HONDA
Uma montadora de veículos que trouxe qualidade e inovação para o mercado automotivo
Conforme o mercado automotivo evolui, os motoristas se tornam mais exigentes em relação ao conforto, desempenho e confiabilidade que determinadas montadoras transmitem com seus veículos. Diante de tanta competição, poucas fabricantes de carros conseguem realmente oferecer algum diferencial competitivo. No entanto, algumas, como a Honda, são bem sucedidas nesse aspecto.
Inovação, qualidade, robustez e sustentabilidade são algumas características que nasceram e foram moldadas pelo engenheiro, industrial e magnata japonês Soichiro Honda. Desde os primeiros anos da história da honda, ele quis produzir motocicletas e veículos que transmitissem os valores da empresa, conquistando motoristas e motociclistas dos quatro cantos do mundo.
É claro que o Brasil não ficaria de fora. No início dos anos 1970, a Honda já desembarca por aqui com suas motocicletas importadas e, anos mais tarde, com veículos de quatro rodas. Para iniciar os trabalhos de produção, a montadora compra um terreno no município de Sumaré, no interior de São Paulo, dando início a sua expansão pelo território nacional, incluindo também a zona franca de Manaus.
Com a chegada dos anos 1990 e 2000, a empresa passa a importar também seus veículos, com destaque para o Honda Civic, Accord, CRX e Prelude. A chegada desses modelos fez com que a montadora crescesse ainda mais no mercado nacional, conquistando a preferência dos consumidores pela marca Honda.
Como a inovação está sempre presente no DNA dessa fabricante de veículos e motocicletas, a empresa logo iniciou uma série de medidas que visavam reduzir o impacto dos seus processos produtivos ao inaugurar o primeiro parque eólico do mundo na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. O objetivo era criar um empreendimento que abastecesse a fábrica e os escritórios da Unidade Sumaré e de São Paulo.
O futuro permanece promissor para a Honda que busca sempre pela excelência dos seus produtos a fim de satisfazer os seus clientes e construir uma marca forte e confiável no mercado de automóveis e motocicletas.
CIVIC
A evolução e imponência de um sedã que conquistou o mercado automotivo
Poucos automóveis conseguiram alcançar o patamar de eficiência e confiabilidade que o Honda Civic teve em mais de três décadas de existência. Tudo isso só foi possível porque a mente brilhante por trás da criação da Honda, Soichiro Honda, conseguiu elaborar um conceito de veículo potente, econômico e visualmente agradável e aplicá-lo em um dos seus principais automóveis.
Foi a partir de 1973 que o veículo fez a sua primeira aparição no Japão, com linhas retas e carroceria compacta no estilo cupê de duas portas. Em relação aos motores, era possível escolher entre 1.2 e 1.5 litro, com câmbio manual ou automático. A estreia rendeu boas avaliações do público e dos críticos, que se confirmaram na segunda geração do carro Civic.
Nos primeiros anos da década de 1980, o Honda Civic já vinha equipado com motores 1.3 e 1.5, além de um visual ligeiramente renovado, com destaque para uma grade inteiriça, conjunto ótico e para-choque robusto. Não demorou muito tempo para que o sedã médio fosse substituído por uma versão mais comprida, que se manteve em produção nos anos 1990.
A partir daí, o veículo se tornou ainda mais eficiente, confortável e moderno. O trio elétrico estava presente no modelo norte-americano, enquanto que no Japão os motoristas podiam adquirir o veículo com freios ABS e controle de tração de fábrica. Paralelamente, o Brasil recebia o modelo, já na sua quinta geração, importado diretamente dos EUA.
Diante da boa aceitação do modelo no mercado brasileiro, a Honda decidiu que estava na hora de começar a produzi-lo por aqui. O primeiro centro de produção foi construído na cidade de Sumaré, interior de São Paulo entre os anos 1990 e 2000.
Este foi o primeiro passo para a Honda construir uma marca forte e consolidada no Brasil, posicionando o Honda Civic à frente de outras montadoras por causa da sua qualidade de construção, tanto por dentro quanto por fora. O carro Civic foi o responsável por levar consigo esse conceito, que se tornou mais evidente com a chegada de novas versões, itens de série e conjunto mecânico mais robusto nos anos seguintes.
Quando chegou na oitava e nova geração, o Honda Civic já não era o mesmo automóvel de antigamente. O seu visual já estava mais moderno e agressivo e os motores, mais econômicos e eficientes. Isso ficou claro nos modelos Touring, EXL, EX e Sport. Cada um deles possui suas próprias características que foram projetadas para atender a determinados perfis e necessidades dos motoristas.
LENTE DO RETROVISOR COM BASE
Saiba como influencia na sua dirigibilidade ao volante
Desde as primeiras aulas na autoescola, os motoristas iniciantes são orientados para o uso e ajuste dos espelhos retrovisores, seja o espelho central, localizado no interior do automóvel ou os espelhos externos, dispostos nas duas extremidades do banco do motorista e do passageiro.
Mesmo com cuidados constantes para manter os espelhos retrovisores do lado de fora sempre preservados, em algum momento eles deverão ser trocados, caso sejam danificados por uma batida causada pelo descuido de uma motocicleta em alta velocidade ou um choque involuntário, fruto de uma manobra desatenta dentro de uma vaga de estacionamento.
Como forma de não comprometer o orçamento do motorista, alguns fabricantes desenvolveram versões alternativas e de boa qualidade das peças originais, compatíveis com mais de mesmo modelo de um automóvel.
Dependendo do nível do estrago, toda a peça do retrovisor precisa ser completamente trocada. Mas, em alguns casos, é possível trocar apenas a lente, quando ocorrem, por exemplo, pequenos desgastes ou choques superficiais.
A substituição da lente do retrovisor com base pode ser feita em uma oficina mecânica por um profissional especializado, caso o motorista não possua os conhecimentos técnicos necessários para realizar a troca.