FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
TEMPRA
Um projeto ousado da Fiat para competir no mercado automotivo nacional
Projetado para competir com veículos como Monza (GM), Santana (Volkswagen) e Versailles (Ford), o Fiat Tempra chegou ao Brasil, em 1992, prometendo oferecer um equilíbrio entre desempenho e design.
Por fora, o veículo possuía um para-brisa levemente inclinado, colunas traseiras, vidros rentes à carroceria e um espaçoso porta-malas.
Já a parte mecânica contava com motor 2.0 de 99 cv, duplo comando de válvulas e carburação dupla, que mesmo assim entregava um desempenho abaixo da média para o sedã.
Mas foi em 1993 que a montadora mostrou o verdadeiro potencial do carro Tempra Fiat ao lançar a versão com motor 2.0 de 16v, acompanhado por injeção eletrônica multiponto. O veículo rendia 127cv e chegava a velocidade máxima de 191,5 km/h. A suspensão também ganhou melhorias, assim como o freio a disco, presente nas quatro rodas. ABS era opcional. Nesta versão atualizada do Tempra, o interior do veículo também estava mais equipado, a começar pelos bancos com acabamento em couro, CD player e check-control (painel que alerta, através de figuras luminosas, se há problemas no sistema elétrico do veículo ou se o cinto de segurança está mal fixado, por exemplo). Todos os itens eram opcionais.
Mesmo com as novas melhorias que posicionaria o Tempra como um dos carros mais modernos do país, a montadora Fiat foi além e, em 1994, lançou o Tempra Turbo, ainda mais equipado e potente. Além de faróis extras de longo alcance, painel remodelado, com aviso de lâmpadas queimadas e portas abertas, o automóvel também tinha motor de 8v com injeção eletrônica, turbina Garrett T3 e atingia 165cv. A suspensão, agora mais reforçada e os freios redimensionados ofereciam um desempenho sem igual e uma experiência de direção única para o motorista.
Em 1996, o Fiat Tempra receberia um novo upgrade nas peças da sua carroceria (grade, para-choques, maçanetas e colunas). Agora todas estavam pintadas na cor preta.
Contudo, apesar da nova atualização, o Tempra logo seria descontinuado, dando lugar ao Marea, que ocuparia o posto de sedã médio da montadora. Assim, em 1999, a produção do Tempra foi oficialmente encerrada. O que restou foi o carisma que o veículo construiu em quase dez anos de existência, tornando-se, ainda hoje, um dos melhores automóveis fabricados pela Fiat.
TRICO
Uma empresa de peças para carro que trouxe mais segurança para os motoristas
No início dos anos 1900, o setor automotivo ainda estava engatinhando e grande parte dos veículos ofereciam poucos diferenciais em termos de segurança e conforto para os motoristas.
Foi preciso que um acidente automotivo debaixo de chuva forte acontecesse para que John Oishi tomasse a iniciativa, junto com um amigo engenheiro, de criar um aparato que consistia em uma escova com uma espécie de borracha presa na sua extensão. Instalada no para-brisa, a invenção realizava movimentos angulares para remover o excesso de água da chuva.
Não demorou muito tempo para que o que seria considerado o primeiro protótipo do que conhecemos atualmente como para-brisa fosse fabricado em larga escala e comercializado inicialmente nos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra.
Em 1929, a Chamoulhe de Tricontinents Company, como era chamada essa fábrica de peças automotivas teve seu nome alterado para TRICO. A essa altura já eram fabricados e comercializados os primeiros limpadores duplos, representando uma importante evolução desse acessório automotivo.
A adoção de normas de segurança também foi determinante para a efetividade do limpador de para-brisa, que passou a integrar quase toda a frota automotiva, sendo instalado em veículos de pequeno, médio e grande porte ao redor de todo o mundo.
Por sua vez, a Trico Limpadores de Para-brisas se manteve fiel ao seu objetivo de oferecer produtos de qualidade elevada para seus consumidores, chegando, em alguns casos, a superar suas expectativas.
Tudo isso resultou na conquista de diversas certificações de qualidade, como ISO 9001, ISO 14001 E ISO/TS 16949. Dessa forma, a empresa se mantém à frente dos seus principais concorrentes em termos de qualidade, confiança e inovação.