VOLKSWAGEN
Como contribuiu para a expansão do setor automotivo brasileiro
O consumidor está cada vez mais exigente em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Quando o assunto é adquirir um carro novo, isso não é diferente. A Volkswagen do Brasil sabe disso e e investe em um relacionamento mais próximo e humanizado com seus clientes.
Os desafios impostos pelo trânsito, pelas condições climáticas e pelas ruas fizeram que com a esta montadora de carros investisse no desenvolvimento de veículos modernos que oferecessem conforto, usabilidade e tecnologia de ponta, a serviço das necessidades dos seus clientes.
A partir do olhar focado no presente, mas sempre vislumbrando o futuro, a Volkswagen do Brasil se destaca como uma fabricante de carros visionária, sustentável e moderna.
POLO
Uma aposta ousada que permanece viva por mais de quatro décadas
A Volkswagen sempre procurou se manter alinhada com as tendências do mercado automotivo no Brasil e no exterior para lançar seus veículos e torná-los sinônimo de custo-benefício excelentes. Um exemplo prático aconteceu com o próprio Gol, que se mantém firme e forte mesmo após 40 anos. No entanto, outro veículo da montadora alemã também continua bastante competitivo: o Volkswagen Polo.
O ano era de 1975 e a Volkswagen queria anunciar um carro moderno, eficiente e econômico no seu país de origem, a Alemanha. Batizado de Polo, o automóvel vinha nas versões hatch e sedã. O que ambas possuíam em comum era a semelhança com o Audi 50, um veículo conhecido pelo porte pequeno e conjunto de equipamentos premium.
Na Europa, a segunda geração do Polo surgiu em 1982 e ficou marcada pela alteração na carroceria, que deixava-o com jeito de perua, justamente pela ampliação da traseira e presença dos faróis duplos, marca registrada nos modelos subsequentes.
A partir da década de 1990, a versão sedã do carro Polo começou a ser importada para o Brasil com o nome de Polo Classic.
Já no início dos anos 2000, o Polo chegava ao território brasileiro com um design reformulado e mais moderno, graças ao retorno dos faróis redondos e o visual inspirado no Mercedes-Benz Classe E, de 1995. O objetivo era transmitir um visual premium em que o acabamento ficava em evidência.
O que era bom ficou ainda melhor com a importação do Polo GTI em 2006. O conjunto de três portas, motor 1.8 20v (praticamente o mesmo do Golf GTI) de 150 cv impressionava pela agilidade e força, marcadas nos 8,2 segundos que o automóvel levava para chegar aos 100km/h.
Infelizmente, os motoristas brasileiros não tiveram o prazer de conhecer a quinta geração do Polo carro, lançada em 2009. O motivo: a semelhança estética com o Volkswagen Gol, o que fez a montadora desistir de trazer o Polo para o País naquele ano. Assim, os brasileiros tiveram que se contentar com uma segunda reestilização do Polo, marcado pela presença dos faróis biparábola.
Enquanto não surgia nenhuma novidade em relação ao próximo modelo do Volkswagen Polo, a montadora alemã continuava a lançar novas versões do veículo apenas internacionalmente, deixando o Brasil fora do radar. Em 2010, surgia o CrossPolo e o tão aguardado GTI. Enquanto o primeiro apostava em um visual esportivo e proposta aventureira, rodas de 17 polegadas, para-choques com detalhes em cor prata fosco e saias laterais, o segundo esbanjava potência com seu motor 1.4 TSI e 178 cv. Mais robusto e imponente, o Polo GTI contava com para-choque que se sobressaia em meio à carroceria, agora mais próxima do Golf, se diferenciando no conjunto de equipamentos 100% digital tanto no painel quanto na central multimídia.
Ao longo dos anos, a Volkswagen continuou investindo nas melhorias do Polo, mas nem sempre com apostas certeiras. Tanto que em 2014 chegou a suspender a fabricação do carro no Brasil. Mas, em 2016, o Polo voltou com força em sua sexta reestilização.
RETROVISOR EXTERNO
A importância
Mesmo parecendo uma peça automotiva pouco importante, o retrovisor externo desempenha um papel crucial para uma direção segura: deixa o motorista perceber o que acontece no entorno do automóvel.
Ajustar os retrovisores corretamente é vital. Seja um retrovisor esportivo, retrátil ou qualquer outro modelo existente, o sistema de ajuste do espelho retrovisor é o mesmo: é preciso acertar o espelho de forma de dar a visão necessária para o motorista digigir com tranquilidade.
O retrovisor externo é uma peça automotiva de extrema importância para evitar acidentes. E, muito mais do que apenas tê-los, saber como ajustar estes retrovisores é ponto crucial para uma direção segura e tranquila.
RETROVEX
Compromisso, qualidade e satisfação
Desde a sua fundação, a Retrovex sempre esteve alinhada com fortes princípios organizacionais, compartilhados por todos seus colaboradores: compromisso, qualidade e satisfação.
A fábrica de peças automotivas assumiu a responsabilidade de produzir peças de reposição para atender a demanda do mercado por retrovisores e grades automotivas.
Ao exportar seus produtos para países do Mercosul e Europa, a Retrovex se posicionou como uma companhia de referência mundial, conquistando a confiança e a credibilidade que muitos concorrentes lutam diariamente para alcançar.
Inovação é outro diferencial oferecido pela empresa, que busca sempre se reinventar e atender padrões de sustentabilidade e proteção ambiental em toda a sua cadeia produtiva de peças de reposição.
A Retrovex deu um passo à frente ao adotar matéria-prima reciclada, revelando a sua responsabilidade para com o meio ambiente, com o mercado e, sobretudo, com os clientes, que estão cada vez mais exigentes.
A certificação ISO 9001 deixou mais do que evidente o cumprimento dessa meta, enraizada até os dias atuais na cultura da companhia, que se tornou uma referência na comercialização de peças automotivas para reposição.