FIAT UNO
Um carro popular, compacto, econômico em todos os sentidos
De origem italiana, o Fiat Uno desembarcou no Brasil como uma proposta clara: se tornar o precursor dos modelos de carros populares e compactos.
Após diversas modificações e lançamentos ao longo dos anos, este carro da FIAT rapidamente ganhou o mercado automotivo brasileiro, brigando de igual para igual com outros compactos populares de montadoras concorrentes.
Uno quadrado contava com três versões diferentes: S, CS e SX, sendo esta última com design mais esportivo.
A partir da década de 1990, o Uno passou a ter um sistema de injeção digital monoponto (hoje considerada ultrapassada), que na época era um recurso muito útil, pois facilitava a mistura de ar-combustível dentro da câmara de combustão do motor.
Com a chegada do Fiat Uno Mille, o Uno começou a se popularizar no Brasil, assumindo status de um dos carros populares mais econômicos e compactos já produzidos no país.
Enquanto o Fiat Uno Mille despontava no horizonte com seu espaço interno reduzido, motor econômico e carroceria compacta, o Fiat Uno Turbo apostava na potência como seu principal diferencial. Com 118CV, este carro vinha com turbocompressor de fábrica, motor italiano, radiador de ar e óleo e um câmbio Termoli, que também fazia parte de outros modelos de carros da Fiat.
Mesmo com um modelo potente e promissor no seu catálogo, a Fiat manteve seus esforços em modelos mais econômicos e populares.
Completamente repaginado, com design mais moderno, linhas e contornos mais suaves, o novo Fiat Uno (Uno EVO) chegou ao mercado automotivo brasileiro em grande estilo em meados de 2014, trazendo consigo um apelo mais esportivo e jovem, em comparação ao modelo mais clássico do Fiat Uno.