NISSAN
A história de uma montadora que trouxe inovação para o mercado automotivo
Masujiro Hashimoto sempre foi considerado um homem visionário, disposto a tudo para alcançar os seus sonhos e construir experiências inesquecíveis para as pessoas. A partir do momento em que fundou a Nissan e deu início ao processo de fabricação do DAT, primeiro veículo da montadora, ele vislumbrava um futuro promissor para o seu negócio.
Uma curiosidade à respeito da sigla que batizava o automóvel está na junção das primeiras letras dos investidores da companhia: Kenjiro Den (? ??? Den Kenjir?), Rokuro Aoyama (?? ?? Aoyama Rokur?) e Meitaro Takeuchi (?? ??? Takeuchi Meitar?).
Entretanto, não foi só o nome do primeiro protótipo que chamou a atenção. Antes de ficar conhecida como Nissan, a montadora de veículos teve outros nomes, sendo que grande parte deles foi fruto de fusões com outras empresas automotivas.
Entre a década de 1930 e 1940, a DAT, como era chamada a futura Nissan, já fabricava veículos leves e caminhões para atender ao mercado, atendendo diferentes motoristas e empresas. Essa leva de veículos era encabeçada pelo nome Lila.
Na década seguinte, a Nissan surgia a partir da divisão de automóveis Tobata Casting. Em meio a Segunda Guerra Mundial, a empresa que fabricava e fornecia equipamentos militares deu início a um ambicioso plano de expansão, que se consolidou no final dos anos 1950.
Na década de 1980, a montadora Nissan já estava presente em toda a Europa, inclusive na Inglaterra, com uma fábrica recém-inaugurada. Isso já mostrava o quanto a montadora queria expandir suas atividades para todo o globo e não ficar restrita apenas aos mercados locais.
No Brasil, a Nissan teve importante papel na sua expansão na América Latina. Graças à reabertura das importações, a marca japonesa pode se instalar no território brasileiro e desenvolver-se como uma referência no Mercosul.
A única coisa que faltava era uma parceria de peso que veio em 2001, quando a francesa Renault aceitou trabalhar em conjunto com a montadora Nissan, dando início a consolidação da marca pelas terras nacionais. A partir daí, as vendas só cresceram a ponto de tornar a montadora de automóveis tão populares quanto suas demais concorrentes.
Para as próximas décadas, a Nissan pretende continuar investindo em novas soluções tecnológicas a fim de se manter à frente do mercado automotivo por muitos anos.