FORD
Automóveis para quem deseja ir mais longe
A Ford Motor Company, conhecida também por Ford, é uma montadora de veículos americana fundada em 16 de junho de 1903 por Henry Ford.
No início, a empresa apenas fabricava veículos na cor preta e ficou conhecida pelo Fordismo, método de produção em larga escala que utiliza de linhas de montagens.
Em mais de 100 anos de existência, a Ford se consolidou no mercado automobilístico tornando-se uma das maiores empresas do mercado.
História da Ford
No início, a Ford contou com um investimento de 28 mil dólares que veio de 12 investidores diferentes, entre eles os irmãos Dodge, futuros fundadores da marca de carro com mesmo nome.
Os carros Ford eram produzidos em pequena escala e contavam com três profissionais para produzir cada veículo, porém esse processo fazia com que o veículo tivesse alto preço. Para que eles se tornassem mais acessíveis para a classe média, Henry Ford criou o método de produção que ficou famoso no mundo todo por sua eficiência e é utilizado até hoje, o Fordismo.
Rapidamente a empresa cresceu e se expandiu para o mundo todo, se tornando a mais lucrativa da década de 20.
Inovações da Ford
A Ford sempre se destacou por levar inovações aos seus carros.
No início da década de 30, ela lançou o primeiro carro com vidro para-brisa temperado. Em 1932 coloca no mercado o primeiro motor V8 de baixo custo.
Na década de 50, a montadora de carros cria o primeiro pacote de segurança automotiva, que continha: volante com regulagem de profundidade, grade frontal, cintos de segurança no banco traseiro. Também é nessa década que ela lança a trava de segurança para crianças na porta.
Ford no Brasil
A Ford Brasil foi a primeira empresa do ramo automobilístico a instalar no país, em 1919. Inicialmente era voltada apenas para a importação de veículos fabricados no exterior.
Em 1921, inaugura a sua linha de montagem e passa a ser uma montadora de veículos, fabricando o Ford Modelo T e o caminhão TT. Em 1978 lança o Corcel II, veículo da marca que alcançou o maior sucesso em sua história no país.
KA
Confira a trajetória
Se tem um tipo de veículo que mudou bastante com o tempo, esse é o Ford Ka. Esse jovem clássico com mais de 20 anos já mudou algumas vezes.
Relembrando a história
O Ford Ka nasceu em 1997, com um visual que dividiu opiniões do público geral. Feito com inspirações egípcias em suas linhas e nome (Ka significa algo como ?alma? ou ?espírito? na língua local), as primeiras unidades saíram com motores 1.0 de 51 cv e 1.3 de 60 cv, ambos funcionando a gasolina. O último, no entanto, durou apenas um ano, sendo abandonado em 1998.
Já em 1999, esses tipos de carros receberam o upgrade para o motor 1.0 Rocam de 65 cv. Em 2002 foi a vez da carroceria receber uma atualização em suas linhas. Essa renovada no visual trouxe diversas inovações na traseira, especialmente com as lanternas mais esticadas.
A segunda geração desses carros da Ford também trouxe uma série de modificações em 2008. As mais importantes foram o espaço para cinco ocupantes e o motor 1.0 flex. Em agosto do mesmo ano, o novo Ka recebeu atualizações como o aparelho de som My Connection e rodas de 14 polegadas, sendo chamado de Tecno.
Em 2010, o modelo do Ka passou por um novo redesenho. A grade dianteira cedeu lugar para a tomada de ar e a lanterna traseira ganhou uma roupagem mais transparente. Neste mesmo ano, a Ford Brasil começou a ?limpar? a linha, eliminando alguns modelos extras, como a versão Sport 1.6.
A terceira geração chegou em 2014 totalmente renovada com um desenho que lembrava vagamente o conhecido Ka de 1997.
Pela primeira vez o carro foi desenhado para ter quatro portas e apresentou dois modelos diferentes: o Ford Ka hatch (chamado de Ka) e o Ford Ka Sedan (com o nome de Ka+).
Todo o ar de carro bonitinho e com propósito de ser uma homenagem a uma cultura se perdeu, dando lugar para um modelo de veículo mais imponente, tudo por conta da grade frontal.
MANOPLA DO CÂMBIO
Deixe o interior do seu veículo mais moderno e elegante
Tudo que envolve a personalização automotiva acaba despertando a curiosidade do motorista, que está sempre atento às novidades e tendências do mercado.
Assim como o lado de fora do seu veículo demonstra para o mundo como você quer ser enxergado quando está no volante, o mesmo vale para o interior, especialmente para itens que estão sempre em uso como o volante e a manopla de câmbio.
Este último pode ser trocado por um modelo personalizado com design esportivo, cromado ou com acabamento em couro, por exemplo, facilitando o desejo de deixar o lado de dentro mais próximo da sua personalidade.
Um fator importante a ser considerado na hora da escolha é a presença ou não do limitador de marcha ré, o anel que precisa ser levantado para engatar a ré presente em alguns veículos. Se o seu veículo tiver o limitador, procure por um modelo de manopla com base mais larga.
Para instalar a manopla de câmbio personalizada, você não precisa ir à uma oficina mecânica. Todo o processo é bastante simples e pode ser feito na garagem da sua casa mesmo.
O encaixe da manopla de câmbio pode variar de veículo para veículo. Em alguns automóveis ele é feito por rosca, enquanto em outros a fixação se dá por pressão.
No caso de veículos em que a alavanca é fixada por pressão, basta remover os parafusos que mantém a base da manopla de câmbio esportiva presa e soltá-la. Depois de removida, uma haste ficará exposta.
Em seguida, é só encaixar uma peça de borracha que veio junto com a nova manopla sobre a base do câmbio e colocar a própria manopla por cima. Aperte novamente os parafusos. Agora você pode engatar suas marchas com mais estilo.