CHEVROLET S10
Um veículo robusto, confortável e perfeito para a cidade e o campo
Sinônimo de robustez, potência e capacidade de carga, as caminhonetes se tornaram importantes veículos de transporte de cargas. Se antes faziam parte da paisagem rural, hoje esses veículos podem ser encontrados também em ambientes urbanos em versões mais compactas, também conhecidas como picapes médias. Um modelo que marcou o mercado automotivo brasileiro foi a chevrolet S10, lançada em 1995 pela Chevrolet.
Com o objetivo de atender ao consumidor que buscava conforto e versatilidade, a montadora desenvolveu o automóvel para concorrer com o Ranger, da Ford, presente no mercado desde 1994.
Para brigar de igual para igual com o concorrente, a S10 da Chevrolet foi anunciada nas versões Standard e Deluxe e motor 2.2 de quatro cilindros movido à gasolina. A capacidade de carga da cabine atingia os 750 kg, tornando-se excelente para realizar pequenas mudanças e transportar objetos mais pesados sem a necessidade de contratar um carreto, por exemplo.
Um ano depois, em 1996, o modelo com cabine estendida fazia a sua estreia. A parte mecânica também ganhou importantes atualizações, como a substituição do motor 2.2 por um com 6 válvulas, de 4.3 litros, rendendo 180 cv.
Até o final dos anos 1990, a Chevrolet S10 receberia mais alguns incrementos, sempre com o objetivo de posicioná-la a frente de outras picapes concorrentes. A adoção de cabine dupla, por exemplo, possibilitou que mais passageiros pudessem ser transportados, atraindo consumidores que prezavam pelo equilíbrio entre espaço e conforto.
Com a entrada na década de 2000, o automóvel da Chevrolet manteve-se em constante atualização, avançando em vários aspectos: robustez mecânica, tecnologia de ponta e possibilidade de abastecer com dois combustíveis (flex).
As versões especiais também se sobressaíram, oferecendo ao consumidor um veículo diferenciado, inclusive com versões que se tornaram itens de colecionador, como foi o caso da S10 Barretos.
Desenvolvido como forma de homenagear o maior rodeio do Brasil, esse carro da Chevrolet contava com cabine simples e motor 2.2. Movido à gasolina, câmbio manual e uma diversidade de itens opcionais, como alarme, ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve, trava e vidros elétricos.
A partir de meados dos anos 2000, a Chevrolet promoveu algumas mudanças na carroceria da linha S10, na parte mecânica e também apresentou novidades que proporcionavam mais conforto para o motorista e demais passageiros. Um ponto importante é que, desde aquela época, ficava cada vez mais claro que a cabine dupla se tornaria uma forte tendência nos próximos lançamentos do veículo.
O ano de 2012 foi o mais marcante na história da picape, pois revelou a segunda geração da S10, que chegou ao mercado com um facelift mais profundo, oferecendo ao consumidor a possibilidade de escolher entre modelos com cabine simples ou dupla. Entre as outras novidades estavam a motorização 2.8 e o câmbio automático de seis marchas.