FORD
Automóveis para quem deseja ir mais longe
A Ford Motor Company, conhecida também por Ford, é uma montadora de veículos americana fundada em 16 de junho de 1903 por Henry Ford.
No início, a empresa apenas fabricava veículos na cor preta e ficou conhecida pelo Fordismo, método de produção em larga escala que utiliza de linhas de montagens.
Em mais de 100 anos de existência, a Ford se consolidou no mercado automobilístico tornando-se uma das maiores empresas do mercado.
História da Ford
No início, a Ford contou com um investimento de 28 mil dólares que veio de 12 investidores diferentes, entre eles os irmãos Dodge, futuros fundadores da marca de carro com mesmo nome.
Os carros Ford eram produzidos em pequena escala e contavam com três profissionais para produzir cada veículo, porém esse processo fazia com que o veículo tivesse alto preço. Para que eles se tornassem mais acessíveis para a classe média, Henry Ford criou o método de produção que ficou famoso no mundo todo por sua eficiência e é utilizado até hoje, o Fordismo.
Rapidamente a empresa cresceu e se expandiu para o mundo todo, se tornando a mais lucrativa da década de 20.
Inovações da Ford
A Ford sempre se destacou por levar inovações aos seus carros.
No início da década de 30, ela lançou o primeiro carro com vidro para-brisa temperado. Em 1932 coloca no mercado o primeiro motor V8 de baixo custo.
Na década de 50, a montadora de carros cria o primeiro pacote de segurança automotiva, que continha: volante com regulagem de profundidade, grade frontal, cintos de segurança no banco traseiro. Também é nessa década que ela lança a trava de segurança para crianças na porta.
Ford no Brasil
A Ford Brasil foi a primeira empresa do ramo automobilístico a instalar no país, em 1919. Inicialmente era voltada apenas para a importação de veículos fabricados no exterior.
Em 1921, inaugura a sua linha de montagem e passa a ser uma montadora de veículos, fabricando o Ford Modelo T e o caminhão TT. Em 1978 lança o Corcel II, veículo da marca que alcançou o maior sucesso em sua história no país.
ECOSPORT
Um utilitário esportivo que despertou a atenção do mercado automotivo
Os SUVs sempre chamaram a atenção de diversos motoristas ao redor do mundo, por causa do amplo espaço interno, motor robusto, visual esportivo e estabilidade durante a condução em diversos tipos de terrenos e situações climáticas.
Procurando reunir todas essas características, surgiu o Ford Ecosport. Com uma proposta voltada para o mercado de utilitários esportivos, o SUV compacto foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2002, e lançado no mercado no ano seguinte. Com uma aparência jovem e aventureira, o veículo prometia agilidade na cidade e no campo, podendo encarar trilhas mais leves.
No entanto, isso não era uma realidade na sua versão de entrada, fabricada com motor 1.0 Supercharger. O modelo sofria nas acelerações e retomadas de velocidades, o que desmotivava o investimento. O desempenho do utilitário ficava mais convincente a partir dos modelos 1.6 e 2.0. O primeiro oferecia economia e desempenho modestos, reflexo dos 105 cv que permitiam atingir, em apenas 14,7 segundos, a velocidade de 100km/h. Já o segundo, com 147 cv, permitia ao motorista ter uma performance acima da média em praticamente qualquer percurso.
Nos anos seguintes, em 2004 e 2006, o carro Ford Ecosport recebeu novas atualizações, tanto na mecânica quanto na estética. A tração nas quatro rodas, por exemplo, permitia mais estabilidade nas curvas em solos pedregosos, evitando atolamentos. Outra mudança bem-vinda foi a presença do motor 1.6 bicombustível na versão FreeStyle.
Em 2008, o SUV compacto recebeu um facelifit. A presença do letreiro no capô foi uma referências assimiladas pela montadora com o objetivo de dar mais personalidade ao veículo.
Mesmo com tantas modificações internas e externas, o Ecosport da Ford pouco oferecia em termos de diferenciais que pudessem posicioná-lo à frente de concorrentes recém-chegados, como o Renault Duster, lançado em 2011, e Honda HR-V e Jeep Renegade, em 2014. Para piorar, a Nissan lançou o Kicks em 2016 e a Hyundai anunciou o Creta, em 2017, reduzindo o espaço do SUV da Ford nas ruas.
INTERRUPTOR DO VIDRO
Um componente desenvolvido para abrir e fechar as janelas automotivas
Os veículos mais modernos foram fabricados seguindo conceitos como economia, performance, desempenho e, principalmente, conforto. Tudo isso com o objetivo de garantir um trajeto agradável, tranquilo e seguro tanto para o motorista quanto para os demais passageiros.
Hoje vamos falar de uma peça que, apesar do tamanho pequeno, desempenha uma importante função na abertura das janelas, o interruptor do vidro elétrico.
Instalado geralmente ao lado da porta, o interruptor do vidro veio para substituir as antigas manivelas que, por muito tempo, fizeram parte do dia a dia dos motoristas que precisavam abrir as janelas para permitir a circulação do ar no interior do automóvel.
Por estar disponível em diferentes tipos e modelos, o botão do vidro elétrico pode ser instalado conforme a necessidade e o perfil do motorista. O modelo simples, por exemplo, é ideal para ser instalado em apenas uma porta.
Já o interruptor duplo é indicado para veículos de duas portas, enquanto o quádruplo é ideal para automóveis de quatro portas.
Para aguentar a pressão diária, o interruptor de vidro elétrico possui um revestimento em plástico rígido que garante firmeza durante o uso e mantém a sua durabilidade por mais tempo, prevenindo que ela se desgaste precocemente.
No entanto, caso surja algum problema de emperramento, mau contato ou qualquer outra dificuldade de uso, recomenda-se a substituição do interruptor do vidro, sempre com o auxílio de um profissional.