VOLKSWAGEN
Como contribuiu para a expansão do setor automotivo brasileiro
O consumidor está cada vez mais exigente em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Quando o assunto é adquirir um carro novo, isso não é diferente. A Volkswagen do Brasil sabe disso e e investe em um relacionamento mais próximo e humanizado com seus clientes.
Os desafios impostos pelo trânsito, pelas condições climáticas e pelas ruas fizeram que com a esta montadora de carros investisse no desenvolvimento de veículos modernos que oferecessem conforto, usabilidade e tecnologia de ponta, a serviço das necessidades dos seus clientes.
A partir do olhar focado no presente, mas sempre vislumbrando o futuro, a Volkswagen do Brasil se destaca como uma fabricante de carros visionária, sustentável e moderna.
POLO
Uma aposta ousada que permanece viva por mais de quatro décadas
A Volkswagen sempre procurou se manter alinhada com as tendências do mercado automotivo no Brasil e no exterior para lançar seus veículos e torná-los sinônimo de custo-benefício excelentes. Um exemplo prático aconteceu com o próprio Gol, que se mantém firme e forte mesmo após 40 anos. No entanto, outro veículo da montadora alemã também continua bastante competitivo: o Volkswagen Polo.
O ano era de 1975 e a Volkswagen queria anunciar um carro moderno, eficiente e econômico no seu país de origem, a Alemanha. Batizado de Polo, o automóvel vinha nas versões hatch e sedã. O que ambas possuíam em comum era a semelhança com o Audi 50, um veículo conhecido pelo porte pequeno e conjunto de equipamentos premium.
Na Europa, a segunda geração do Polo surgiu em 1982 e ficou marcada pela alteração na carroceria, que deixava-o com jeito de perua, justamente pela ampliação da traseira e presença dos faróis duplos, marca registrada nos modelos subsequentes.
A partir da década de 1990, a versão sedã do carro Polo começou a ser importada para o Brasil com o nome de Polo Classic.
Já no início dos anos 2000, o Polo chegava ao território brasileiro com um design reformulado e mais moderno, graças ao retorno dos faróis redondos e o visual inspirado no Mercedes-Benz Classe E, de 1995. O objetivo era transmitir um visual premium em que o acabamento ficava em evidência.
O que era bom ficou ainda melhor com a importação do Polo GTI em 2006. O conjunto de três portas, motor 1.8 20v (praticamente o mesmo do Golf GTI) de 150 cv impressionava pela agilidade e força, marcadas nos 8,2 segundos que o automóvel levava para chegar aos 100km/h.
Infelizmente, os motoristas brasileiros não tiveram o prazer de conhecer a quinta geração do Polo carro, lançada em 2009. O motivo: a semelhança estética com o Volkswagen Gol, o que fez a montadora desistir de trazer o Polo para o País naquele ano. Assim, os brasileiros tiveram que se contentar com uma segunda reestilização do Polo, marcado pela presença dos faróis biparábola.
Enquanto não surgia nenhuma novidade em relação ao próximo modelo do Volkswagen Polo, a montadora alemã continuava a lançar novas versões do veículo apenas internacionalmente, deixando o Brasil fora do radar. Em 2010, surgia o CrossPolo e o tão aguardado GTI. Enquanto o primeiro apostava em um visual esportivo e proposta aventureira, rodas de 17 polegadas, para-choques com detalhes em cor prata fosco e saias laterais, o segundo esbanjava potência com seu motor 1.4 TSI e 178 cv. Mais robusto e imponente, o Polo GTI contava com para-choque que se sobressaia em meio à carroceria, agora mais próxima do Golf, se diferenciando no conjunto de equipamentos 100% digital tanto no painel quanto na central multimídia.
Ao longo dos anos, a Volkswagen continuou investindo nas melhorias do Polo, mas nem sempre com apostas certeiras. Tanto que em 2014 chegou a suspender a fabricação do carro no Brasil. Mas, em 2016, o Polo voltou com força em sua sexta reestilização.
FAROL PRINCIPAL
Importância
Ele está em todos os lugares: nas estradas, nas avenidas e nas ruas; de dia e principalmente a noite. Responsável por garantir mais segurança para os mais diversos ambientes e trajetos, o farol de carro se tornou uma peça automotiva indispensável para o dia a dia de motoristas.
Desde o seu surgimento, os faróis automotivos ganharam funções específicas para tornar a direção de veículos cada vez mais prática e segura. Este sistema de iluminação embutido em veículos de pequeno e grande porte, como carros de passeio, caminhonetes e caminhões, foi aprimorado ao longo do tempo.
Os faróis dianteiros facilitam a visibilidade tanto de quem está dirigindo quanto de quem precisa enxergar um veículo se aproximando em um cruzamento, por exemplo.
Estas peças automotivas precisam passar por revisões constantes em oficinas especializadas para estarem sempre funcionando. Se desregulados, podem ofuscar outros motoristas e também pedestres.
TYC
Uma fábrica de autopeças que conquistou o mercado de faróis e lanternas
Todos os veículos, incluindo motocicletas, são projetados para facilitar o deslocamento de seus ocupantes, mantendo-os seguros e protegidos durante seus percursos para o trabalho, faculdade, em viagens ou quaisquer outras ocasiões em que seja preciso ter um carro ou moto para ir de um ponto a outro.
No entanto, como estes automóveis estão suscetíveis a problemas, especialmente nos faróis e lanternas, artigos essenciais para sinalizar em meio ao trânsito, eles precisam constantemente de peças de reposição para iluminação automotiva. É aí que fabricantes de peças automotivas como a TYC surgem para garantir o correto funcionamento desses componentes tão importantes para a sua segurança e dos demais motoristas e pedestres.
Com mais de 30 anos de atividades, a empresa nasceu na cidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De lá pra cá, mostrou um ritmo de crescimento surpreendente, alcançando projeção a nível mundial quando decidiu investir em outros mercados, como o Japão e a China.
Essa expansão foi fruto do constante desenvolvimento em soluções tecnológicas sustentáveis e modernas que posicionaram a empresa como uma referência em inovação, qualidade e confiança na América do Norte, Europa e Ásia.
Ao adotar esses posicionamentos, a TYC se tornou reconhecida e recebeu prêmios da indústria automotiva pelos esforços dedicados a oferecer soluções inovadoras para seus consumidores.