NISSAN
Um montadora japonesa que conquistou o mercado brasileiro e mundial com veículos inovadores
O mercado automotivo sempre esteve em constante evolução. Isso fica claro a cada nova tecnologia incorporada a veículos de pequeno, médio e grande porte. Para não ficarem obsoletas, muitas montadoras procuram acompanhar tendências e apostar na inovação como forma de se destacarem umas das outras. Este é o caso da Nissan.
Surgida ainda durante o início da década de 1920, na cidade de Tóquio, no Japão, a montadora idealizada por Masujiro Hashimoto tinha como foco inicial produzir caminhões, já que o mercado de veículos leves era praticamente inexistente. Foi preciso uma série de fusões com outras empresas e o constante interesse e procura por automóveis de passeio para motivar a futura nissan a produzir os seus primeiros protótipos.
Então foi em 1931 que o primeiro carro da Nissan surgiu, sendo batizado de ?Datson?. A escolha do nome tem a ver com a sigla DAT, acrónimo criado em homenagem à família de investidores da empresa: Henjiro Den, Rokuro Aoyama e Meitaro Takeuchi.
Entre a década de 1940 e 1950, a Nissan dava um importante passo no sentido de apresentar modelos para o público geral, deixando em segundo plano a sua produção de veículos e soluções militares como vinha acontecendo até então. Isso permitiu que a montadora atravessasse o período da Segunda Guerra Mundial mais preparada para os desafiados que seriam enfrentados nas décadas seguintes.
A expansão da empresa atingiu proporções ainda maiores em 1960 e 1970, quando ela instalou fábricas na Europa e na América Latina, produzindo, exportando e importando seus veículos para motoristas de todos os cantos do planeta.
No caso do Brasil, a montadora Nissan encontrou o lugar ideal para se instalar no Mercosul, principalmente após a abertura do mercado para importação. E também se beneficiou com a parceria Nissan-Renault que permitiu reforçar a presença da marca no território brasileiro.
Nos anos 2000, a Nissan já colhia os frutos de uma parceria bem sucedida: vendas expressivas e dezenas de veículos rodando pelas ruas mundo afora. Os números positivos se mantiveram altos nas décadas seguintes, seja por causa dos investimentos em tecnologias e novas fábricas ou pela presença e sucesso dos seus principais carros-chefe: Frontier, Sentra, X-terra, GT-R, só para citar alguns modelos.
Para o futuro, essa montadora de carros espera manter vivo o seu legado de conquistas e inovações sempre constante e para isso pretende manter o engajamento dos seus colaboradores, assim como seus investimentos em soluções automotivas e ambientais.
ORGUS
Uma fábrica de faróis automotivos pautada na tecnologia, sustentabilidade e inovação
Poucas empresas conseguem oferecer tanta qualidade e eficiência e, ainda, estabelecer processos que preservam o meio ambiente como a Orgus Faróis, uma fábrica de faróis automotivos referência no mercado brasileiro de peças automotivas.
Em mais de três décadas de existência, a empresa ainda mostra todo o seu potencial ao produzir faroís principais e faróis de milha seguindo uma série de boas práticas, que vão desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento até a produção dos produtos. Dessa forma, garante que essas peças para carros tenham maior durabilidade e segurança para a condução em situações de baixa iluminação.
A realização de cada etapa leva em consideração práticas sustentáveis, que não agridem o meio ambiente, evitando a poluição do ar ou do solo. Assim, a Orgus Faróis mantém-se comprometida com sua missão de desenvolver faróis automotivos modernos, eficientes e tecnológicos.
Também vale ressaltar o constante aprimoramento do relacionamento entre a empresa e a equipe de colaboradores, que são extremamente capacitados e atualizados em relação às novas tendências do mercado.
Isso garante tanto uma produção mais focada na qualidade quanto um atendimento mais próximo dos clientes, que enxergam nessa fábrica de uma referência em qualidade, sustentabilidade e inovação.