VOLKSWAGEN
Como contribuiu para a expansão do setor automotivo brasileiro
O consumidor está cada vez mais exigente em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Quando o assunto é adquirir um carro novo, isso não é diferente. A Volkswagen do Brasil sabe disso e e investe em um relacionamento mais próximo e humanizado com seus clientes.
Os desafios impostos pelo trânsito, pelas condições climáticas e pelas ruas fizeram que com a esta montadora de carros investisse no desenvolvimento de veículos modernos que oferecessem conforto, usabilidade e tecnologia de ponta, a serviço das necessidades dos seus clientes.
A partir do olhar focado no presente, mas sempre vislumbrando o futuro, a Volkswagen do Brasil se destaca como uma fabricante de carros visionária, sustentável e moderna.
FUSCA
Um carro que elevou o conceito de popularidade e resistência
Década de 1930. A Alemanha ainda colhia os frutos amargos da derrota que sofreu na Primeira Guerra Mundial. Seu líder e ditador, Adolf Hitler, ainda focava seus esforços na construção da sua imagem como chefe da nação, partindo do militarismo nazista como engrenagem principal do crescimento do seu país.
Ao prometer que cada cidadão alemão teria direito a um veículo popular e barato, Hitler conseguiu aquecer a economia alemã, até então fragilizada, criando os incentivos necessários para o mercado automotivo nacional se estabelecer como uma referência a nível mundial.
A partir de aí, surgiu o kdf-wagen, um automóvel que alcançasse os 100 km/h, coubesse dois adultos e três crianças e conseguisse viajar por mais de 15 km com apenas um litro de combustível. O projeto foi encabeçado pela Porsche.
Inicialmente, o Fusca, como seria conhecido décadas mais tarde, teve cada um dos seus modelos distribuídos para a elite nazista. No entanto, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Inglaterra ficou responsável por reestruturar a Volkswagen a fim de mantê-la no mercado nacional e internacional.
Foi aí que Ivan Hirst (ocupação/cargo) convenceu investidores ingleses a adquiriram o Fusca. Anos mais tarde, Heinz Nordhoff, ex-funcionário do alto escalão da Opel, passou a dirigir a fábrica da Volkswagen. Durante um período de mais de meia década, o carro Fusca havia vendido um milhão de modelos, uma marca impressionante até para a época.
Se a sorte estava do lado da Volkswagen na Europa e Grã-Bretanha, o mesmo se podia dizer quando a montadora decidiu importá-lo para o Brasil. Por aqui, o veículo foi um tremendo sucesso de vendas por causa da sua construção básica e, ao mesmo tempo, funcional.
Com a chegada dos anos 2000, o Fusca passou por uma profunda transformação, a começar pelo seu nome. Batizado de Concept 1 ou New Beetle, o veículo era baseado na plataforma do Golf, outro carro popular da montadora. O objetivo da Volkswagen era incorporar novas tecnologias e tendências ao novo Fusca. No entanto, o veículo ainda desagradava na sua estética predominantemente feminina.
Para resolver esse problema, a terceira e última geração do ?fusquinha? adotou algumas mudanças como maior proximidade do chão, dimensões mais largas, principalmente na horizontal e curvas e linhas menos arredondadas, aproximando-o do modelo original.
RETROVISOR EXTERNO
A importância
Mesmo parecendo uma peça automotiva pouco importante, o retrovisor externo desempenha um papel crucial para uma direção segura: deixa o motorista perceber o que acontece no entorno do automóvel.
Ajustar os retrovisores corretamente é vital. Seja um retrovisor esportivo, retrátil ou qualquer outro modelo existente, o sistema de ajuste do espelho retrovisor é o mesmo: é preciso acertar o espelho de forma de dar a visão necessária para o motorista digigir com tranquilidade.
O retrovisor externo é uma peça automotiva de extrema importância para evitar acidentes. E, muito mais do que apenas tê-los, saber como ajustar estes retrovisores é ponto crucial para uma direção segura e tranquila.
RETROVEX
Compromisso, qualidade e satisfação
Desde a sua fundação, a Retrovex sempre esteve alinhada com fortes princípios organizacionais, compartilhados por todos seus colaboradores: compromisso, qualidade e satisfação.
A fábrica de peças automotivas assumiu a responsabilidade de produzir peças de reposição para atender a demanda do mercado por retrovisores e grades automotivas.
Ao exportar seus produtos para países do Mercosul e Europa, a Retrovex se posicionou como uma companhia de referência mundial, conquistando a confiança e a credibilidade que muitos concorrentes lutam diariamente para alcançar.
Inovação é outro diferencial oferecido pela empresa, que busca sempre se reinventar e atender padrões de sustentabilidade e proteção ambiental em toda a sua cadeia produtiva de peças de reposição.
A Retrovex deu um passo à frente ao adotar matéria-prima reciclada, revelando a sua responsabilidade para com o meio ambiente, com o mercado e, sobretudo, com os clientes, que estão cada vez mais exigentes.
A certificação ISO 9001 deixou mais do que evidente o cumprimento dessa meta, enraizada até os dias atuais na cultura da companhia, que se tornou uma referência na comercialização de peças automotivas para reposição.