HONDA
Uma montadora de veículos que trouxe qualidade e inovação para o mercado automotivo
Conforme o mercado automotivo evolui, os motoristas se tornam mais exigentes em relação ao conforto, desempenho e confiabilidade que determinadas montadoras transmitem com seus veículos. Diante de tanta competição, poucas fabricantes de carros conseguem realmente oferecer algum diferencial competitivo. No entanto, algumas, como a Honda, são bem sucedidas nesse aspecto.
Inovação, qualidade, robustez e sustentabilidade são algumas características que nasceram e foram moldadas pelo engenheiro, industrial e magnata japonês Soichiro Honda. Desde os primeiros anos da história da honda, ele quis produzir motocicletas e veículos que transmitissem os valores da empresa, conquistando motoristas e motociclistas dos quatro cantos do mundo.
É claro que o Brasil não ficaria de fora. No início dos anos 1970, a Honda já desembarca por aqui com suas motocicletas importadas e, anos mais tarde, com veículos de quatro rodas. Para iniciar os trabalhos de produção, a montadora compra um terreno no município de Sumaré, no interior de São Paulo, dando início a sua expansão pelo território nacional, incluindo também a zona franca de Manaus.
Com a chegada dos anos 1990 e 2000, a empresa passa a importar também seus veículos, com destaque para o Honda Civic, Accord, CRX e Prelude. A chegada desses modelos fez com que a montadora crescesse ainda mais no mercado nacional, conquistando a preferência dos consumidores pela marca Honda.
Como a inovação está sempre presente no DNA dessa fabricante de veículos e motocicletas, a empresa logo iniciou uma série de medidas que visavam reduzir o impacto dos seus processos produtivos ao inaugurar o primeiro parque eólico do mundo na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. O objetivo era criar um empreendimento que abastecesse a fábrica e os escritórios da Unidade Sumaré e de São Paulo.
O futuro permanece promissor para a Honda que busca sempre pela excelência dos seus produtos a fim de satisfazer os seus clientes e construir uma marca forte e confiável no mercado de automóveis e motocicletas.
CIVIC
A evolução e imponência de um sedã que conquistou o mercado automotivo
Poucos automóveis conseguiram alcançar o patamar de eficiência e confiabilidade que o Honda Civic teve em mais de três décadas de existência. Tudo isso só foi possível porque a mente brilhante por trás da criação da Honda, Soichiro Honda, conseguiu elaborar um conceito de veículo potente, econômico e visualmente agradável e aplicá-lo em um dos seus principais automóveis.
Foi a partir de 1973 que o veículo fez a sua primeira aparição no Japão, com linhas retas e carroceria compacta no estilo cupê de duas portas. Em relação aos motores, era possível escolher entre 1.2 e 1.5 litro, com câmbio manual ou automático. A estreia rendeu boas avaliações do público e dos críticos, que se confirmaram na segunda geração do carro Civic.
Nos primeiros anos da década de 1980, o Honda Civic já vinha equipado com motores 1.3 e 1.5, além de um visual ligeiramente renovado, com destaque para uma grade inteiriça, conjunto ótico e para-choque robusto. Não demorou muito tempo para que o sedã médio fosse substituído por uma versão mais comprida, que se manteve em produção nos anos 1990.
A partir daí, o veículo se tornou ainda mais eficiente, confortável e moderno. O trio elétrico estava presente no modelo norte-americano, enquanto que no Japão os motoristas podiam adquirir o veículo com freios ABS e controle de tração de fábrica. Paralelamente, o Brasil recebia o modelo, já na sua quinta geração, importado diretamente dos EUA.
Diante da boa aceitação do modelo no mercado brasileiro, a Honda decidiu que estava na hora de começar a produzi-lo por aqui. O primeiro centro de produção foi construído na cidade de Sumaré, interior de São Paulo entre os anos 1990 e 2000.
Este foi o primeiro passo para a Honda construir uma marca forte e consolidada no Brasil, posicionando o Honda Civic à frente de outras montadoras por causa da sua qualidade de construção, tanto por dentro quanto por fora. O carro Civic foi o responsável por levar consigo esse conceito, que se tornou mais evidente com a chegada de novas versões, itens de série e conjunto mecânico mais robusto nos anos seguintes.
Quando chegou na oitava e nova geração, o Honda Civic já não era o mesmo automóvel de antigamente. O seu visual já estava mais moderno e agressivo e os motores, mais econômicos e eficientes. Isso ficou claro nos modelos Touring, EXL, EX e Sport. Cada um deles possui suas próprias características que foram projetadas para atender a determinados perfis e necessidades dos motoristas.
RETROVISOR EXTERNO
A importância
Mesmo parecendo uma peça automotiva pouco importante, o retrovisor externo desempenha um papel crucial para uma direção segura: deixa o motorista perceber o que acontece no entorno do automóvel.
Ajustar os retrovisores corretamente é vital. Seja um retrovisor esportivo, retrátil ou qualquer outro modelo existente, o sistema de ajuste do espelho retrovisor é o mesmo: é preciso acertar o espelho de forma de dar a visão necessária para o motorista digigir com tranquilidade.
O retrovisor externo é uma peça automotiva de extrema importância para evitar acidentes. E, muito mais do que apenas tê-los, saber como ajustar estes retrovisores é ponto crucial para uma direção segura e tranquila.
RETROVEX
Compromisso, qualidade e satisfação
Desde a sua fundação, a Retrovex sempre esteve alinhada com fortes princípios organizacionais, compartilhados por todos seus colaboradores: compromisso, qualidade e satisfação.
A fábrica de peças automotivas assumiu a responsabilidade de produzir peças de reposição para atender a demanda do mercado por retrovisores e grades automotivas.
Ao exportar seus produtos para países do Mercosul e Europa, a Retrovex se posicionou como uma companhia de referência mundial, conquistando a confiança e a credibilidade que muitos concorrentes lutam diariamente para alcançar.
Inovação é outro diferencial oferecido pela empresa, que busca sempre se reinventar e atender padrões de sustentabilidade e proteção ambiental em toda a sua cadeia produtiva de peças de reposição.
A Retrovex deu um passo à frente ao adotar matéria-prima reciclada, revelando a sua responsabilidade para com o meio ambiente, com o mercado e, sobretudo, com os clientes, que estão cada vez mais exigentes.
A certificação ISO 9001 deixou mais do que evidente o cumprimento dessa meta, enraizada até os dias atuais na cultura da companhia, que se tornou uma referência na comercialização de peças automotivas para reposição.