VOLKSWAGEN
Como contribuiu para a expansão do setor automotivo brasileiro
O consumidor está cada vez mais exigente em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Quando o assunto é adquirir um carro novo, isso não é diferente. A Volkswagen do Brasil sabe disso e e investe em um relacionamento mais próximo e humanizado com seus clientes.
Os desafios impostos pelo trânsito, pelas condições climáticas e pelas ruas fizeram que com a esta montadora de carros investisse no desenvolvimento de veículos modernos que oferecessem conforto, usabilidade e tecnologia de ponta, a serviço das necessidades dos seus clientes.
A partir do olhar focado no presente, mas sempre vislumbrando o futuro, a Volkswagen do Brasil se destaca como uma fabricante de carros visionária, sustentável e moderna.
SANTANA QUANTUM
Um station wagon que chamou a atenção do mercado automotivo
Originário do clássico Santana da Volkswagen, o Santana Quantum trouxe boas surpresas quando foi lançado no mercado brasileiro em 1985. O conjunto de equipamentos competente para sua época oferecia um equilíbrio entre visual moderno e desempenho satisfatório.
Na época de seu lançamento, o carro Quantum contava com duas versões: CS e CG. Ambas eram apresentadas com motor 1.8 e 2.0 AP (alta performance). O principal diferencial estava do lado de dentro da perua, que tinha bagageiro de barras removíveis, porta-malas espaçoso com cobertura sanfonada e quatro portas para facilitar a entrada e a saída dos ocupantes.
Ao longo daquela mesma década, o VW Santana Quantum recebeu novas alterações. O motor ganhou ainda mais potência e equipamentos de série, como aconteceu com as novas nomenclaturas apresentadas em 1987: C, CL, GL e GLS.
A Versão GLS do Volkswagen Quantum, por exemplo, esbanjava luxo e requinte, a começar pela adição de faróis auxiliares, pisca-alerta instalado no para-choque e da moderna chave com luz embutida que facilitava a abertura e fechamento das portas em locais escuros.
Nas duas décadas seguintes, os investimentos em mecânica e design continuaram presentes no carro Quantum como forma de diferenciá-lo dos demais veículos, especialmente o Chevrolet Caravan, seu principal concorrente.
Assim, surgiu, por exemplo, a versão especial EX do Quantum. O novo modelo vinha recheado de recursos e ainda se destacava por conta das lanternas na cor fumê em conjunto com aerofólio e brake-light e rodas BBS douradas, importadas da Alemanha.
O interior do veículo era visualmente impecável, graças aos belos bancos Recaro com desenho anatômico e forração em couro. O painel acompanhado por iluminação vermelha e volante em couro finalizavam a esportividade.
Em relação à mecânica, o motor 2.0 com injeção eletrônica Bosch LE-Jetronic multiponto rendia 125 cv. Isso significava mais potência para o Quantum EX encarar os trajetos diários e ter uma dirigibilidade tranquila e segurança.
Após a abertura do mercado brasileiro para as importações, a Volkswagen decidiu inovar na produção do Quantum para manter a competitividade conquistada desde o lançamento da station wagon. Assim, rapidamente foi apresentado um novo Santana Quantum em três versões (CL, GL e GLS).
No entanto, mesmo com a remodelação visual e mecânica realizada pela montadora em 1998, o carro Quantum teria fôlego apenas até a metade dos anos 2000, quando, diante de concorrentes de peso como Chevrolet Vectra, Honda Civic e Toyota Corolla, acabou perdendo mercado e tendo sua produção oficialmente encerrada.
BOSCH
Uma empresa de peças automotivas que conquistou o mundo
Versatilidade na fabricação de peças automotivas e foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para indústrias, casas e cidades inteligentes. Essas são algumas das áreas de atuação da Bosch, uma multinacional alemã que surgiu em 1886 e se tornou uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.
A empresa foi criada por Robert Bosch, industrial e inventor alemão, responsável pelo desenvolvimento da ignição para o magneto e da bomba de injeção para motores a diesel.
Conforme foi ganhando projeção mundial, instalando novas fábricas em outros países - a exemplo do Brasil, onde se instalou em 1954 - a empresa Bosch aumentou o seu catálogo abrangendo as áreas de tecnologia automotivas, industrial e de construção.
Contudo, é no segmento automotivo que a Bosch se destaca, produzindo sistemas de direção e combustível, motores de arranque, geradores, freios, controles automotivos, entre outros.
A questão da mobilidade também ganhou atenção especial por parte da Bosch, que considera a inclusão da tecnologia no dia a dia do motorista como um importante passo para a evolução na sua forma de dirigir com segurança e responsabilidade.
Para oferecer um catálogo de respeito foi necessário investir em treinamentos constantes dos seus colaboradores a fim de capacitá-los para desenvolverem componentes e peças automotivas cada vez melhores em termos de qualidade e durabilidade.
A meta é manter o mesmo nível de excelência nas próximas décadas, sempre desenvolvendo soluções economicamente sustentáveis e oferecendo a melhor experiência para todos os envolvidos na cadeia produtiva, desde o fornecedor até o consumidor final.