FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
TIPO
Um hatch médio italiano que impactou o mercado automotivo nacional
Em meados dos anos 1990, as montadoras instaladas no Brasil competiam entre si pela hegemonia do mercado automotivo, em uma verdadeira corrida para oferecer novas tecnologias e funcionalidades em seus veículos.
A partir do momento em que o Fiat Tipo, modelo da montadora italiana, deu as caras em terras tupiniquins, ele se tornou um fenômeno de vendas que ofuscou os hatches médios até então apresentados pelos concorrentes.
Assim, o carro Tipo da Fiat, lançado na Europa no início da década de 1990, desembarcou no Brasil unindo o que havia de melhor em termos de conforto, ergonomia e espaço interno.
A suspensão independente nas quatros rodas oferecia equilíbrio e estabilidade para a condução do veículo, enquanto o motor 1.6 com injeção monoponto desenvolvia 82cv, oferecendo um desempenho modesto.
Já o interior do automóvel contava com painel de instrumentos simples, bancos com acabamento em tecido, câmbio de cinco marchas e airbag de fábrica. Um conjunto básico que oferecia um equilíbrio razoável entre conforto e funcionalidade para o motorista.
A partir da segunda metade dos anos 1990, o Fiat Tipo começou a apresentar os primeiros problemas, a exemplo dos incêndios causados por um defeito na direção assistida.
Mesmo após passar por dois recalls, a imagem do veículo e da montadora ficou comprometida, o que culminou na queda das vendas e consequente descontinuidade da produção brasileira no final daquela década.
Cerca de 20 anos depois, em 2016, a Fiat decidiu trazer de volta o automóvel. O novo fiat Tipo pouco lembra os contornos de linhas retas que marcaram o seu lançamento. Agora, o design está mais elegante, tanto por dentro quanto por fora.
GRADE DIANTEIRA
Como transmite personalidade aos automóveis
Desde o momento em que um veículo é projetado, uma série de aspectos são pensados com o objetivo de criar uma identidade visual e despertar o desejo de compra do consumidor.
Eles podem variar entre a adoção de um design diferenciado ou a manutenção de um detalhe característico, geralmente localizado do lado de fora do automóvel. A grade dianteira é um desses acessórios para carro que conseguem transmitir imponência, elegância e modernidade para a região frontal dos automóveis.
Além da importância estética, a tela frontal também permite que o ar externo do ambiente atravesse para refrigerar o motor e o sistema de circulação de ar interno, ganhando ainda mais funcionalidade. No entanto, esse detalhe acaba ficando em segundo plano, já que o design da grade frontal permanece em evidência.
É possível encontrar esse acessório automotivo com ou sem emblema nas opções com acabamento cromado ou fosco. Caberá ao motorista escolher qual modelo combina mais com o seu veículo e perfil.
Apesar das diferenças de construção, a forma de substituir e instalar uma nova tela frontal permanece a mesma. Em alguns veículos será preciso levantar o capô para visualizar as travas, enquanto em outros elas permanecem ocultas e estão localizadas do lado de dentro da grade dianteira.
Neste último caso, será necessário colocar os dedos por dentro da grade frontal para encontrar os encaixes e soltá-los individualmente. Depois é só removê-la e posicionar o novo acessório no lugar, pressionando cada uma das suas extremidades até escutar consecutivos cliques, indicando que ela está devidamente encaixada.
É importante que o processo seja feito com atenção e cuidado para não danificar as travas, nem o novo acessório adquirido. Agora você já pode aproveitar o visual renovado do seu automóvel.