FORD
Automóveis para quem deseja ir mais longe
A Ford Motor Company, conhecida também por Ford, é uma montadora de veículos americana fundada em 16 de junho de 1903 por Henry Ford.
No início, a empresa apenas fabricava veículos na cor preta e ficou conhecida pelo Fordismo, método de produção em larga escala que utiliza de linhas de montagens.
Em mais de 100 anos de existência, a Ford se consolidou no mercado automobilístico tornando-se uma das maiores empresas do mercado.
História da Ford
No início, a Ford contou com um investimento de 28 mil dólares que veio de 12 investidores diferentes, entre eles os irmãos Dodge, futuros fundadores da marca de carro com mesmo nome.
Os carros Ford eram produzidos em pequena escala e contavam com três profissionais para produzir cada veículo, porém esse processo fazia com que o veículo tivesse alto preço. Para que eles se tornassem mais acessíveis para a classe média, Henry Ford criou o método de produção que ficou famoso no mundo todo por sua eficiência e é utilizado até hoje, o Fordismo.
Rapidamente a empresa cresceu e se expandiu para o mundo todo, se tornando a mais lucrativa da década de 20.
Inovações da Ford
A Ford sempre se destacou por levar inovações aos seus carros.
No início da década de 30, ela lançou o primeiro carro com vidro para-brisa temperado. Em 1932 coloca no mercado o primeiro motor V8 de baixo custo.
Na década de 50, a montadora de carros cria o primeiro pacote de segurança automotiva, que continha: volante com regulagem de profundidade, grade frontal, cintos de segurança no banco traseiro. Também é nessa década que ela lança a trava de segurança para crianças na porta.
Ford no Brasil
A Ford Brasil foi a primeira empresa do ramo automobilístico a instalar no país, em 1919. Inicialmente era voltada apenas para a importação de veículos fabricados no exterior.
Em 1921, inaugura a sua linha de montagem e passa a ser uma montadora de veículos, fabricando o Ford Modelo T e o caminhão TT. Em 1978 lança o Corcel II, veículo da marca que alcançou o maior sucesso em sua história no país.
KA
Confira a trajetória
Se tem um tipo de veículo que mudou bastante com o tempo, esse é o Ford Ka. Esse jovem clássico com mais de 20 anos já mudou algumas vezes.
Relembrando a história
O Ford Ka nasceu em 1997, com um visual que dividiu opiniões do público geral. Feito com inspirações egípcias em suas linhas e nome (Ka significa algo como ?alma? ou ?espírito? na língua local), as primeiras unidades saíram com motores 1.0 de 51 cv e 1.3 de 60 cv, ambos funcionando a gasolina. O último, no entanto, durou apenas um ano, sendo abandonado em 1998.
Já em 1999, esses tipos de carros receberam o upgrade para o motor 1.0 Rocam de 65 cv. Em 2002 foi a vez da carroceria receber uma atualização em suas linhas. Essa renovada no visual trouxe diversas inovações na traseira, especialmente com as lanternas mais esticadas.
A segunda geração desses carros da Ford também trouxe uma série de modificações em 2008. As mais importantes foram o espaço para cinco ocupantes e o motor 1.0 flex. Em agosto do mesmo ano, o novo Ka recebeu atualizações como o aparelho de som My Connection e rodas de 14 polegadas, sendo chamado de Tecno.
Em 2010, o modelo do Ka passou por um novo redesenho. A grade dianteira cedeu lugar para a tomada de ar e a lanterna traseira ganhou uma roupagem mais transparente. Neste mesmo ano, a Ford Brasil começou a ?limpar? a linha, eliminando alguns modelos extras, como a versão Sport 1.6.
A terceira geração chegou em 2014 totalmente renovada com um desenho que lembrava vagamente o conhecido Ka de 1997.
Pela primeira vez o carro foi desenhado para ter quatro portas e apresentou dois modelos diferentes: o Ford Ka hatch (chamado de Ka) e o Ford Ka Sedan (com o nome de Ka+).
Todo o ar de carro bonitinho e com propósito de ser uma homenagem a uma cultura se perdeu, dando lugar para um modelo de veículo mais imponente, tudo por conta da grade frontal.
GRADE INFERIOR CENTRAL DO PARA-CHOQUE
A importância na proteção e estética dos automóveis
Desde que foi incorporada na região frontal de veículos de pequeno, médio e grande porte, a grade do parachoque deixou de ser um mero coadjuvante no visual automotivo para ganhar destaque como uma peça responsável por reforçar a identidade visual de modelos consagrados de montadoras como a Toyota, por exemplo.
Disponível em diversos tamanhos e formatos, a grade frontal funciona como um acabamento externo que absorve os impactos provocados por uma colisão frontal contra um obstáculo, pedestre ou veículo de duas ou quatro rodas.
A partir do momento em que essa grade para carros apresenta amassados e rachaduras na superfície, causadas por batidas em colisões frontais, o motorista precisar substituí-la por uma nova peça o mais rápido possível.
As grades de parachoque são fabricadas para serem usadas em modelos específicos de veículos, facilitando a troca e a instalação da peça em casa. No entanto, ainda é recomendado que um profissional acompanhe o processo para que não ocorra nenhum problema durante a fixação da grade de proteção para carros.
Seus formatos possuem variações, podendo ser encontrados em peças largas que preenchem a região frontal do parachoque ou em uma discreta peça que é fixada no centro ou nas extremidades do para-choque. Em todos os casos, os materiais usados na fabricação da grade do parachoque proporcionam resistência e durabilidade para a peça, mesmo que ela fique exposta ao sol, chuva e poeira.
Se você estiver à procura de uma grade para carro personalizada, também pode contar com os modelos com detalhes cromados que valorizam o design do veículo, deixando-o mais elegante e moderno. Há ainda as variações que contam com encaixe para faróis de milha, caso o seu automóvel venha com esse conjunto de faróis de fábrica.