HONDA CIVIC
Um carro que conquistou o seu lugar ao sol
Considerado o automóvel mais importante da história da montadora japonesa, o Honda Civic surgiu a partir do desejo de Soichiro Honda de fabricar um veículo eficiente e confortável que entregasse um desempenho acima dos modelos lançados pelas montadoras rivais.
Sendo assim, no início da década de 1970, surgia o primeiro protótipo do carro civic na forma de um hatch compacto de duas ou quatro portas, incluindo uma versão perua. Mesmo com um pequeno motor 1.2 litro de quatro cilindros, o veículo foi bem recebido pela população japonesa, ganhando o prêmio de carro do ano no Japão nos três anos seguintes.
Se por um lado o tamanho compacto agradava, por outro, esse detalhe trazia consigo certo incômodo para levar passageiros e transportar objetos no porta-malas. Para resolver isso, a montadora lançou, no final da mesma década, a segunda geração do Honda Civic.
Desta vez, as mudanças não ficaram restritas apenas ao visual e podiam ser notadas também no conjunto mecânico, agora mais potente e econômico. Os motoristas podiam escolher entre um veículo com transmissão manual de quatro marchas ou um modelo baseado no esquema de duas marchas automático.
Diante da popularidade dos modelos esportivos e conforme conquistava o seu espaço no mercado automotivo, a Honda não demorou para anunciar a primeira versão esportiva do Civic. Assim, surgia o Honda Civic SI. Ele ficou marcado pela presença de lanternas traseiras maiores, teto de vidro removível, spoiler frontal e aerofólio traseiro. Para completar, o carro acomapanhava motor 1.6 que rendia 118cv (modelo lançado no Japão).
A partir do final da década de 1980, a versão hatch dava os primeiros sinais de que estava perdendo espaço para o modelo sedã e isso ficou claro com a construção robusta deste último modelo, que ainda contava com suspensão traseira independente e injeção eletrônica.
No entanto, as mudanças continuariam nas décadas seguintes, começando pelo facelift que o Honda Civic sofreu no início dos anos 1990. As linhas mais arredondadas transmitiam um conceito de modernidade ao modelo, que dava as caras pela primeira vez no território brasileiro. Os motores eram importados dos EUA e estavam disponíveis nas versões 1.5 e 1.6, oferecendo aos motoristas mais desempenho e força para encarar os trajetos diários.
Na medida em que o Civic era bem aceito no mercado brasileiro, a montadora decidiu investir na construção de um centro de produção no Brasil. A cidade de Sumaré, no interior de São Paulo, ficou responsável por concentrar uma das principais fábricas brasileiras da Honda.
A carroceria de quatro portas já era uma realidade na sétima geração do Honda Civic (2001-2006). Os motores, por sua vez, também ganharam mais potência, estando disponíveis nas versões 1.7 com 115 cv e 130 cv.
Em pouco tempo, o carro Civic sofreria uma mudança estética ainda maior, perdendo suas linhas contemporâneas para adotar um visual ainda mais agressivo e futurista. Foram essas características que definiram a oitava geração do modelo, lançada após a metade da década de 2000, e que ficaram ainda mais visíveis na década seguinte, em 2010.
Nos dias atuais, o Honda Civic continua em produção, disponível em cinco modelos: Touring, EXL, EX, Sport e SI. Equipados com itens de série e opcionais que proporcionam mais conforto e desempenho, esses modelos mantêm a montadora Honda à frente dos seus concorrentes, ocupando uma fatia expressiva do mercado automotivo nacional e internacional.