FIAT TEMPRA
Um veículo que marcou a década de 1990
No início da década de 1990, a Fiat, até então habituada a lançar veículos de pequeno porte, decidiu entrar na briga com outras montadoras e apostar em um sedã médio oferecendo o que havia de melhor em termos design e desempenho: o Fiat Tempra.
Depois de ser lançado na Itália em 1990, o carro Tempra Fiat chegou ao Brasil, em 1992, bastante equipado. Em sua estreia, o veículo apresentava traseira alta e curta, que abrigava um porta-malas grande, bancos e volante com possibilidade de ajuste de altura, além de travamento central.
Em relação ao desempenho, o Tempra Fiat contava com motor 2.0 de 8v e atingia 99cv de potência, oferecendo uma performance interessante, porém modesta, por causa dos seus 1.250 kg que comprometiam o desempenho do veículo. Apesar de possuir configuração inicial abaixo da média, esse seria o primeiro sinal para o Fiat Tempra receber novas atualizações que o tornaria um automóvel à altura dos seus principais concorrentes.
Assim, em 1993, o Tempra já apresentava uma novidade: a adição de injeção eletrônica ao moderno motor 2.0 de 127 cv, que atingia a incrível velocidade de 202km/h, uma atualização bem-vinda para o sedã.
Inicialmente havia duas versões do modelo da Fiat, batizadas de Prata e Ouro. Enquanto a primeira contava com acabamento mais simples, a segunda vinha de fábrica com motor de 16v, além de um interior mais caprichado.
A versão Ouro do Tempra contava com bancos em couro (sendo o do motorista com ajuste elétrico), além de retrovisor fotocrômico e freio a disco nas quatro rodas. Já o painel check-control avisava, com o auxílio de símbolos e figuras luminosas, quando as lâmpadas estavam queimadas ou se alguma porta havia sido esquecida entreaberta.
Com a chegada do Tempra Turbo, em 1994, houve um acréscimo de potência, fruto do motor de 8v com injeção eletrônica, turbina Garrett T3 e 165v, um conjunto mais do que suficiente para rivalizar com os demais veículos nacionais lançados na época.
No entanto, em 1996, o Fiat Tempra já dava seus primeiros sinais de cansaço, motivado pelo anúncio, cada vez mais próximo, do Marea, seu substituto.
Mesmo assim, a montadora Fiat optou por fazer algumas atualizações, como uniformizar sua grade, para-choque, maçanetas e colunas, deixando todos na cor preta.
Em 1999 foi oficialmente encerrada a produção do Tempra, um veículo considerado objeto de desejo de muitos motoristas e que até os dias atuais conserva carisma e status, conquistados ao longo dos anos em que esteve na ativa.