NISSAN
Um montadora japonesa que conquistou o mercado brasileiro e mundial com veículos inovadores
O mercado automotivo sempre esteve em constante evolução. Isso fica claro a cada nova tecnologia incorporada a veículos de pequeno, médio e grande porte. Para não ficarem obsoletas, muitas montadoras procuram acompanhar tendências e apostar na inovação como forma de se destacarem umas das outras. Este é o caso da Nissan.
Surgida ainda durante o início da década de 1920, na cidade de Tóquio, no Japão, a montadora idealizada por Masujiro Hashimoto tinha como foco inicial produzir caminhões, já que o mercado de veículos leves era praticamente inexistente. Foi preciso uma série de fusões com outras empresas e o constante interesse e procura por automóveis de passeio para motivar a futura nissan a produzir os seus primeiros protótipos.
Então foi em 1931 que o primeiro carro da Nissan surgiu, sendo batizado de ?Datson?. A escolha do nome tem a ver com a sigla DAT, acrónimo criado em homenagem à família de investidores da empresa: Henjiro Den, Rokuro Aoyama e Meitaro Takeuchi.
Entre a década de 1940 e 1950, a Nissan dava um importante passo no sentido de apresentar modelos para o público geral, deixando em segundo plano a sua produção de veículos e soluções militares como vinha acontecendo até então. Isso permitiu que a montadora atravessasse o período da Segunda Guerra Mundial mais preparada para os desafiados que seriam enfrentados nas décadas seguintes.
A expansão da empresa atingiu proporções ainda maiores em 1960 e 1970, quando ela instalou fábricas na Europa e na América Latina, produzindo, exportando e importando seus veículos para motoristas de todos os cantos do planeta.
No caso do Brasil, a montadora Nissan encontrou o lugar ideal para se instalar no Mercosul, principalmente após a abertura do mercado para importação. E também se beneficiou com a parceria Nissan-Renault que permitiu reforçar a presença da marca no território brasileiro.
Nos anos 2000, a Nissan já colhia os frutos de uma parceria bem sucedida: vendas expressivas e dezenas de veículos rodando pelas ruas mundo afora. Os números positivos se mantiveram altos nas décadas seguintes, seja por causa dos investimentos em tecnologias e novas fábricas ou pela presença e sucesso dos seus principais carros-chefe: Frontier, Sentra, X-terra, GT-R, só para citar alguns modelos.
Para o futuro, essa montadora de carros espera manter vivo o seu legado de conquistas e inovações sempre constante e para isso pretende manter o engajamento dos seus colaboradores, assim como seus investimentos em soluções automotivas e ambientais.
TRICO
Uma empresa de peças para carro que trouxe mais segurança para os motoristas
No início dos anos 1900, o setor automotivo ainda estava engatinhando e grande parte dos veículos ofereciam poucos diferenciais em termos de segurança e conforto para os motoristas.
Foi preciso que um acidente automotivo debaixo de chuva forte acontecesse para que John Oishi tomasse a iniciativa, junto com um amigo engenheiro, de criar um aparato que consistia em uma escova com uma espécie de borracha presa na sua extensão. Instalada no para-brisa, a invenção realizava movimentos angulares para remover o excesso de água da chuva.
Não demorou muito tempo para que o que seria considerado o primeiro protótipo do que conhecemos atualmente como para-brisa fosse fabricado em larga escala e comercializado inicialmente nos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra.
Em 1929, a Chamoulhe de Tricontinents Company, como era chamada essa fábrica de peças automotivas teve seu nome alterado para TRICO. A essa altura já eram fabricados e comercializados os primeiros limpadores duplos, representando uma importante evolução desse acessório automotivo.
A adoção de normas de segurança também foi determinante para a efetividade do limpador de para-brisa, que passou a integrar quase toda a frota automotiva, sendo instalado em veículos de pequeno, médio e grande porte ao redor de todo o mundo.
Por sua vez, a Trico Limpadores de Para-brisas se manteve fiel ao seu objetivo de oferecer produtos de qualidade elevada para seus consumidores, chegando, em alguns casos, a superar suas expectativas.
Tudo isso resultou na conquista de diversas certificações de qualidade, como ISO 9001, ISO 14001 E ISO/TS 16949. Dessa forma, a empresa se mantém à frente dos seus principais concorrentes em termos de qualidade, confiança e inovação.