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Cabo de vela Fiat Tempra - Ignição para veículos

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FIAT


Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável

Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.

Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.

Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.

Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.

Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.


TEMPRA


Um projeto ousado da Fiat para competir no mercado automotivo nacional

Projetado para competir com veículos como Monza (GM), Santana (Volkswagen) e Versailles (Ford), o Fiat Tempra chegou ao Brasil, em 1992, prometendo oferecer um equilíbrio entre desempenho e design.

Por fora, o veículo possuía um para-brisa levemente inclinado, colunas traseiras, vidros rentes à carroceria e um espaçoso porta-malas.

Já a parte mecânica contava com motor 2.0 de 99 cv, duplo comando de válvulas e carburação dupla, que mesmo assim entregava um desempenho abaixo da média para o sedã.

Mas foi em 1993 que a montadora mostrou o verdadeiro potencial do carro Tempra Fiat ao lançar a versão com motor 2.0 de 16v, acompanhado por injeção eletrônica multiponto. O veículo rendia 127cv e chegava a velocidade máxima de 191,5 km/h. A suspensão também ganhou melhorias, assim como o freio a disco, presente nas quatro rodas. ABS era opcional. Nesta versão atualizada do Tempra, o interior do veículo também estava mais equipado, a começar pelos bancos com acabamento em couro, CD player e check-control (painel que alerta, através de figuras luminosas, se há problemas no sistema elétrico do veículo ou se o cinto de segurança está mal fixado, por exemplo). Todos os itens eram opcionais.

Mesmo com as novas melhorias que posicionaria o Tempra como um dos carros mais modernos do país, a montadora Fiat foi além e, em 1994, lançou o Tempra Turbo, ainda mais equipado e potente. Além de faróis extras de longo alcance, painel remodelado, com aviso de lâmpadas queimadas e portas abertas, o automóvel também tinha motor de 8v com injeção eletrônica, turbina Garrett T3 e atingia 165cv. A suspensão, agora mais reforçada e os freios redimensionados ofereciam um desempenho sem igual e uma experiência de direção única para o motorista.

Em 1996, o Fiat Tempra receberia um novo upgrade nas peças da sua carroceria (grade, para-choques, maçanetas e colunas). Agora todas estavam pintadas na cor preta.

Contudo, apesar da nova atualização, o Tempra logo seria descontinuado, dando lugar ao Marea, que ocuparia o posto de sedã médio da montadora. Assim, em 1999, a produção do Tempra foi oficialmente encerrada. O que restou foi o carisma que o veículo construiu em quase dez anos de existência, tornando-se, ainda hoje, um dos melhores automóveis fabricados pela Fiat.


CABO DE VELA


Sua influência no correto funcionamento do automóvel

Você acorda pela manhã, se prepara para ir trabalhar e se depara com a chave do carro girando na ignição sem nenhuma resposta do veículo. Mesmo após várias tentativas, a única forma de descobrir a causa do problema é visitar um mecânico.

Já na oficina surge o diagnóstico: problema no sistema de ignição, mais precisamente no cabo de vela, que não é capaz de transmitir a corrente elétrica necessária para o motor funcionar adequadamente.

O primeiro passo para evitar que isso aconteça é estar ciente de que o cabo de ignição, assim como qualquer outra peça automotiva, precisa ser trocado periodicamente.

Sobre a substituição do jogo de cabo de vela, é recomendado que ela seja feita com base na consulta do manual do fabricante do carro, pois lá é possível verificar a quilometragem correta para troca. Alguns mecânicos recomendam que a peça seja trocada entre 20 e 40 mil quilômetros rodados.

Mesmo que atualmente os cabos tenham evoluído para versões feitas de silicone e borracha sintética, isso não impede que eles se desgastem, caso entrem em contato com as altas temperaturas do bloco do motor.

Na hora de trocar o cabo de vela, peça para o mecânico da sua confiança checar o estado de todo o sistema de ignição a fim de identificar outros possíveis problemas como consumo excessivo de combustível, perda da potência e falhas na partida.

Com esses cuidados em mente, você mantém seu veículo sempre em bom estado de conservação e garante a sua segurança e de toda a sua família.


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