CHEVROLET
Uma montadora de carros sustentável com tecnologia de ponta do começo ao fim
Quando falamos do setor automotivo, pensamos no potencial que o mercado de carros no Brasil vem demonstrando nas últimas décadas. A medida que a infraestrutura das grandes cidades se desenvolve, a exigência por meios de transporte mais eficientes cresce na mesma proporção. Com a Chevrolet este cenário não é diferente.
Pertencente ao grupo General Motors, a montadora de carros Chevrolet rapidamente ganhou status em terras nacionais pela qualidade dos componentes empregados em uma variada gama de carros da Chevrolet como uma das principais montadoras de carros no Brasil.
Para conseguir conquistar esse status, a Chevrolet do Brasil percorreu um longo caminho, baseado na constante necessidade de se reinventar diante dos seus concorrentes, cada vez mais engajados com temas como sustentabilidade, eficiência energética e, sobretudo, tecnologia.
Muito mais do que uma montadora de carros, a Chevrolet tem investido, ano após ano, em soluções que tornem a fabricação dos seus veículos mais eficiente em termos tecnológicos e sustentáveis.
Segurança, conforto e proteção são alguns destes elementos presentes nos veículos da linha Chevrolet, desenvolvidos por um corpo de profissionais altamente capacitados e treinados na fábrica Chevrolet.
A Chevrolet se destaca como uma montadora de carros presente no cotidiano de milhares de pessoas apaixonadas pelos automóveis modernos e tecnológicos.
CLASSIC
História de um dos veículos mais vendidos pela Chevrolet
Graças a um excelente trabalho conjunto de engenheiros e projetistas, muitos motoristas brasileiros tiveram o prazer de dirigir veículos de mecânica confiável, design atrativo e equipamentos básicos que ofereciam conforto na medida certa.
Em meados dos anos 1990, a Chevrolet decidiu dar um passo nesse sentido ao anunciar o lançamento de um dos seus principais carros-chefe: o Corsa Sedan, mais tarde batizado de Chevrolet Classic (em 2005).
O sedã compacto tinha como objetivo oferecer um desempenho modesto em conjunto com uma carroceria resistente por dentro e visualmente bonita por fora.
Inicialmente disponível em dois modelos, sendo um com motor 1.0 e outro com motorização 1.6, o carro da Chevrolet logo conquistou uma legião de fãs Brasil afora.
Contudo, para não comprometer as vendas do veículo e mantê-lo na liderança, a montadora decidiu focar apenas na versão 1.0. O objetivo era continuar oferecendo um carro econômico e acessível para os motoristas brasileiros.
Paralelamente, as montadoras concorrentes seguiam na mesma direção, apresentando modelos como Siena (Fiat), Logan (Renault) e Voyage (Volkswagen), todos com motor 1.0 flex power.
Em 2010, o Classic da Chevrolet recebeu uma reestilização, que não trouxe muitas mudanças significativas para a parte mecânica, apenas pequenas alterações na carroceria. Com porta malas de 390 litros, motor 1.0 e 78 cv de potência, o veículo se destacava pelas linhas e faróis arredondados.
O consumidor que quisesse um veículo mais completo, poderia optar pela inclusão de opcionais como travas e vidros elétricos, ar-condicionado, alarme e direção hidraúlica, o que tornava o preço final do Classic Chevrolet um pouco mais salgado.
Em 2016, já enfraquecido diante da concorrência e sem ter mais o que oferecer para o mercado automotivo brasileiro, o Classic teve a sua produção encerrada, marcando duas décadas de existência para quem teve o prazer de dirigi-lo.
CAPA DO RETROVISOR
Um componente que protege os espelhos do seu carro
Com os espaços para trafegar e estacionar cada vez menores, até mesmo os motoristas mais experientes acabam enfrentando dificuldades para manobrarem seus veículos, o que pode resultar em um retrovisor danificado.
Dependendo da intensidade do choque, tanto o espelho quanto a capa do retrovisor podem ter suas estruturas comprometidas, o que obriga o motorista a trocar um dos dois componentes.
Mesmo que a oficina seja o primeiro lugar a vir à cabeça, ainda assim, no caso da capa para retrovisor, é possível fazer a troca em casa. Só é preciso ter as ferramentas adequadas e um pouco de paciência para que a substituição da peça ocorra sem problemas.
Inicialmente, você vai precisar de uma espátula de plástico. Como estamos falando de uma peça composta por vidro e plástico, esse instrumento acaba se tornando a opção mais adequada para soltar as travas que prendem o espelho, a base da lente e moldura e capa de retrovisor.
Para começar, altere o ângulo do espelho de modo que você consiga encaixar a espátula por dentro da fresta. Com cuidado, force levemente cada uma das travas até que todas elas se soltem por completo.
Agora, utilize a mesma ferramenta na fenda localizada entre a moldura e a capa, tomando o cuidado para não quebrar as presilhas internas que prendem as duas peças.
Com o interior do espelho já aberto, procure pelas travas internas que mantém a base da lente fixada. Depois de removida, faça o mesmo processo com a capa, soltando cada um das travas que prendem o acessório. Em alguns veículos, elas estão localizadas nas extremidades internas do retrovisor e têm uma cor diferente.
Após soltá-las, retire com cuidado a capa velha e encaixe o modelo novo no lugar. Ponha novamente o espelho e a moldura do retrovisor. Agora é só ajustar o ângulo do espelho para a posição original e dirigir com segurança e tranquilidade.