HONDA
Uma montadora que conquistou a confiança do mercado automotivo nacional e internacional
Toda montadora de veículos possui um lema que é transmitido de geração para geração com o objetivo de conquistar a preferência de motoristas de todas as idades, sexos e culturas: inovação.
Por trás da origem de cada veículo da montadora, sempre houve a influência de homens visionários, muito à frente de seus tempos. Os japoneses são alguns deles. Sempre dispostos a apostarem em qualidade e tecnologia nas suas criações, eles conseguiram marcar para sempre o mercado automotivo de produtos e serviços de qualidade, como aconteceu com a criação da Honda, uma montadora de veículos automotores e motocicletas.
Fruto do árduo trabalho de Soichiro Honda, engenheiro e industrial, a montadora Honda nasceu a partir do sonho de ?proporcionar experiências diferenciadas e seguras às pessoas?. Em outras palavras, o DNA da fabricante de veículos de quatro e duas rodas sempre esteve associado à criatividade e inovação.
Tudo começou há mais de 70 anos atrás, quando o fundador da Honda decidiu investir na criação de uma marca que tivesse espírito jovem, desafiador e que estivesse sempre em constante evolução.
Nas décadas seguintes, o catálogo de carros e motocicletas já estava sendo produzido nos quatro cantos do mundo: Japão, América do Norte, Central e Sul, Europa, Oriente Médio, África, Ásia, Oceania e, por fim, Índia.
O mercado brasileiro teria a oportunidade de receber a montadora apenas a partir dos anos 1960, década que ficou marcada pela importação e distribuição de motocicletas no Brasil. Só mais tarde que os primeiros veículos pisaram em solo nacional. A cidade de Sumaré, interior de São Paulo, foi a primeira a fabricar as motocicletas Honda. Depois foi a vez de Manaus, no Amazonas, passar a ter sua própria fábrica de motos.
Nos anos 1990 foi a vez dos carros da Honda desembarcarem no país e do Civic, principal modelo da montadora, ser produzido oficialmente em Sumaré e, mais tarde, em Itirapina, também em São Paulo.
Atualmente, a montadora Honda continua investindo em soluções sustentáveis que não causem danos ao meio ambiente, como a inauguração do primeiro parque eólico do mundo na cidade de Xangri-lá (RS). O local foi projetado para suprir toda a demanda energética da fábrica e dos escritórios de Sumaré, reduzindo os impactos provocados pela fabricação dos seus veículos.