FORD
Automóveis para quem deseja ir mais longe
A Ford Motor Company, conhecida também por Ford, é uma montadora de veículos americana fundada em 16 de junho de 1903 por Henry Ford.
No início, a empresa apenas fabricava veículos na cor preta e ficou conhecida pelo Fordismo, método de produção em larga escala que utiliza de linhas de montagens.
Em mais de 100 anos de existência, a Ford se consolidou no mercado automobilístico tornando-se uma das maiores empresas do mercado.
História da Ford
No início, a Ford contou com um investimento de 28 mil dólares que veio de 12 investidores diferentes, entre eles os irmãos Dodge, futuros fundadores da marca de carro com mesmo nome.
Os carros Ford eram produzidos em pequena escala e contavam com três profissionais para produzir cada veículo, porém esse processo fazia com que o veículo tivesse alto preço. Para que eles se tornassem mais acessíveis para a classe média, Henry Ford criou o método de produção que ficou famoso no mundo todo por sua eficiência e é utilizado até hoje, o Fordismo.
Rapidamente a empresa cresceu e se expandiu para o mundo todo, se tornando a mais lucrativa da década de 20.
Inovações da Ford
A Ford sempre se destacou por levar inovações aos seus carros.
No início da década de 30, ela lançou o primeiro carro com vidro para-brisa temperado. Em 1932 coloca no mercado o primeiro motor V8 de baixo custo.
Na década de 50, a montadora de carros cria o primeiro pacote de segurança automotiva, que continha: volante com regulagem de profundidade, grade frontal, cintos de segurança no banco traseiro. Também é nessa década que ela lança a trava de segurança para crianças na porta.
Ford no Brasil
A Ford Brasil foi a primeira empresa do ramo automobilístico a instalar no país, em 1919. Inicialmente era voltada apenas para a importação de veículos fabricados no exterior.
Em 1921, inaugura a sua linha de montagem e passa a ser uma montadora de veículos, fabricando o Ford Modelo T e o caminhão TT. Em 1978 lança o Corcel II, veículo da marca que alcançou o maior sucesso em sua história no país.
ESCORT
Um automóvel que marcou época pelo seu design e potência
Hoje, conhecido como um veículo tipicamente brasileiro, o Ford Escort teve sua origem bem distante daqui, mais precisamente no continente europeu. Surgido durante os anos 1970, o Escort estreou em terras tupiniquins apenas na década de 1980.
Naquela época, na Europa, o veículo já estava na sua terceira versão. Apesar do motor brasileiro e europeu compartilharem dos mesmos 1.6, ainda assim era perceptível a diferença de desempenho, pior do lado de cá.
Apesar de decepcionar no quesito performance, o carro Escort contava com atrativos que podiam ser notados tanto na carroceria (defletores aerodinâmicos e rodas aro 14) quanto no acabamento interno (bancos esportivos e painel de instrumentos moderno).
Numa tentativa (que mais tarde se mostrou bem-sucedida) a Ford decidiu unir forças com a Volkswagen da América Latina, criando a Holding Autolatina. A parceria culminou na criação de um novo modelo do Escort, mais potente e esportivo.
Enquanto o motor AP de 1.8 da Volkswagen presente na versão Ghia rendia exatos 90 cv, o que estava instalado no XR3 ia além, atingindo quase 100 cv. Assim o motorista tinha em mãos um automóvel que fazia jus à proposta de aliar esportividade e desempenho em um mesmo veículo.
Já no início dos anos 1990, a Ford apresentou a segunda geração do Escort nas versões L, GL, Ghia, XR3 (incluindo a opção conversível). O carburador a gasolina estava presente em todos os modelos deste carro Ford.
Conforme a década de 1990 chegava ao fim, a montadora se preparava para fazer mais algumas modificações no Escort, a começar pela inclusão do moderno motor Zetec 1.8 de 16v, um conjunto potente para gerar 115 cv.
Nesta fase, ao optar por lançar duas versões (GL e GLX), a Ford Motor Company conseguiu manter o veículo em circulação até o início dos anos 2000, quando o Ford Focus já havia sido anunciado, acabando de vez com as chances do Escort se manter na ativa.
LENTE DO RETROVISOR COM BASE
Saiba como influencia na sua dirigibilidade ao volante
Desde as primeiras aulas na autoescola, os motoristas iniciantes são orientados para o uso e ajuste dos espelhos retrovisores, seja o espelho central, localizado no interior do automóvel ou os espelhos externos, dispostos nas duas extremidades do banco do motorista e do passageiro.
Mesmo com cuidados constantes para manter os espelhos retrovisores do lado de fora sempre preservados, em algum momento eles deverão ser trocados, caso sejam danificados por uma batida causada pelo descuido de uma motocicleta em alta velocidade ou um choque involuntário, fruto de uma manobra desatenta dentro de uma vaga de estacionamento.
Como forma de não comprometer o orçamento do motorista, alguns fabricantes desenvolveram versões alternativas e de boa qualidade das peças originais, compatíveis com mais de mesmo modelo de um automóvel.
Dependendo do nível do estrago, toda a peça do retrovisor precisa ser completamente trocada. Mas, em alguns casos, é possível trocar apenas a lente, quando ocorrem, por exemplo, pequenos desgastes ou choques superficiais.
A substituição da lente do retrovisor com base pode ser feita em uma oficina mecânica por um profissional especializado, caso o motorista não possua os conhecimentos técnicos necessários para realizar a troca.