FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
STRADA
Uma picape leve que chamou a atenção do mercado brasileiro no final dos anos 1990
Há décadas, as montadoras de veículos investem seus esforços para atender aos mais diferentes perfis de motoristas. Para quem precisa carregar objetos maiores e mais pesados, seja por conta do trabalho ou do lazer, as picapes se posicionam como boas alternativas, como o caso da Fiat Strada.
Lançada em 1998, a picape Strada tinha como objetivo suceder o Fiat Fiorino, oferecendo motor mais potente e um visual moderno. Com o objetivo de chamar a atenção de um público mais jovem, a Strada foi comercializada, inicialmente, em três versões : Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 (92cv) e LX 1.6 (106cv).
Uma grande sacada da montadora foi apresentar, pouco tempo depois do lançamento, a carroceria de cabine estendida, até então inédita no mercado.
Segundo a Fiat, pesquisas indicaram que a maioria dos clientes de picapes sofria com a falta de espaço na cabine. A partir daí, adicionou um espaço de 300 litros atrás dos bancos, o que dava maior conforto aos ocupantes. A caçamba perdeu um volume considerável, mas ainda era possível carregar objetos menores.
No ano de 2001, a montadora italiana decidiu apostar no lançamento da Strada Adventure. Em questão de três anos de produção, o carro Fiat Strada já liderava o mercado de picape pequenas, sendo uma referência por muito anos.
Na época, o Adventure vinha equipado com motor 1.6, tração dianteira, câmbio manual, suspensão dianteira independente, freios dianteiros a discos e traseiros a tambor e direção hidráulica.
Em em 2003, foram anunciados os motores Fiasa 1.5 (77 cv) e Powertrain 1.8 (108 cv) que traziam ainda mais potência e desempenho para o Fiat Strada. Este último foi resultado de uma parceria realizada entre a Fiat e a General Motors.
A partir de 2004, a Strada Fiat ganharia uma reformulação ainda mais profunda e muito bem-vinda no design da sua carroceria com faróis maiores e para-choque que transmitia imponência. A linha passou a ser formada pelas versões Fire, Trekking e Adventure.
Cinco anos mais tarde, a picape da Fiat foi novamente renovada, ganhando novos faróis com parábola dupla e pára-choque redesenhado. Outra novidade foi a introdução do sistema Locker de bloqueio do diferencial dianteiro, mecanismo que ajudava a Strada a superar pequenos obstáculos em pisos irregulares com mais facilidade.
A chegada da versão Sporting em 2010 trouxe de volta a cabine dupla. No entanto, o seu retorno não foi bem visto pelo público, já que o espaço era insuficiente para comportar mais passageiros de forma confortável.
Em 2013, a montadora atraiu os holofotes do mercado para a Strada atraiu mais uma vez ao dispensar o pedal de embreagem e fabricar um veículo com carroceria de três portas na qual a abertura se dava em lados opostos.
COBREQ
Uma empresa que conquistou a confiança e o respeito do consumidor mundial
Em seus primeiros anos de vida, muitas empresas decidem apostar em um segmento de mercado que, em alguns casos, acaba se mostrando pouco promissor. A solução é alterar completamente o seu foco comercial. Foi o que aconteceu com a Cobreq. Inicialmente focada na fabricação de equipamentos e produtos para mergulho profissional, a empresa brasileira, criada em 1961, percebeu que focar no mercado automotivo seria um ótimo negócio a longo prazo.
Apesar dos riscos envolvidos, a companhia logo percebeu o quanto estava certa em direcionar seus esforços para a produção de materiais de fricção e lonas de freio para as montadoras de veículos e também para o mercado de reposição de peças automotivas.
Tanto é que, pouco tempo depois, em 1969, o catálogo Cobreq já abrangia uma imensa quantidade de componentes, com destaque para pastilhas de freio de veículos de pequeno, médio e grande porte.
Como as empresas concorrentes já estavam investindo na expansão dos seus negócios, a Cobreq também seguiu na mesma direção, inaugurando, em 1975, uma unidade fabril na cidade de Indaiatuba (SP), em um terreno de 80 mil m². A novidade ficava por conta da produção de peças e acessórios para motocicletas.
A partir daquele momento, a empresa cresceu e se modernizou, provando que conceitos como sustentabilidade, inovação e tecnologia estavam alinhados entre si e formavam os pilares do seu negócio.
A conquista da certificação ISO 14001, em 2001, e o reconhecimento como empresa focada em gestão ambiental trouxeram ainda mais valor e credibilidade para a organização, adquirida no mesmo ano pelo grupo alemão TMD Friction, uma das maiores referências mundiais na produção de materiais de fricção.
Uma década mais tarde, o grupo japonês Nisshinbo, tradicional fabricante de materiais de fricção, comprou o controle acionário da TMD, mantendo a marca Cobreq, hoje presente em vários países.
Sempre investindo no mercado automotivo brasileiro, a Cobreq pastilhas percebeu a necessidade de expansão e decidiu transferir as linhas de produção de Indaiatuba para uma nova e mais moderna fábrica na cidade de Salto, também no interior de São Paulo. Com a nova unidade, inaugurada em 2017, a expectativa é crescer ainda mais e atender melhor os clientes.