CHEVROLET
Uma montadora de carros sustentável com tecnologia de ponta do começo ao fim
Quando falamos do setor automotivo, pensamos no potencial que o mercado de carros no Brasil vem demonstrando nas últimas décadas. A medida que a infraestrutura das grandes cidades se desenvolve, a exigência por meios de transporte mais eficientes cresce na mesma proporção. Com a Chevrolet este cenário não é diferente.
Pertencente ao grupo General Motors, a montadora de carros Chevrolet rapidamente ganhou status em terras nacionais pela qualidade dos componentes empregados em uma variada gama de carros da Chevrolet como uma das principais montadoras de carros no Brasil.
Para conseguir conquistar esse status, a Chevrolet do Brasil percorreu um longo caminho, baseado na constante necessidade de se reinventar diante dos seus concorrentes, cada vez mais engajados com temas como sustentabilidade, eficiência energética e, sobretudo, tecnologia.
Muito mais do que uma montadora de carros, a Chevrolet tem investido, ano após ano, em soluções que tornem a fabricação dos seus veículos mais eficiente em termos tecnológicos e sustentáveis.
Segurança, conforto e proteção são alguns destes elementos presentes nos veículos da linha Chevrolet, desenvolvidos por um corpo de profissionais altamente capacitados e treinados na fábrica Chevrolet.
A Chevrolet se destaca como uma montadora de carros presente no cotidiano de milhares de pessoas apaixonadas pelos automóveis modernos e tecnológicos.
CELTA
Um carro compacto, popular e barato
O Chevrolet Celta foi lançado no ano 2000, fruto de um projeto que tinha como inspiração o Corsa, outro automóvel da montadora.
Com carroceria compacta, painel de instrumentos simples e revestimento interno básico, esse automóvel oferecia uma boa relação custo-benefício para um quem buscava pelo seu primeiro carro, sem precisar gastar muito.
Produzido em larga escala na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Celta contava com acabamento externo de linhas e contornos suaves, para-choque e moldura de grade na cor preta.
Do lado interno, o painel consistia em uma peça única, feita de plástico duro. Já os bancos eram confeccionados em tecido e espuma, o que lhe conferia um aspecto mais simples.
O quadro de instrumentos do carro Celta também era básico, apenas com velocímetro e marcadores digitais de combustível e quilometragem. Quem quisesse equipar o veículo com outros acessórios, como vidros e travas elétricas, além protetor de cárter e rodas maiores, tinha de ir até a concessionária para instalá-los.
Felizmente, por conta dessa simplicidade do Chevrolet Celta, a montadora decidiu, em 2003, adicionar a opção de motor 1.4, acrescentando mais potência para o automóvel, melhorando seu desempenho e performance.
Em 2004, foram apresentadas três versões diferentes do Celta: Life, Spirit e Super.
Life era o modelo mais simples, oferecendo apenas tacômetro, relógio digital, para-choques sem pintura e rodas de 13 polegadas, o Celta Spirit possuía protetor de cárter, limpador de vidro traseiro e para-choques na mesma cor da lataria do veículo.
A versão Super, com motor 1.0, era a mais equipada e moderna de todas, com painel central iluminado, aliado ao revestimento interno dos bancos mais caprichado.
Mesmo com o surgimento dos três modelos citados anteriormente, a Chevrolet decidiu fazer mais uma mudança na arquitetura do seu compacto, em 2006. Mais profunda, a nova reestilização do Celta apresentava uma automóvel mais moderno, tanto por dentro quanto por fora.
Os faróis dianteiros e lanternas traseiras receberam novos contornos, assim como a grade e emblema da GM, que ganharam destaque. O interior também contava com mudanças, como um novo desenho no painel, além de revestimento com acabamento mais caprichado nas porta.
Em 2011, o Chevrolet Celta passou por uma nova reestilização, com a adição de uma barra central mais fina, além do emblema da montadora na cor dourada. Já as lanternas do veículo ganharam lentes mais escuras. Do lado de dentro, o volante já não era mais o mesmo e o painel de instrumentos adotava a cor azul, a mesma do Agile.
Surgiam, assim, as versões LS e LT. A primeira era comercializada com duas e quatro portas, com quadro de instrumentos e câmbio com aspecto mais esportivo. O motor funcionava tanto a álcool quanto a gasolina. Já o Celta LT, modelo topo de linha, possuía quatro portas e era equipado de fábrica com uma série de itens, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Graças à tecnologia flex, podia ser abastecido com álcool ou gasolina, garantindo um excelente custo-benefício.
Com a chegada do ano de 2015, o Chevrolet Celta foi substituído pelo Onix, seu sucessor, interrompendo a sua produção no mercado automotivo.
RETROVISOR EXTERNO
A importância
Mesmo parecendo uma peça automotiva pouco importante, o retrovisor externo desempenha um papel crucial para uma direção segura: deixa o motorista perceber o que acontece no entorno do automóvel.
Ajustar os retrovisores corretamente é vital. Seja um retrovisor esportivo, retrátil ou qualquer outro modelo existente, o sistema de ajuste do espelho retrovisor é o mesmo: é preciso acertar o espelho de forma de dar a visão necessária para o motorista digigir com tranquilidade.
O retrovisor externo é uma peça automotiva de extrema importância para evitar acidentes. E, muito mais do que apenas tê-los, saber como ajustar estes retrovisores é ponto crucial para uma direção segura e tranquila.
RETROVEX
Compromisso, qualidade e satisfação
Desde a sua fundação, a Retrovex sempre esteve alinhada com fortes princípios organizacionais, compartilhados por todos seus colaboradores: compromisso, qualidade e satisfação.
A fábrica de peças automotivas assumiu a responsabilidade de produzir peças de reposição para atender a demanda do mercado por retrovisores e grades automotivas.
Ao exportar seus produtos para países do Mercosul e Europa, a Retrovex se posicionou como uma companhia de referência mundial, conquistando a confiança e a credibilidade que muitos concorrentes lutam diariamente para alcançar.
Inovação é outro diferencial oferecido pela empresa, que busca sempre se reinventar e atender padrões de sustentabilidade e proteção ambiental em toda a sua cadeia produtiva de peças de reposição.
A Retrovex deu um passo à frente ao adotar matéria-prima reciclada, revelando a sua responsabilidade para com o meio ambiente, com o mercado e, sobretudo, com os clientes, que estão cada vez mais exigentes.
A certificação ISO 9001 deixou mais do que evidente o cumprimento dessa meta, enraizada até os dias atuais na cultura da companhia, que se tornou uma referência na comercialização de peças automotivas para reposição.