FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
TIPO
Um hatch médio italiano que impactou o mercado automotivo nacional
Em meados dos anos 1990, as montadoras instaladas no Brasil competiam entre si pela hegemonia do mercado automotivo, em uma verdadeira corrida para oferecer novas tecnologias e funcionalidades em seus veículos.
A partir do momento em que o Fiat Tipo, modelo da montadora italiana, deu as caras em terras tupiniquins, ele se tornou um fenômeno de vendas que ofuscou os hatches médios até então apresentados pelos concorrentes.
Assim, o carro Tipo da Fiat, lançado na Europa no início da década de 1990, desembarcou no Brasil unindo o que havia de melhor em termos de conforto, ergonomia e espaço interno.
A suspensão independente nas quatros rodas oferecia equilíbrio e estabilidade para a condução do veículo, enquanto o motor 1.6 com injeção monoponto desenvolvia 82cv, oferecendo um desempenho modesto.
Já o interior do automóvel contava com painel de instrumentos simples, bancos com acabamento em tecido, câmbio de cinco marchas e airbag de fábrica. Um conjunto básico que oferecia um equilíbrio razoável entre conforto e funcionalidade para o motorista.
A partir da segunda metade dos anos 1990, o Fiat Tipo começou a apresentar os primeiros problemas, a exemplo dos incêndios causados por um defeito na direção assistida.
Mesmo após passar por dois recalls, a imagem do veículo e da montadora ficou comprometida, o que culminou na queda das vendas e consequente descontinuidade da produção brasileira no final daquela década.
Cerca de 20 anos depois, em 2016, a Fiat decidiu trazer de volta o automóvel. O novo fiat Tipo pouco lembra os contornos de linhas retas que marcaram o seu lançamento. Agora, o design está mais elegante, tanto por dentro quanto por fora.
AEROFÓLIO
Como pode ser útil ao trazer estabilidade e segurança para a direção
Velho conhecido dos pilotos e profissionais envolvidos em competições de corrida, o aerofólio também pode fazer parte do cotidiano dos motoristas comuns.
O aerofólio para carros de corridas traz mais estabilidade a esses veículos em meio as curvas em alta velocidade e a versão para carros de passeio, que pode ser instalada em uma variada gama de veículos, faz o mesmo.
O funcionamento do aerofólio funciona assim: o fluxo de ar que passa pelo veículo é desviado pelo aerofólio, fazendo com que o ar empurre o carro para o chão. Isso facilita a dirigibilidade tanto em vias retas quanto em curvas.
Caso o proprietário do veículo tenha interesse em instalá-lo, é preciso conferir se o item é compatível com o modelo e o ano do automóvel em questão. Já com a peça em mãos, a recomendação é pedir auxílio de um especialista para que a instalação do aerofólio ocorra sem problemas ou imprevistos.
Além de trazer esse benefício para o desempenho do veículo e também para o conforto e a segurança do motorista, o aerofólio para carros torna o automóvel mais atrativo visualmente, facilitando até mesmo uma futura revenda no mercado.