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Peças Ford EcoSport 2015 Titanium 1.6 16V Flex PowerShift - página 13

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FORD ECOSPORT


Um SUV compacto cheio de atrativos para os motoristas brasileiros

Na hora de comprar um novo veículo, muitos motoristas consideram uma série de requisitos básicos para direcionar a sua escolha, como performance, conforto e, sobretudo, espaço. Este último aspecto é bastante valorizado por quem costuma viajar, especialmente com a família ou com uma grande turma de amigos, como um diferencial determinante.

Quando o segmento de SUVs chegou ao mercado brasileiro, isso ficou ainda mais evidente, principalmente com o lançamento do Ford Ecosport, em 2003. Na forma de utilitário esportivo, este SUV compacto - originário da plataforma Fiesta, outro modelo da montadora - começou a ser produzido na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

A versão lançada no início dos anos 2000 podia ser encontrada com motorizações 1.0, que se destacava pela economia de combustível, e 1.6, que oferecia maior potência e desempenho, convertido nos 98 cv.

Já o modelo 2.0 se sobressaia aos dois anteriores pela presença de 143 cv e do câmbio manual de 5 marchas, formando o conjunto perfeito para quem procurava por alta performance.

Pouco tempo depois, em 2006, o Ecosport recebeu algumas modificações mecânicas importantes: o modelo 1.6 se tornou flex e o 2.0 ganhou a opção de câmbio automático de 4 marchas.

Em 2007, a Ford anunciou a primeira reestilização, tanto na estrutura quanto no design do veículo. A grade dianteira ganhou destaque e os faróis aumentaram de tamanho, dando um novo visual para o SUV compacto.

No entanto, foi o painel reformulado que mais chamou a atenção, pois, se antes vibrava constantemente quando o veículo trafegava por solos irregulares, agora estava mais estável, graças à presença de novos materiais fonoabsorventes na cabine para reduzir o ruído.

Também foram colocadas buchas de borracha atrás da tampa traseira e uma proteção emborrachada em torno do miolo da chave na tentativa de minimizar o ruído excessivo.

Mesmo corrigindo erros e mostrando que o Ecosport Ford poderia se tornar uma opção interessante para quem estivesse em busca de um utilitário esportivo, logo a Ford teria que lidar com um novo concorrente mais moderno e equipado: o Renault Duster, lançado em 2011.

A resposta veio rápida e, em 2012, o Ecosport da Ford ganhou novas atualizações, sobretudo no que diz respeito à sua mecânica. As versões de entrada passaram a ser fabricadas com motor 1.6 Sigma, de 115 cv. Já os modelos mais caros ficaram com motorização 2.0, 147 cv e câmbio automático opcional de dupla embreagem e 6 marchas (Powershift).

Em 2014, a Ford anunciou outra atualização no seu utilitário esportivo, priorizando novamente a parte mecânica e fazendo apenas algumas modificações no visual. O motor 1.6 foi substituído pelo 1.5 com 3 cilindros e a transmissão Powershift deu lugar a automática convencional, agora com 6 marchas nas versões 1.5 e 2.0.


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