VOLKSWAGEN
Como contribuiu para a expansão do setor automotivo brasileiro
O consumidor está cada vez mais exigente em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Quando o assunto é adquirir um carro novo, isso não é diferente. A Volkswagen do Brasil sabe disso e e investe em um relacionamento mais próximo e humanizado com seus clientes.
Os desafios impostos pelo trânsito, pelas condições climáticas e pelas ruas fizeram que com a esta montadora de carros investisse no desenvolvimento de veículos modernos que oferecessem conforto, usabilidade e tecnologia de ponta, a serviço das necessidades dos seus clientes.
A partir do olhar focado no presente, mas sempre vislumbrando o futuro, a Volkswagen do Brasil se destaca como uma fabricante de carros visionária, sustentável e moderna.
KOMBI
Um automóvel que conquistou gerações ao redor do mundo
Em mais de 60 anos em que esteve em produção, a Kombi, veículo da montadora alemã Volkswagen, ganhou o mundo, tornando-se um automóvel multiuso.
Tudo começou em Wolfsburg, na Alemanha, quando o oficial inglês das forças de ocupação, Major Ivan Hirst, o engenheiro alemão, Alfred Haessner, e o holandês dono de uma concessionária, Ben Pon, resolveram trabalhar juntos no projeto de um automóvel.
Na medida em que os esboços produzidos por Ben Pon evoluíam, logo a Kombi ganhava seus primeiros contornos, oficializados no final da década de 1940 quando o Major Hirst, então no comando da montadora, autorizou a produção do primeiro modelo do furgão de carga.
Era um projeto audacioso para a época, levando em consideração os materiais e os processos disponíveis. Apesar das limitações, a perua Kombi conquistou o seu espaço nas ruas e nos corações de todos os entusiastas de veículos.
Inicialmente, ainda nos primeiros anos da década de 1950, na Europa, a Kombi furgão, foi lançada em três versões: a Kastenwagen (furgão), Kleinbus ou Microbus, com bancos fixo e projetado para o transporte de passageiros, e a Kombi, a mais versátil de todas, pois contava com bancos removíveis que permitiam a variação entre carga e passageiros.
O futuro era promissor para o veículo da montadora alemã, que encontrou espaço para expandir suas atividades em outros países como o Brasil.
Assim o carro Kombi foi o primeiro veículo produzido pela Volkswagen no Brasil, ganhando diversas versões durante o seu período de produção que compreende o final da década de 1960 e até 2013, quando saiu de circulação.
Ao longo dos anos, foi possível conferir modelos bastante icônicos que mostraram o quanto a montadora alemã conseguiu reinventar o veículo acompanhando a evolução do mercado automotivo brasileiro.
Lançada em 1961, a clássica versão de 6 portas, logo chamou a atenção, se tornando uma raridade entre colecionadores. Apesar da inovação na carroceria, o modelo tinha limitações. A quantidade de portas e os bancos fixos impediam seu uso para transporte de cargas, mantendo-o exclusivamente para passageiros. A motorização era de 1.2 litro com 36cv, refrigeração a ar e atingia 94km/h.
Durante a década de 1980 foram feitas algumas modificações na parte mecânica dos modelos subsequentes da Volkswagen Kombi, como, por exemplo, carburação dupla, freios a disco nas rodas dianteiras, motor movido a gasolina, álcool ou diesel.
Já entre os anos 1990 e 2000, mais três edições foram lançadas, despertando o desejo de muitos motoristas.
A Kombi Carat, por exemplo, tinha um interior luxuoso graças ao revestimento em veludo dos bancos e espaço de sobra para 7 ocupantes sentarem confortavelmente. A injeção eletrônica dava ao veículo maior desempenho e ainda atuava na redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Sua cor, toda em vermelho, chamava a atenção.
Mais tarde, a Série Prata fez a sua estreia. A montadora decidiu disponibilizar apenas 200 unidades, que se esgotaram rapidamente.
Destinada para colecionadores ou empresas de transporte executivo, a nova Kombi vinha com diversos itens exclusivos, como vidros verdes, para-brisa degradê, grade, para-choque e aros com acabamento ?cinza cross?. Assim como no modelo Carat, essa versão também contava com injeção eletrônica multiponto, além de motor 1.6 de 8v com quatro cilindros e 58cv.
Em 2007, a Volkswagen lançou a edição comemorativa de cinco décadas do furgão, apelidada de Kombi 50 anos./p>
Sua pintura estilo ?saia e blusa? nas cores vermelho e branco logo chamou a atenção de colecionadores, da mesma forma que os vidros verdes, para-brisa degradê, piscas dianteiros com lentes de cristal, entre outros itens de série.
O encerramento da produção do carro Kombi aconteceu em 2013 com o anúncio da versão Last Edition, mais um marco na história do furgão. Dentre as principais modificações apresentadas nesse modelo estava a pintura no estilo ?saia e blusa? da versão de 50 anos, mas com a presença de faixas centrais nas cores azul e branca. Por dentro, todo o revestimento dos bancos possuía forração especial em vinil, enquanto as laterais, portas e porta-malas também tinham tons em vinil azul Atlanta. O sistema de som também ganhou LEDs na cor vermelha, além de permitir a leitura de arquivos MP3, entrada auxiliar e USB. Era, realmente, um veículo para fechar com chave de ouro o legado da Kombi no Brasil.
LETREIRO
Um acessório que dá identidade e personalidade para o automóvel
Todo veículo sai de fábrica com uma série de componentes e peças automotivas desenvolvidas para garantir a segurança e a proteção do motorista. Para reforçar a identidade do automóvel, destacando suas características mais relevantes, as montadoras não abrem mão do atemporal letreiro.
Instalado na tampa do porta-malas, o letreiro automotivo fornece algumas informações importantes, como nome da montadora e do veículo, ano de fabricação e potência do motor.
Na medida que as montadoras lançam novos modelos, essas inscrições recebem mudanças para diferenciar as versões disponíveis. No passado, por exemplo, a Volkswagen fazia questão de diferenciar seus carros-chefes (Gol e Voyage) com as siglas CL, GL, GLS e GTS. A Fiat, por sua vez, preferia denominar seus populares com as nomenclaturas S, CS E CSL.
Como todo acessório ou detalhe automotivo, é comum que o letreiro para carro sofra com a ação do tempo e fique desbotado. Neste caso, a troca por um novo modelo, seja ele original ou alternativo, é essencial para preservar a estética do veículo.
A instalação do letreiro automotivo é fácil e descomplicada, não exigindo conhecimentos técnicos avançados para ser realizada. Os únicos materiais necessários para fazer a troca do emblema antigo e instalar o novo são: soprador de ar quente, spray removedor, fio dental e cola adesiva.
Primeiramente, use o soprador na área do letreiro para carro para amolecer a cola adesiva, deixando-o agir por 15 segundos. Em seguida, aplique uma quantidade de spray removedor de adesivos e aguarde por mais alguns segundos.
Depois, atravesse o pedaço de fio dental entre cada uma das letras fazendo força para que elas se soltem uma a uma. Se sobrar algum resíduo da cola adesiva, use novamente o spray removedor.
Com o novo letreiro em mãos, espalhe uma quantidade mínima de cola adesiva no verso dele e posicione no mesmo local do letreiro antigo. Aguarde até secar. Pronto, seu novo letreiro está instalado.