.
Por sua vez, a Trico Limpadores de Para-brisas se manteve fiel ao seu objetivo de oferecer produtos de qualidade elevada para seus consumidores, chegando, em alguns casos, a superar suas expectativas.
Tudo isso resultou na conquista de diversas certificações de qualidade, como ISO 9001, ISO 14001 E ISO/TS 16949. Dessa forma, a empresa se mantém à frente dos seus principais concorrentes em termos de qualidade, confiança e inovação.