VOLKSWAGEN FOX
Um hatch compacto por fora e espaçoso por dentro
No final dos anos 1990, a Volkswagen já contava com fábricas instaladas em algumas cidades brasileiras, mas ainda queria ir além e continuar inovando com o lançamento de novos modelos de automóveis.
Para mostrar todo o seu potencial, a montadora decidiu produzir um veículo na medida certa para atender às necessidades dos motoristas brasileiros. Assim surgiu o Volkswagen Fox em meados de 2003.
Com traseira alta e grade frontal em forma de canoa, o hatch tinha como proposta inicial se posicionar entre os seus irmãos mais velhos Gol e Polo.
Tanto é que a carroceria possuía 3,80 m de comprimento, medida relativamente menor em relação ao Polo (3,89 m) e ao Gol (3,91 m).
O motor, por sua vez, era localizado na posição transversal, o que tornava a dirigibilidade melhor já que o virabrequim permanecia alinhado às rodas. Em outros modelos, como o próprio Gol, a direção longitudinal (motor paralelo ao comprimento do carro) ainda prevalecia.
Do lado de dentro, o quadro de instrumentos era bastante minimalista, apenas com velocímetro, luzes e display do computador de bordo e conta-giros. Na lista de itens opcionais havia ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga leve, além de CD Player, freios do tipo ABS e airbags frontais.
Na primeira versão do Fox da Volkswagen, o consumidor podia escolher entre duas opções de motorização: 1.0 e 1.6. Ambos já contavam com motor flex, permitindo o abastecimento com álcool ou gasolina.
Enquanto a versão 1.0 rendia 71 cv a gasolina e 72 cv a álcool, o motor 1.6 mostrava um melhor desempenho de potência, com 97 cv e 99 cv, respectivamente.
Como as vendas já caminhavam relativamente bem e com a onda de esportivos produzidos pelas montadoras rivais, a Volkswagen decidiu, em 2005, lançar o CrossFox.
O veículo tinha como proposta competir com outros do segmento off-road, mostrando um design mais agressivo e voltado para a exploração da natureza. Possuía quebra-mato no parachoque, faróis de milha, suspensão elevada e adesivos na parte lateral.
Assim, o modelo aventureiro chamou a atenção do público, contribuindo para aumentar a família com o lançamento, em 2006, do SpaceFox, a versão perua com foco em maior desempenho e espaço interno.
Na virada de 2009 para 2010, a montadora decidiu realizar a segunda reestilização do Fox, acompanhada pelo anúncio de versões especiais de série que trouxeram mais fôlego para as vendas do veículo.
Em relação à estética, a maior mudança ficou por conta da remodelação das partes frontal e traseira, além do painel de instrumentos renovado e do câmbio automático, que, inclusive, estava presente nas versões 1.6 I-motion e 1.6 Highline Motion.
Já na edição limitada Rock in Rio, lançada em 2011 em homenagem a um dos maiores eventos de música do mundo, o veículo apresentava um melhor acabamento interno e externo e também melhorias na parte mecânica, agora composta por um motor 1.6 flex, responsável por render 104 cv.
O sucesso foi tanto que, em 2014, o Fox ganharia mais uma versão especial com foco, novamente, no Rock in Rio. O design estava mais arrojado, assim como os equipamento de série, ainda mais atrativos.
Um ano depois, o Fox da Volkswagen recebia a sua terceira reestilização, influenciada pelo Golf MK7. Agora estavam presentes faróis com foco retangulares na dianteira e lanternas horizontais, dividindo espaço com a tampa do porta-malas.