FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
UNO
Referência dos carros populares no país
Uma das últimas grandes marcas a chegar e se fixar no Brasil no final da década de 70, a Fiat trouxe no início da década de 80, o Fiat Uno, o precursor dos carros populares no país. O carro pioneiro em itens como economia e tecnologia do segmento.
O modelo chegou ao Brasil em 1986, dois anos depois de sua criação na Itália. Disposto a entrar no mercado de automóveis brasileiro de cabeça, o modelo de carro passou por alterações na suspensão, para se adequar às ruas tupiniquins, além de uma mudança no estepe, para evitar que o porta malas precise ser esvaziado para encontrar a roda.
Inicialmente criado para substituir o Fiat 147, o carro Uno chegou a sofrer rejeição entre os clientes já que ele era tão diferente de outros modelos de carros da época. Foi chamado até de ?botinha ortopédica?, devido ao seu formato mais quadrado. Mesmo assim, seu modelo foi base de uma família de carros da Fiat, que inclui o sedã Prêmio, a Station Wagon Elba, além da Fiorino.
Em 1990, com a criação do modelo Uno Mille, que utilizava um motor menos potente, mas muito mais econômico, o carro virou referência entre os carros populares.
O Fiat Uno sofreu para entrar no mercado. No entanto, poucos anos depois, se consagrou como um dos carros mais popular e econômico do país.
VELA DE IGNIÇÃO
Um componente essencial na partida do veículo
Responsável por facilitar a queima de ar/combustível, o jogo de vela conduz a corrente elétrica gerada no transformador (dispositivo que transfere eletricidade de um circuito para outro) até a câmara de combustão, que gera a fonte de energia para o veículo rodar.
Também conhecida como vela de faísca, a vela de motor é composta por uma pequena peça em formato de pino, que cabe na palma da mão, e se encaixa na cabeça do cilindro do motor de combustão interna.
Contudo, como qualquer outro componente automotivo, a vela de ignição tende a se desgastar com o tempo, ainda mais se for submetida a condições adversas, como o trânsito das grandes cidades.
Os problemas com a vela de ignição mais comuns podem variar desde pequenas falhas do motor, passando por aumento do consumo de combustível, até dificuldade de ligar o veículo, principalmente quando o clima está mais frio.
A recomendação padrão é que a troca de vela seja feita a cada 10 mil km rodados (é importante verificar e seguir a recomendação do fabricante do veículo), período no qual ela começa a apresentar os primeiros sinais de desgaste. Mas se o veículo costuma circular com frequência durante o dia, a troca da vela de ignição deve ocorrer em um prazo menor daquele estabelecido pelo fabricante.
Visitar o seu mecânico de confiança é sempre a forma mais eficaz de evitar que as velas para carros defeituosas comprometam o funcionamente do motor. Ele é o profissional mais indicado para limpá-las e, dependendo das condições dessas peças, realizar a troca de todo o jogo de vela.
BOSCH
Uma empresa de peças automotivas que conquistou o mundo
Versatilidade na fabricação de peças automotivas e foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para indústrias, casas e cidades inteligentes. Essas são algumas das áreas de atuação da Bosch, uma multinacional alemã que surgiu em 1886 e se tornou uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.
A empresa foi criada por Robert Bosch, industrial e inventor alemão, responsável pelo desenvolvimento da ignição para o magneto e da bomba de injeção para motores a diesel.
Conforme foi ganhando projeção mundial, instalando novas fábricas em outros países - a exemplo do Brasil, onde se instalou em 1954 - a empresa Bosch aumentou o seu catálogo abrangendo as áreas de tecnologia automotivas, industrial e de construção.
Contudo, é no segmento automotivo que a Bosch se destaca, produzindo sistemas de direção e combustível, motores de arranque, geradores, freios, controles automotivos, entre outros.
A questão da mobilidade também ganhou atenção especial por parte da Bosch, que considera a inclusão da tecnologia no dia a dia do motorista como um importante passo para a evolução na sua forma de dirigir com segurança e responsabilidade.
Para oferecer um catálogo de respeito foi necessário investir em treinamentos constantes dos seus colaboradores a fim de capacitá-los para desenvolverem componentes e peças automotivas cada vez melhores em termos de qualidade e durabilidade.
A meta é manter o mesmo nível de excelência nas próximas décadas, sempre desenvolvendo soluções economicamente sustentáveis e oferecendo a melhor experiência para todos os envolvidos na cadeia produtiva, desde o fornecedor até o consumidor final.