FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
TIPO
Um hatch médio italiano que impactou o mercado automotivo nacional
Em meados dos anos 1990, as montadoras instaladas no Brasil competiam entre si pela hegemonia do mercado automotivo, em uma verdadeira corrida para oferecer novas tecnologias e funcionalidades em seus veículos.
A partir do momento em que o Fiat Tipo, modelo da montadora italiana, deu as caras em terras tupiniquins, ele se tornou um fenômeno de vendas que ofuscou os hatches médios até então apresentados pelos concorrentes.
Assim, o carro Tipo da Fiat, lançado na Europa no início da década de 1990, desembarcou no Brasil unindo o que havia de melhor em termos de conforto, ergonomia e espaço interno.
A suspensão independente nas quatros rodas oferecia equilíbrio e estabilidade para a condução do veículo, enquanto o motor 1.6 com injeção monoponto desenvolvia 82cv, oferecendo um desempenho modesto.
Já o interior do automóvel contava com painel de instrumentos simples, bancos com acabamento em tecido, câmbio de cinco marchas e airbag de fábrica. Um conjunto básico que oferecia um equilíbrio razoável entre conforto e funcionalidade para o motorista.
A partir da segunda metade dos anos 1990, o Fiat Tipo começou a apresentar os primeiros problemas, a exemplo dos incêndios causados por um defeito na direção assistida.
Mesmo após passar por dois recalls, a imagem do veículo e da montadora ficou comprometida, o que culminou na queda das vendas e consequente descontinuidade da produção brasileira no final daquela década.
Cerca de 20 anos depois, em 2016, a Fiat decidiu trazer de volta o automóvel. O novo fiat Tipo pouco lembra os contornos de linhas retas que marcaram o seu lançamento. Agora, o design está mais elegante, tanto por dentro quanto por fora.
PASTILHA DO FREIO
Um componente automotivo que precisa estar sempre em dia
Acidentes são comuns no trânsito e, em sua maioria, são causados por imprudência dos motoristas. Além disso, a falta de revisão do veículo também influencia no aumento dessa estatística.
Uma série de componentes automotivos precisa ser constantemente checada e trocada para garantir uma direção tranquila e segura, a exemplo da pastilha de freio, item fundamental para ter estabilidade nas frenagens.
Na maior parte dos veículos que circula no Brasil, elas estão presentes nas duas rodas dianteiras (em alguns modelos é possível encontrar pastilhas nas quatro rodas).
Em média, o conjunto de pastilhas de freio dura entre 20 e 40 mil quilômetros, sendo que, após esse período, é necessário substituí-lo por um novo. A troca deve ocorrer quando a espessura do material de atrito ficar reduzida a 2 mm.
Algumas pastilhas têm uma peça de metal chamada indicador de desgaste, que produz um som agudo quando as pastilhas estão gastas e necessitam ser substituídas por novas. Ao escutar o barulho, não hesite em checar o estado das pastilhas.
Contudo, outros fatores também podem sinalizar a substituição do jogo de pastilha de freio antes do tempo estipulado pelo fabricante. O primeiro deles é quando as pastilhas do freio apresentam sinais de desgaste, ou seja, quando o pedal de freio não oferece mais a mesma firmeza ao ser acionado, dando a impressão de estar ?flácido?.
Outro alerta para a perda da eficiência das pastilhas de freio está na distância que o veículo percorre desde o momento em que o freio é acionado até quando ele realmente para. Caso você perceba que ela está ficando cada vez mais longa, é recomendado fazer uma visita a uma oficina mecânica para a troca das pastilhas e, se necessário, do disco de freio também.
Mesmo que a troca das pastilhas pareça inevitável, ainda assim é possível tomar algumas medidas de prevenção para diminuir o desgaste prematuro desses componentes, como evitar frenagens bruscas e rodar na velocidade estabelecida para a via onde estiver circulando.
Tomando esses cuidados, você vai notar uma mudança significativa na direção, principalmente na sua segurança e dos outros passageiros, motoristas e pedestres.