HONDA
Uma montadora de veículos que trouxe qualidade e inovação para o mercado automotivo
Conforme o mercado automotivo evolui, os motoristas se tornam mais exigentes em relação ao conforto, desempenho e confiabilidade que determinadas montadoras transmitem com seus veículos. Diante de tanta competição, poucas fabricantes de carros conseguem realmente oferecer algum diferencial competitivo. No entanto, algumas, como a Honda, são bem sucedidas nesse aspecto.
Inovação, qualidade, robustez e sustentabilidade são algumas características que nasceram e foram moldadas pelo engenheiro, industrial e magnata japonês Soichiro Honda. Desde os primeiros anos da história da honda, ele quis produzir motocicletas e veículos que transmitissem os valores da empresa, conquistando motoristas e motociclistas dos quatro cantos do mundo.
É claro que o Brasil não ficaria de fora. No início dos anos 1970, a Honda já desembarca por aqui com suas motocicletas importadas e, anos mais tarde, com veículos de quatro rodas. Para iniciar os trabalhos de produção, a montadora compra um terreno no município de Sumaré, no interior de São Paulo, dando início a sua expansão pelo território nacional, incluindo também a zona franca de Manaus.
Com a chegada dos anos 1990 e 2000, a empresa passa a importar também seus veículos, com destaque para o Honda Civic, Accord, CRX e Prelude. A chegada desses modelos fez com que a montadora crescesse ainda mais no mercado nacional, conquistando a preferência dos consumidores pela marca Honda.
Como a inovação está sempre presente no DNA dessa fabricante de veículos e motocicletas, a empresa logo iniciou uma série de medidas que visavam reduzir o impacto dos seus processos produtivos ao inaugurar o primeiro parque eólico do mundo na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. O objetivo era criar um empreendimento que abastecesse a fábrica e os escritórios da Unidade Sumaré e de São Paulo.
O futuro permanece promissor para a Honda que busca sempre pela excelência dos seus produtos a fim de satisfazer os seus clientes e construir uma marca forte e confiável no mercado de automóveis e motocicletas.
CIVIC
A evolução e imponência de um sedã que conquistou o mercado automotivo
Poucos automóveis conseguiram alcançar o patamar de eficiência e confiabilidade que o Honda Civic teve em mais de três décadas de existência. Tudo isso só foi possível porque a mente brilhante por trás da criação da Honda, Soichiro Honda, conseguiu elaborar um conceito de veículo potente, econômico e visualmente agradável e aplicá-lo em um dos seus principais automóveis.
Foi a partir de 1973 que o veículo fez a sua primeira aparição no Japão, com linhas retas e carroceria compacta no estilo cupê de duas portas. Em relação aos motores, era possível escolher entre 1.2 e 1.5 litro, com câmbio manual ou automático. A estreia rendeu boas avaliações do público e dos críticos, que se confirmaram na segunda geração do carro Civic.
Nos primeiros anos da década de 1980, o Honda Civic já vinha equipado com motores 1.3 e 1.5, além de um visual ligeiramente renovado, com destaque para uma grade inteiriça, conjunto ótico e para-choque robusto. Não demorou muito tempo para que o sedã médio fosse substituído por uma versão mais comprida, que se manteve em produção nos anos 1990.
A partir daí, o veículo se tornou ainda mais eficiente, confortável e moderno. O trio elétrico estava presente no modelo norte-americano, enquanto que no Japão os motoristas podiam adquirir o veículo com freios ABS e controle de tração de fábrica. Paralelamente, o Brasil recebia o modelo, já na sua quinta geração, importado diretamente dos EUA.
Diante da boa aceitação do modelo no mercado brasileiro, a Honda decidiu que estava na hora de começar a produzi-lo por aqui. O primeiro centro de produção foi construído na cidade de Sumaré, interior de São Paulo entre os anos 1990 e 2000.
Este foi o primeiro passo para a Honda construir uma marca forte e consolidada no Brasil, posicionando o Honda Civic à frente de outras montadoras por causa da sua qualidade de construção, tanto por dentro quanto por fora. O carro Civic foi o responsável por levar consigo esse conceito, que se tornou mais evidente com a chegada de novas versões, itens de série e conjunto mecânico mais robusto nos anos seguintes.
Quando chegou na oitava e nova geração, o Honda Civic já não era o mesmo automóvel de antigamente. O seu visual já estava mais moderno e agressivo e os motores, mais econômicos e eficientes. Isso ficou claro nos modelos Touring, EXL, EX e Sport. Cada um deles possui suas próprias características que foram projetadas para atender a determinados perfis e necessidades dos motoristas.
CAPA DO RETROVISOR
Um componente que protege os espelhos do seu carro
Com os espaços para trafegar e estacionar cada vez menores, até mesmo os motoristas mais experientes acabam enfrentando dificuldades para manobrarem seus veículos, o que pode resultar em um retrovisor danificado.
Dependendo da intensidade do choque, tanto o espelho quanto a capa do retrovisor podem ter suas estruturas comprometidas, o que obriga o motorista a trocar um dos dois componentes.
Mesmo que a oficina seja o primeiro lugar a vir à cabeça, ainda assim, no caso da capa para retrovisor, é possível fazer a troca em casa. Só é preciso ter as ferramentas adequadas e um pouco de paciência para que a substituição da peça ocorra sem problemas.
Inicialmente, você vai precisar de uma espátula de plástico. Como estamos falando de uma peça composta por vidro e plástico, esse instrumento acaba se tornando a opção mais adequada para soltar as travas que prendem o espelho, a base da lente e moldura e capa de retrovisor.
Para começar, altere o ângulo do espelho de modo que você consiga encaixar a espátula por dentro da fresta. Com cuidado, force levemente cada uma das travas até que todas elas se soltem por completo.
Agora, utilize a mesma ferramenta na fenda localizada entre a moldura e a capa, tomando o cuidado para não quebrar as presilhas internas que prendem as duas peças.
Com o interior do espelho já aberto, procure pelas travas internas que mantém a base da lente fixada. Depois de removida, faça o mesmo processo com a capa, soltando cada um das travas que prendem o acessório. Em alguns veículos, elas estão localizadas nas extremidades internas do retrovisor e têm uma cor diferente.
Após soltá-las, retire com cuidado a capa velha e encaixe o modelo novo no lugar. Ponha novamente o espelho e a moldura do retrovisor. Agora é só ajustar o ângulo do espelho para a posição original e dirigir com segurança e tranquilidade.