FIAT
História
Acrônimo para Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana Automobilística de Turim), a FIAT é apenas uma das marcas da FIAT Chrysler Automobiles, uma das maiores fábricas de automóveis do planeta.
Fundada no ano de 1899, sob o comando de Giovanni Agnelli, a montadora FIAT foi criada especialmente para bater de frente com os fabricantes franceses. Para isso, os primeiros carros da FIAT surgiram com a produção de 4HP, também conhecido como 3,5 CV, tendo como destaque o 24 HP Corsa, de 1902.
Então, em 1906, a empresa adotou o FIAT como seu nome, já que ele já era a abreviação do nome original. Quatro anos depois da mudança do nome tornou-se a maior montadora de carros da Itália.
Com a explosão da primeira guerra mundial, a indústria automotiva FIAT chegou a ter 80% da participação no mercado do país, fabricando até tratores para utilizar na reconstrução. Durante a segunda guerra, a fábrica da FIAT diversificou ainda mais a sua linha, com a produção de muito maquinário e até aviões para o governo italiano. No entanto, nunca perdeu o foco em carros populares e econômicos.
O Brasil foi um dos contemplados a terem fábricas de carros da FIAT. A empresa chegou a terras tupiniquins por volta de 1976, com uma fábrica da FIAT automóveis em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.
Com um começo difícil, a empresa só se encontrou no mercado com o lançamento do FIAT Uno, veículo que realmente mostrava que as ofertas FIAT eram voltadas para os carros populares e econômicos, características que não se perdeu com o tempo.
Com o tempo a FIAT carros do Brasil se tornou a maior unidade produtora fora da Itália, justamente por oferecer sempre carros populares de boa qualidade, como o FIAT Palio e muitos outros.