CITROËN
Mais de um século de existência de uma das maiores montadoras de carros do mundo
O fato de uma fábrica de carros completar 100 anos diz muito à respeito da sua história e permanência no mercado automotivo. Diante de um cenário que se torna, ano após ano, cada vez mais competitivo, saber como criar automóveis que se adaptam e satisfaçam os motoristas se tornou um diferencial competitivo extremamente importante.
Desde o seu surgimento, em 1919, a Citroën soube que queria ser grande e expandir suas atividades para o mundo inteiro. Para alcançar esse objetivo, seu criador, André Citroën, engenheiro e empresário francês, focou em dois objetivos: produzir o seu primeiro protótipo e divulgar a nova marca através da publicidade.
Ele conseguiu alcançar ambos, dando o pontapé inicial para o que seriam décadas de sucesso, inovação e tecnologia da montadora francesa. O modelo Type A, por exemplo, recebeu um anúncio que foi distribuído em toda Europa, fazendo com que o modelo se tornasse alvo de desejo de muitos consumidores rapidamente.
Feito todo em madeira e chapas de aço, o veículo da Citroën se assemelhava bastante ao Ford Model T por causa do formato da sua carroceria, com linhas suaves e rodas grandes, que mantinham o automóvel longe do chão, facilitando manobras e conversões. O veículo ainda contava com um motor de 1,323cm³, de quatro cilindros e atingia uma velocidade máxima de 65 km/h.
As inovações não pararam por aí e logo outros modelos fariam parte da linha de veículos da companhia. Novos motores foram incorporados aos modelos da família C e depois aos veículos ?Type 7?.
Sinônimo de conforto, eficácia, segurança e inovação, esse automóvel quebrou todos os paradigmas da época por causa dos itens de fábrica que trazia consigo: tração dianteira, carroceria em aço, freios hidráulicos nas quatro rodas, suspensão independente, motor MFP com válvulas no cabeçote e cilindros removíveis.
Mesmo com o falecimento do seu criador, a Citroën continuou inovando nas décadas seguintes com veículos menores e mais acessíveis. Assim surgia o primeiro carro de passageiros do mundo, o 11 MI diesel.
Mesmo que a Primeira Guerra Mundial tenha comprometido a produção da montadora Citroën, ela conseguiu superar esse obstáculo e atravessar esse período turbulento com muita dedicação e profissionalismo do seu novo CEO, Pierre Boulanger, sucessor de André Citroën.
Os anos 50, 60 e 70 foram marcados pelo anúncio de novos veículos, ainda mais compactos, resistentes, confortáveis e potentes. A adição de uma extensão traseira, somada às modificações mecânicas, como suspensão traseira hidropneumática, motor com mais de 90 cv movidos à diesel.
O acabamento externo e interno também se destacou em uma série de modelos, tornando a Citroën uma das fábricas mais versáteis e tecnológicas que existem no setor automotivo. Novidades como injeção eletrônica, motor de quatro cilindros hidropneumático, rodas independentes, entre outras modificações estruturais.
Entre a década de 1980 e 1990, a montadora Citroën se manteve à frente da concorrência, apresentando veículos ainda mais moderno e eficientes, inclusive alguns que contribuem para a sustentabilidade ambiental por serem movidos à energia elétrica, como é o caso do Citroën AX e Citroën XSARA.
A tendência de veículos sustentáveis continuou com força total nos anos 2000 até a década de 2010 com soluções ainda mais modernas e focadas na economia e redução de gases poluentes.
Dessa forma, a montadora mostra para a concorrência que é possível inovar sem perder o foco no consumidor ou mercado. Para o futuro, a Citroën espera continuar seu legado de conquistas e se manter fiel ao seus valores e crenças.