FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
TIPO
Um hatch médio italiano que impactou o mercado automotivo nacional
Em meados dos anos 1990, as montadoras instaladas no Brasil competiam entre si pela hegemonia do mercado automotivo, em uma verdadeira corrida para oferecer novas tecnologias e funcionalidades em seus veículos.
A partir do momento em que o Fiat Tipo, modelo da montadora italiana, deu as caras em terras tupiniquins, ele se tornou um fenômeno de vendas que ofuscou os hatches médios até então apresentados pelos concorrentes.
Assim, o carro Tipo da Fiat, lançado na Europa no início da década de 1990, desembarcou no Brasil unindo o que havia de melhor em termos de conforto, ergonomia e espaço interno.
A suspensão independente nas quatros rodas oferecia equilíbrio e estabilidade para a condução do veículo, enquanto o motor 1.6 com injeção monoponto desenvolvia 82cv, oferecendo um desempenho modesto.
Já o interior do automóvel contava com painel de instrumentos simples, bancos com acabamento em tecido, câmbio de cinco marchas e airbag de fábrica. Um conjunto básico que oferecia um equilíbrio razoável entre conforto e funcionalidade para o motorista.
A partir da segunda metade dos anos 1990, o Fiat Tipo começou a apresentar os primeiros problemas, a exemplo dos incêndios causados por um defeito na direção assistida.
Mesmo após passar por dois recalls, a imagem do veículo e da montadora ficou comprometida, o que culminou na queda das vendas e consequente descontinuidade da produção brasileira no final daquela década.
Cerca de 20 anos depois, em 2016, a Fiat decidiu trazer de volta o automóvel. O novo fiat Tipo pouco lembra os contornos de linhas retas que marcaram o seu lançamento. Agora, o design está mais elegante, tanto por dentro quanto por fora.
COBREQ
Uma empresa que conquistou a confiança e o respeito do consumidor mundial
Em seus primeiros anos de vida, muitas empresas decidem apostar em um segmento de mercado que, em alguns casos, acaba se mostrando pouco promissor. A solução é alterar completamente o seu foco comercial. Foi o que aconteceu com a Cobreq. Inicialmente focada na fabricação de equipamentos e produtos para mergulho profissional, a empresa brasileira, criada em 1961, percebeu que focar no mercado automotivo seria um ótimo negócio a longo prazo.
Apesar dos riscos envolvidos, a companhia logo percebeu o quanto estava certa em direcionar seus esforços para a produção de materiais de fricção e lonas de freio para as montadoras de veículos e também para o mercado de reposição de peças automotivas.
Tanto é que, pouco tempo depois, em 1969, o catálogo Cobreq já abrangia uma imensa quantidade de componentes, com destaque para pastilhas de freio de veículos de pequeno, médio e grande porte.
Como as empresas concorrentes já estavam investindo na expansão dos seus negócios, a Cobreq também seguiu na mesma direção, inaugurando, em 1975, uma unidade fabril na cidade de Indaiatuba (SP), em um terreno de 80 mil m². A novidade ficava por conta da produção de peças e acessórios para motocicletas.
A partir daquele momento, a empresa cresceu e se modernizou, provando que conceitos como sustentabilidade, inovação e tecnologia estavam alinhados entre si e formavam os pilares do seu negócio.
A conquista da certificação ISO 14001, em 2001, e o reconhecimento como empresa focada em gestão ambiental trouxeram ainda mais valor e credibilidade para a organização, adquirida no mesmo ano pelo grupo alemão TMD Friction, uma das maiores referências mundiais na produção de materiais de fricção.
Uma década mais tarde, o grupo japonês Nisshinbo, tradicional fabricante de materiais de fricção, comprou o controle acionário da TMD, mantendo a marca Cobreq, hoje presente em vários países.
Sempre investindo no mercado automotivo brasileiro, a Cobreq pastilhas percebeu a necessidade de expansão e decidiu transferir as linhas de produção de Indaiatuba para uma nova e mais moderna fábrica na cidade de Salto, também no interior de São Paulo. Com a nova unidade, inaugurada em 2017, a expectativa é crescer ainda mais e atender melhor os clientes.