FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
TEMPRA
Um projeto ousado da Fiat para competir no mercado automotivo nacional
Projetado para competir com veículos como Monza (GM), Santana (Volkswagen) e Versailles (Ford), o Fiat Tempra chegou ao Brasil, em 1992, prometendo oferecer um equilíbrio entre desempenho e design.
Por fora, o veículo possuía um para-brisa levemente inclinado, colunas traseiras, vidros rentes à carroceria e um espaçoso porta-malas.
Já a parte mecânica contava com motor 2.0 de 99 cv, duplo comando de válvulas e carburação dupla, que mesmo assim entregava um desempenho abaixo da média para o sedã.
Mas foi em 1993 que a montadora mostrou o verdadeiro potencial do carro Tempra Fiat ao lançar a versão com motor 2.0 de 16v, acompanhado por injeção eletrônica multiponto. O veículo rendia 127cv e chegava a velocidade máxima de 191,5 km/h. A suspensão também ganhou melhorias, assim como o freio a disco, presente nas quatro rodas. ABS era opcional. Nesta versão atualizada do Tempra, o interior do veículo também estava mais equipado, a começar pelos bancos com acabamento em couro, CD player e check-control (painel que alerta, através de figuras luminosas, se há problemas no sistema elétrico do veículo ou se o cinto de segurança está mal fixado, por exemplo). Todos os itens eram opcionais.
Mesmo com as novas melhorias que posicionaria o Tempra como um dos carros mais modernos do país, a montadora Fiat foi além e, em 1994, lançou o Tempra Turbo, ainda mais equipado e potente. Além de faróis extras de longo alcance, painel remodelado, com aviso de lâmpadas queimadas e portas abertas, o automóvel também tinha motor de 8v com injeção eletrônica, turbina Garrett T3 e atingia 165cv. A suspensão, agora mais reforçada e os freios redimensionados ofereciam um desempenho sem igual e uma experiência de direção única para o motorista.
Em 1996, o Fiat Tempra receberia um novo upgrade nas peças da sua carroceria (grade, para-choques, maçanetas e colunas). Agora todas estavam pintadas na cor preta.
Contudo, apesar da nova atualização, o Tempra logo seria descontinuado, dando lugar ao Marea, que ocuparia o posto de sedã médio da montadora. Assim, em 1999, a produção do Tempra foi oficialmente encerrada. O que restou foi o carisma que o veículo construiu em quase dez anos de existência, tornando-se, ainda hoje, um dos melhores automóveis fabricados pela Fiat.
MANOPLA DO CÂMBIO
Deixe o interior do seu veículo mais moderno e elegante
Tudo que envolve a personalização automotiva acaba despertando a curiosidade do motorista, que está sempre atento às novidades e tendências do mercado.
Assim como o lado de fora do seu veículo demonstra para o mundo como você quer ser enxergado quando está no volante, o mesmo vale para o interior, especialmente para itens que estão sempre em uso como o volante e a manopla de câmbio.
Este último pode ser trocado por um modelo personalizado com design esportivo, cromado ou com acabamento em couro, por exemplo, facilitando o desejo de deixar o lado de dentro mais próximo da sua personalidade.
Um fator importante a ser considerado na hora da escolha é a presença ou não do limitador de marcha ré, o anel que precisa ser levantado para engatar a ré presente em alguns veículos. Se o seu veículo tiver o limitador, procure por um modelo de manopla com base mais larga.
Para instalar a manopla de câmbio personalizada, você não precisa ir à uma oficina mecânica. Todo o processo é bastante simples e pode ser feito na garagem da sua casa mesmo.
O encaixe da manopla de câmbio pode variar de veículo para veículo. Em alguns automóveis ele é feito por rosca, enquanto em outros a fixação se dá por pressão.
No caso de veículos em que a alavanca é fixada por pressão, basta remover os parafusos que mantém a base da manopla de câmbio esportiva presa e soltá-la. Depois de removida, uma haste ficará exposta.
Em seguida, é só encaixar uma peça de borracha que veio junto com a nova manopla sobre a base do câmbio e colocar a própria manopla por cima. Aperte novamente os parafusos. Agora você pode engatar suas marchas com mais estilo.