TOYOTA
O crescimento exponencial de uma das maiores montadoras do mundo
Poucas montadoras de veículos conseguiram atingir patamares tão altos quanto a Toyota, mantendo a preferência dos motoristas mesmo após décadas de existência. Graças à persistência do inventor e empresário Sakichi Toyoda em parceria com seu filho, Kichiro Toyoda, o Japão já tinha o seu primeiro veículo automotor, em 1935, batizado de protótipo A1.
Esse foi o primeiro passo para o surgimento da Toyota Motor Company em 1937. A partir de aí, a montadora Toyota só colheria os frutos de uma história de sucesso, construída com o lançamento de veículos de pequeno, médio e grande porte, desenvolvidos para oferecer o melhor desempenho, conforto e dirigibilidade para motoristas em mais de 160 países ao redor do mundo.
E por falar em expansão mundial, a Toyota do Brasil, filial brasileira da montadora japonesa, foi a que mais se destacou em solo nacional por causa dos investimentos que fez na abertura de fábricas no sudeste (São Paulo, Indaiatuba, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz) e sul do país (Guaíba, Rio Grande do Sul). Elas foram responsáveis pela produção dos modelos Land Cruiser, Bandeirante, Corolla, Hilux, SW4 e Etios.
A América Latina também não ficou de fora, tendo a cidade Zárate, na Argentina, como uma das principais portas de entrada da montadora da Toyota para nossos vizinhos sul-americanos.
Diante desse cenário promissor para os próximos anos, a Toyota espera se manter à frente dos seus concorrentes, conquistando a preferência e confiança dos motoristas dia após dia, tanto a nível nacional quanto internacional.
COROLLA
Cinco décadas de existência do Corolla, um dos sedãs médios mais confiáveis do mercado
Os japoneses sempre foram conhecidos pela sua disciplina, dedicação e inovação. Todas essas características estão presentes desde a produção audiovisual, culinária até a fabricação de veículos, como aconteceu com a Toyota a partir do momento em que anunciou a estréia do seu sedã médio: o Toyota Corolla.
O automóvel Toyota Corolla entrou para a história da companhia como um dos carros mais robustos e confiáveis que existem. Mas toda a tecnologia que encontramos no modelo lançado em 2019 não passava de um sonho há mais de 50 anos.
Com um motor 1.1, 60cv e interior com acabamento simples, a primeira versão do Corolla, anunciada em 1966, tinha como objetivo servir como um veículo básico e eficiente para os japoneses.
Sua carroceria era no formato sedã com duas portas. Do lado de dentro, podíamos encontrar um câmbio manual de quatro marchas. Havia também a presença da suspensão traseira, que mantinha a estabilidade do veículo mesmo em condições adversas de asfalto.
Acompanhando os números positivos do primeiro modelo, em 1970, o veículo já estava disponível nas versões sedã, perua e cupê, esta última na opção de duas portas. Esse detalhe foi determinante para o Toyota Corolla ganhar ?ares esportivos?, e foi isso que aconteceu com o modelo Levin, um cupê esportivo com motor 1.6 de 115 cv e câmbio de cinco marchas.
Se a esportividade já fazia a sua estreia no modelo, o desejo de torná-lo ainda mais robusto também prevaleceu na terceira versão do Corolla. Assim, surgiam duas novas versões: uma, um cupê sem coluna central, e outra, baseada em um hatch de duas portas. Pela primeira vez, o veículo era equipado com catalisador, câmbio automático de três marchas e injeção eletrônica.
O final da década de 1980 e início dos anos 1990 ficou marcado pelo lançamento da quarta geração do Toyota Corolla. Tanto a aerodinâmica quanto o motor foram atualizados e já era possível optar pelo veículo nas motorizações 1.3, 1.5 e 1.6 (gasolina) e 1.8 (diesel).
Já a quinta, anunciada em entre 1983 e 1987, tinha motores 1.3 e 1.5. Em relação à carroceria, o consumidor podia escolher entre os modelos hatch (duas e quatro portas), cupê (duas e três portas), notchback, além de uma versão esportiva.
Conforme o Corolla se aproximava da sua sexta e sétima gerações, ficava mais evidente a intenção da montadora Toyota em deixá-lo mais moderno e eficiente. Isso ficava claro no refinamento estético que o veículo recebeu, tanto no quesito estético quanto na parte mecânica. Os motores 1.6 e 1.8, por exemplo, garantiam desempenho de sobra nos deslocamentos diários.
Diante de uma tendência cada vez mais predominante do mercado de apostar em veículos modernos e tecnológicos, a Toyota decidiu, a partir dos anos 2000, focar na modernização do seu sedã médio, fazendo o possível para torná-lo o veículo mais confortável, econômico e eficiente do mercado automotivo.
Esse desejo foi alcançado nas gerações seguintes, em especial na décima primeira versão do automóvel, que está sendo comercializada até os dias atuais. A boa notícia é que um modelo híbrido está sendo produzido e deve chegar ao mercado automotivo até o final de 2019.
TRICO
Uma empresa de peças para carro que trouxe mais segurança para os motoristas
No início dos anos 1900, o setor automotivo ainda estava engatinhando e grande parte dos veículos ofereciam poucos diferenciais em termos de segurança e conforto para os motoristas.
Foi preciso que um acidente automotivo debaixo de chuva forte acontecesse para que John Oishi tomasse a iniciativa, junto com um amigo engenheiro, de criar um aparato que consistia em uma escova com uma espécie de borracha presa na sua extensão. Instalada no para-brisa, a invenção realizava movimentos angulares para remover o excesso de água da chuva.
Não demorou muito tempo para que o que seria considerado o primeiro protótipo do que conhecemos atualmente como para-brisa fosse fabricado em larga escala e comercializado inicialmente nos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra.
Em 1929, a Chamoulhe de Tricontinents Company, como era chamada essa fábrica de peças automotivas teve seu nome alterado para TRICO. A essa altura já eram fabricados e comercializados os primeiros limpadores duplos, representando uma importante evolução desse acessório automotivo.
A adoção de normas de segurança também foi determinante para a efetividade do limpador de para-brisa, que passou a integrar quase toda a frota automotiva, sendo instalado em veículos de pequeno, médio e grande porte ao redor de todo o mundo.
Por sua vez, a Trico Limpadores de Para-brisas se manteve fiel ao seu objetivo de oferecer produtos de qualidade elevada para seus consumidores, chegando, em alguns casos, a superar suas expectativas.
Tudo isso resultou na conquista de diversas certificações de qualidade, como ISO 9001, ISO 14001 E ISO/TS 16949. Dessa forma, a empresa se mantém à frente dos seus principais concorrentes em termos de qualidade, confiança e inovação.