CHEVROLET CLASSIC
Um veículo que marcou o mercado automotivo brasileiro
Inicialmente projetado para concorrer no segmento de sedãs compactos, o Chevrolet Classic foi lançado na segunda metade da década de 1990 com o nome de Corsa Sedan, período no qual diversas montadoras apostavam na fabricação de modelos populares para conquistar uma parcela de consumidores ávidos por veículos que oferecessem uma boa relação custo-benefício.
Como forma de diferenciar o novo modelo sedã da família Corsa foi anunciado com acabamento de destaque e porta-malas espaçoso, atributos que posicionavam o veículo à frente dos concorrentes.
Fabricado na Argentina, o sedã compacto ganhou seu próprio espaço a partir do momento em que a segunda geração do Corsa foi anunciada em 2002. Disponível nas versões GL e GLS, o Corsa Sedã vinha equipado com motor 1.6 de 4 cilindros MPFI, de 92 CV e 13 kgfm.
Posteriormente, visando facilitar a entrada no mercado de veículos populares, a montadora promoveu algumas modificações. Assim, o modelo perdeu desempenho com a motorização 1.0, responsável por render 68 cv e atingir 9.2 kgfm.
Com a chegada do ano de 2005, agora já se chamando Classic, a montadora fez uma manobra para não comprometer as vendas de outros modelos similares da marca: decidiu manter o motor 1.0 e aumentar a quantidade de cavalos (72). Desse modo, o carro da Chevrolet teve um ganho perceptível no seu desempenho no ambiente urbano.
Entre os anos de 2006 e 2008, uma versão bicombustível do automóvel foi lançada, se tornando o seu principal diferencial. Contudo, pouco tempo depois, a Chevrolet percebeu que estava perdendo espaço para a concorrência no quesito design e potência. Então, decidiu realizar a reestilização do Classic.
Em 2010, era anunciado o novo Chevrolet Classic que recebeu poucas mudanças nos equipamentos de série, se diferenciando mais no aspecto estético, com linhas e faróis mais arredondados.
Em relação ao desempenho e potência, o motor 1.0 foi mantido, além da presença de câmbio manual de 5 marchas. O interior ficou mais moderno e a variedade de itens opcionais era ampla, com destaque para GPS, sistema de som e entradas para USB e tocador de MP3.
Em 2016 a montadora anunciou o encerramento da produção do Chevrolet Classic, marcando um período em que o modelo, um dos mais vendidos do mercado, ofereceu uma boa relação custo-benefício para os motoristas brasileiros.