NISSAN
Um montadora japonesa que conquistou o mercado brasileiro e mundial com veículos inovadores
O mercado automotivo sempre esteve em constante evolução. Isso fica claro a cada nova tecnologia incorporada a veículos de pequeno, médio e grande porte. Para não ficarem obsoletas, muitas montadoras procuram acompanhar tendências e apostar na inovação como forma de se destacarem umas das outras. Este é o caso da Nissan.
Surgida ainda durante o início da década de 1920, na cidade de Tóquio, no Japão, a montadora idealizada por Masujiro Hashimoto tinha como foco inicial produzir caminhões, já que o mercado de veículos leves era praticamente inexistente. Foi preciso uma série de fusões com outras empresas e o constante interesse e procura por automóveis de passeio para motivar a futura nissan a produzir os seus primeiros protótipos.
Então foi em 1931 que o primeiro carro da Nissan surgiu, sendo batizado de ?Datson?. A escolha do nome tem a ver com a sigla DAT, acrónimo criado em homenagem à família de investidores da empresa: Henjiro Den, Rokuro Aoyama e Meitaro Takeuchi.
Entre a década de 1940 e 1950, a Nissan dava um importante passo no sentido de apresentar modelos para o público geral, deixando em segundo plano a sua produção de veículos e soluções militares como vinha acontecendo até então. Isso permitiu que a montadora atravessasse o período da Segunda Guerra Mundial mais preparada para os desafiados que seriam enfrentados nas décadas seguintes.
A expansão da empresa atingiu proporções ainda maiores em 1960 e 1970, quando ela instalou fábricas na Europa e na América Latina, produzindo, exportando e importando seus veículos para motoristas de todos os cantos do planeta.
No caso do Brasil, a montadora Nissan encontrou o lugar ideal para se instalar no Mercosul, principalmente após a abertura do mercado para importação. E também se beneficiou com a parceria Nissan-Renault que permitiu reforçar a presença da marca no território brasileiro.
Nos anos 2000, a Nissan já colhia os frutos de uma parceria bem sucedida: vendas expressivas e dezenas de veículos rodando pelas ruas mundo afora. Os números positivos se mantiveram altos nas décadas seguintes, seja por causa dos investimentos em tecnologias e novas fábricas ou pela presença e sucesso dos seus principais carros-chefe: Frontier, Sentra, X-terra, GT-R, só para citar alguns modelos.
Para o futuro, essa montadora de carros espera manter vivo o seu legado de conquistas e inovações sempre constante e para isso pretende manter o engajamento dos seus colaboradores, assim como seus investimentos em soluções automotivas e ambientais.
BOSCH
Uma empresa de peças automotivas que conquistou o mundo
Versatilidade na fabricação de peças automotivas e foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para indústrias, casas e cidades inteligentes. Essas são algumas das áreas de atuação da Bosch, uma multinacional alemã que surgiu em 1886 e se tornou uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.
A empresa foi criada por Robert Bosch, industrial e inventor alemão, responsável pelo desenvolvimento da ignição para o magneto e da bomba de injeção para motores a diesel.
Conforme foi ganhando projeção mundial, instalando novas fábricas em outros países - a exemplo do Brasil, onde se instalou em 1954 - a empresa Bosch aumentou o seu catálogo abrangendo as áreas de tecnologia automotivas, industrial e de construção.
Contudo, é no segmento automotivo que a Bosch se destaca, produzindo sistemas de direção e combustível, motores de arranque, geradores, freios, controles automotivos, entre outros.
A questão da mobilidade também ganhou atenção especial por parte da Bosch, que considera a inclusão da tecnologia no dia a dia do motorista como um importante passo para a evolução na sua forma de dirigir com segurança e responsabilidade.
Para oferecer um catálogo de respeito foi necessário investir em treinamentos constantes dos seus colaboradores a fim de capacitá-los para desenvolverem componentes e peças automotivas cada vez melhores em termos de qualidade e durabilidade.
A meta é manter o mesmo nível de excelência nas próximas décadas, sempre desenvolvendo soluções economicamente sustentáveis e oferecendo a melhor experiência para todos os envolvidos na cadeia produtiva, desde o fornecedor até o consumidor final.