FIAT
Sinônimo de qualidade e gestão automotiva tecnológica e sustentável
Quando uma montadora de carros como a Fiat desembarca em terras estrangeiras, logo assume o compromisso de oferecer os melhores carros automotivos de acordo com o perfil e a cultura dos motoristas e amantes daquele local.
Desde o início das suas primeiras operações no Brasil, a montadora Fiat se destaca frente aos seus principais concorrentes, principalmente em relação ao mercado de carros populares.
Ao oferecer modelos focados no conforto, tecnologia de ponta e alta durabilidade, a Fiat rapidamente se tornou uma das melhores fábricas de carros na indústria automotiva brasileira.
Atuante nos quatros cantos do Brasil, expande o acesso ao seu catálogo de veículos para milhares de brasileiros apaixonados por automóveis.
Além de focar seus esforços nas áreas relativas à manutenção e assessoria, a Fiat não deixa de lado conceitos imprescindíveis como responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Completamente engajada nesses dois campos, a Fiat Brasil se distingue das demais montadoras de veículos ao aliar tecnologia, sustentabilidade e competência profissional em um só lugar.
STRADA
Uma picape leve que chamou a atenção do mercado brasileiro no final dos anos 1990
Há décadas, as montadoras de veículos investem seus esforços para atender aos mais diferentes perfis de motoristas. Para quem precisa carregar objetos maiores e mais pesados, seja por conta do trabalho ou do lazer, as picapes se posicionam como boas alternativas, como o caso da Fiat Strada.
Lançada em 1998, a picape Strada tinha como objetivo suceder o Fiat Fiorino, oferecendo motor mais potente e um visual moderno. Com o objetivo de chamar a atenção de um público mais jovem, a Strada foi comercializada, inicialmente, em três versões : Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 (92cv) e LX 1.6 (106cv).
Uma grande sacada da montadora foi apresentar, pouco tempo depois do lançamento, a carroceria de cabine estendida, até então inédita no mercado.
Segundo a Fiat, pesquisas indicaram que a maioria dos clientes de picapes sofria com a falta de espaço na cabine. A partir daí, adicionou um espaço de 300 litros atrás dos bancos, o que dava maior conforto aos ocupantes. A caçamba perdeu um volume considerável, mas ainda era possível carregar objetos menores.
No ano de 2001, a montadora italiana decidiu apostar no lançamento da Strada Adventure. Em questão de três anos de produção, o carro Fiat Strada já liderava o mercado de picape pequenas, sendo uma referência por muito anos.
Na época, o Adventure vinha equipado com motor 1.6, tração dianteira, câmbio manual, suspensão dianteira independente, freios dianteiros a discos e traseiros a tambor e direção hidráulica.
Em em 2003, foram anunciados os motores Fiasa 1.5 (77 cv) e Powertrain 1.8 (108 cv) que traziam ainda mais potência e desempenho para o Fiat Strada. Este último foi resultado de uma parceria realizada entre a Fiat e a General Motors.
A partir de 2004, a Strada Fiat ganharia uma reformulação ainda mais profunda e muito bem-vinda no design da sua carroceria com faróis maiores e para-choque que transmitia imponência. A linha passou a ser formada pelas versões Fire, Trekking e Adventure.
Cinco anos mais tarde, a picape da Fiat foi novamente renovada, ganhando novos faróis com parábola dupla e pára-choque redesenhado. Outra novidade foi a introdução do sistema Locker de bloqueio do diferencial dianteiro, mecanismo que ajudava a Strada a superar pequenos obstáculos em pisos irregulares com mais facilidade.
A chegada da versão Sporting em 2010 trouxe de volta a cabine dupla. No entanto, o seu retorno não foi bem visto pelo público, já que o espaço era insuficiente para comportar mais passageiros de forma confortável.
Em 2013, a montadora atraiu os holofotes do mercado para a Strada atraiu mais uma vez ao dispensar o pedal de embreagem e fabricar um veículo com carroceria de três portas na qual a abertura se dava em lados opostos.
CAPA DO RETROVISOR
Um componente que protege os espelhos do seu carro
Com os espaços para trafegar e estacionar cada vez menores, até mesmo os motoristas mais experientes acabam enfrentando dificuldades para manobrarem seus veículos, o que pode resultar em um retrovisor danificado.
Dependendo da intensidade do choque, tanto o espelho quanto a capa do retrovisor podem ter suas estruturas comprometidas, o que obriga o motorista a trocar um dos dois componentes.
Mesmo que a oficina seja o primeiro lugar a vir à cabeça, ainda assim, no caso da capa para retrovisor, é possível fazer a troca em casa. Só é preciso ter as ferramentas adequadas e um pouco de paciência para que a substituição da peça ocorra sem problemas.
Inicialmente, você vai precisar de uma espátula de plástico. Como estamos falando de uma peça composta por vidro e plástico, esse instrumento acaba se tornando a opção mais adequada para soltar as travas que prendem o espelho, a base da lente e moldura e capa de retrovisor.
Para começar, altere o ângulo do espelho de modo que você consiga encaixar a espátula por dentro da fresta. Com cuidado, force levemente cada uma das travas até que todas elas se soltem por completo.
Agora, utilize a mesma ferramenta na fenda localizada entre a moldura e a capa, tomando o cuidado para não quebrar as presilhas internas que prendem as duas peças.
Com o interior do espelho já aberto, procure pelas travas internas que mantém a base da lente fixada. Depois de removida, faça o mesmo processo com a capa, soltando cada um das travas que prendem o acessório. Em alguns veículos, elas estão localizadas nas extremidades internas do retrovisor e têm uma cor diferente.
Após soltá-las, retire com cuidado a capa velha e encaixe o modelo novo no lugar. Ponha novamente o espelho e a moldura do retrovisor. Agora é só ajustar o ângulo do espelho para a posição original e dirigir com segurança e tranquilidade.
METAGAL
Conheça essa empresa
Considerada uma das maiores fabricantes de espelho retrovisores para carros do mundo, a Megatal retrovisores possui produtos desenvolvidos em alto padrão de excelência e qualidade desde o planejamento, desenvolvimento e finalização de autopeças. Poucas empresas do ramo automotivo possui tantas qualidades em peças automotivas como a Metagal.
Criada como uma oficina de jóias em 1935, a empresa aproveitou o crescimento e modernização dos mercados para embarcar na criação de peças para enceradeiras, liquidificadores e outros eletrodomésticos. Somente em 1961, no entanto, que a Metagal deu seu grande passo, se lançando como a fábrica de peças e acessórios automotivos.
Em todo este tempo de evolução, a empresa conta com um catálogo diversificado de peças automotivas, desenvolvidos para uma grande gama de veículos de todos os modelos.
E, dentre de todos os acessórios e peças para carros, um dos mais importantes produzidos na Metagal são os espelhos retrovisores. Seja o retrovisor interno, esportivo ou até externo, a Metagal conta com uma equipe de profissionais comprometidos em produzir os melhores modelos para a indústria de peças automotivas.
Com isso, além de produzir peças automotivas para o mercado interno, a Metagal também exporta seus produtos, expandindo sua área de atuação para outros continentes, como a Europa, Oceania e até a Ásia. Tudo sempre com resultado na inovação tecnológica, ética e sustentabilidade econômica.
A parceria entre a Metagal retrovisores e as montadoras de automóveis fez com que as peças automotivas da marca ficassem consolidadas no mercado brasileiro.