CITROËN
Inovação, tecnologia e tradição: as características que definem a montadora
Completar 100 anos de história não é uma tarefa para qualquer empresa, principalmente quando estamos falando de uma montadora de carros. A evolução tecnológica, somada ao surgimento de fortes concorrentes, por si só, já exige muito jogo de cintura para manter a competitividade e garantir o seu lugar ao sol. Foi exatamente isso que a Citroën fábrica fez ao longo deste último século de existência.
Se por um lado a montadora de carros impulsionou o mercado automotivo com novas inovações, como adotar soluções que facilitassem a mobilidade urbana e tornassem a companhia uma referência a nível mundial, por outro, ela trouxe consigo um conceito de conforto, segurança e desempenho para todos os seus veículos.
Isso pode ser visto tanto nos primeiros protótipos da montadora (Type A) e B10 (veículo com carroceria construída toda em aço) quanto em modelos mais modernos, equipados com injeção eletrônica (Citroën DS21) e caixa de câmbio de 5 marchas (Citroën SM).
No entanto, o desejo em inovar não parou por aí e ficou mais evidente, com a transição da década de 1990 para os anos 2000 que a Citroën ainda tinha muito a oferecer para seus futuros motoristas, especialmente aqueles que queriam ter o prazer de dirigir veículos mais econômicos, confortáveis e sustentáveis.
Um exemplo disso é a sequência de automóveis que a montadora produziu a partir de 2010, a maioria deles focada no uso de energia elétrica, reduzindo para zero a emissão de CO2 na atmosfera.
O salão do automóvel de Frankfurt foi um dos locais que sediaram a apresentação do modelo-conceito batizado de Tubik. O objetivo da Citroën era focar no conforto dos passageiros e motorista durante longos trajetos, aumentando a sensação de bem-estar de todos os seus ocupantes.
Mais tarde, foram os conversíveis e SUVs que ganharam destaque, assim como os sedãs. Aqui, podemos citar três modelos: Citroën Air Scape, Citroën Air cross e Citroën DS5. Todos tinham em comum a inovação tecnologia como seu principal diferencial.
Em um futuro não muito distante, a montadora Citroën pretende continuar seguindo o mesmo caminho inovador que a consagrou neste mais de um século de existência com veículos ainda mais econômicos, confortáveis, potentes e confortáveis.
BOSCH
Uma empresa de peças automotivas que conquistou o mundo
Versatilidade na fabricação de peças automotivas e foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para indústrias, casas e cidades inteligentes. Essas são algumas das áreas de atuação da Bosch, uma multinacional alemã que surgiu em 1886 e se tornou uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.
A empresa foi criada por Robert Bosch, industrial e inventor alemão, responsável pelo desenvolvimento da ignição para o magneto e da bomba de injeção para motores a diesel.
Conforme foi ganhando projeção mundial, instalando novas fábricas em outros países - a exemplo do Brasil, onde se instalou em 1954 - a empresa Bosch aumentou o seu catálogo abrangendo as áreas de tecnologia automotivas, industrial e de construção.
Contudo, é no segmento automotivo que a Bosch se destaca, produzindo sistemas de direção e combustível, motores de arranque, geradores, freios, controles automotivos, entre outros.
A questão da mobilidade também ganhou atenção especial por parte da Bosch, que considera a inclusão da tecnologia no dia a dia do motorista como um importante passo para a evolução na sua forma de dirigir com segurança e responsabilidade.
Para oferecer um catálogo de respeito foi necessário investir em treinamentos constantes dos seus colaboradores a fim de capacitá-los para desenvolverem componentes e peças automotivas cada vez melhores em termos de qualidade e durabilidade.
A meta é manter o mesmo nível de excelência nas próximas décadas, sempre desenvolvendo soluções economicamente sustentáveis e oferecendo a melhor experiência para todos os envolvidos na cadeia produtiva, desde o fornecedor até o consumidor final.