FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
UNO
Referência dos carros populares no país
Uma das últimas grandes marcas a chegar e se fixar no Brasil no final da década de 70, a Fiat trouxe no início da década de 80, o Fiat Uno, o precursor dos carros populares no país. O carro pioneiro em itens como economia e tecnologia do segmento.
O modelo chegou ao Brasil em 1986, dois anos depois de sua criação na Itália. Disposto a entrar no mercado de automóveis brasileiro de cabeça, o modelo de carro passou por alterações na suspensão, para se adequar às ruas tupiniquins, além de uma mudança no estepe, para evitar que o porta malas precise ser esvaziado para encontrar a roda.
Inicialmente criado para substituir o Fiat 147, o carro Uno chegou a sofrer rejeição entre os clientes já que ele era tão diferente de outros modelos de carros da época. Foi chamado até de ?botinha ortopédica?, devido ao seu formato mais quadrado. Mesmo assim, seu modelo foi base de uma família de carros da Fiat, que inclui o sedã Prêmio, a Station Wagon Elba, além da Fiorino.
Em 1990, com a criação do modelo Uno Mille, que utilizava um motor menos potente, mas muito mais econômico, o carro virou referência entre os carros populares.
O Fiat Uno sofreu para entrar no mercado. No entanto, poucos anos depois, se consagrou como um dos carros mais popular e econômico do país.
PAINEL DIANTEIRO
Uma peça automotiva multifuncional
Todo automóvel, desde o momento em que é projetado até sua construção, tem como objetivo despertar o desejo de compra por parte o consumidor que pode ser atraído pelo seu desempenho ou pelo seu design arrojado.
Durante a montagem na linha de produção, uma peça recebe especial atenção, tanto na manutenção da aerodinâmica quanto na segurança do motorista: o painel dianteiro.
Responsável pelo fechamento da frente do veículo, o painel frontal funciona como uma ?camada de proteção? para a carroceria, juntamente com o parachoque, a grade automotiva e o capô, estruturas que protegem peças mecânicas como o motor de possíveis batidas e choques.
O painel dianteiro do carro é fabricado tendo em vista diversos modelos de veículos e o seu formato interfere tanto na aerodinâmica quanto na sua identidade visual automotiva.
A troca do painel exige um trabalho minucioso por parte do funileiro (ou lanterneiro), que precisa remover outros componentes da parte dianteira do veículo, como grade, parachoque, lanternas e faróis. Portanto, evite trocá-lo por conta própria e sempre que possível procure a orientação de um profissional.