FORD FIESTA
A evolução de um carro moderno
A montadora Ford se tornou sinônimo de qualidade no mercado automotivo graças aos seus automóveis resistentes e duráveis, características cada vez mais procuradas por motoristas que buscam por veículos que ofereçam custo x benefício na medida certa. O Ford Fiesta é um destes exemplos bem-sucedidos.
Presente no segmento de compactos premium, o Fiesta já passou por diversas gerações, sempre recebendo novas atualizações, seja no design da sua carroceria ou na adição de peças mecânicas mais modernas e tecnológicas.
A primeira geração do carro Ford Fiesta surgiu em 1976 e contava com três portas e motores de 1,0 e 1,1 litros, mais do que suficientes para os seus 700kg. Com linhas mais retangulares e design simplista, o Ford Fiesta surgia como um automóvel compacto, ideal para a rotina de grandes metrópoles.
Cinco anos depois, chegava ao mercado norte-americano o Ford Fiesta XR2, um modelo esportivo mais potente, com 1,6 litros, 84v e suspensão reforçada. Estes novos atributos popularizaram o novo automóvel Ford, fazendo com que ele ganhasse projeção mundial, principalmente nos mercados britânico e alemão ao longo de 5 anos.
Já em 1983, o Fiesta RX2 recebeu uma repaginada no seu visual, com carroceria aumentada e motor aprimorado. Agora com uma caixa de cinco marchas e motor de 1,6 litros. Esse Fiesta Ford se posicionou como um veículo automotivo pronto para concorrer de igual para igual com carros hatch de outras montadoras.
No Brasil, o Ford Fiesta só deu as caras no início de 1995, quando já estava na sua terceira geração. Dentre todos os outros modelos já lançados pela montadora, o Ford BE-13 (como era conhecido na época), vinha de fábrica com 5 portas e freios antitravamento (ABS).
Disponível nas opções entre 1,4 e 1,6 litros, injeção eletrônica e 100cv, esse Fiesta hatchback rapidamente se tornou um dos modelos mais vendidos durante os anos 1990.
Em 1996, o Fiesta comemorava 20 anos de existência e o sucessor do BE-13 contava com evoluções bem-vindas tanto em relação ao seu design externo quanto nos seus componentes mecânicos.
Com motores de 1,25, 1,4 e 1,6 litros rodando a gasolina, além de um motor 1,8 a diesel (o modelo a diesel não veio para o Brasil), o carro Ford Fiesta chegava a sua quarta geração, permanecendo forte na disputa entre os melhores compactos esportivos daquele ano.
No ano de 2001, a Ford decidiu inovar mais uma vez, apresentando a quinta geração do Fiesta, com uma construção atualizada e mais robusta, além do acréscimo dos motores Duratec nas versões 1,3, 1,4 e 1,6, todos a gasolina. A diferença deste carro Ford para os demais estava justamente na adição de um compressor integrado na versão Supercharger do Fiesta.
A sexta geração do Fiesta apresenta um estilo mais ousado, com linhas marcantes e ousadas, além da inclusão da versão sedã. Também houve uma reestilização na parte dianteira, que trouxe uma estética mais moderna e contemporânea para o novo Fiesta.
Em 2012, o Ford Fiesta hatch vinha de fábrica com motor Ecoboost turbo de 1.0 litro e até 125cv, sendo sucedido pelo Fiesta ST com motor turbo 1.6 e 182cv. Quatro anos mais tarde, em 2016, era lançado o Fiesta ST 200, com incríveis 200cv de potência.