CHEVROLET ASTRA
Um veículo robusto e versátil em todos os sentidos
O mercado automotivo brasileiro sempre acompanhou de perto os lançamentos de veículos no exterior para, mais tarde, adaptá-los à nossa realidade, seja uma mudança no design da carroceria, seja no desempenho das peças mecânicas.
Quando a Chevrolet começou a importar o Astra da Bélgica para o Brasil nos anos 1990, a proposta era apresentar uma novidade no mercado nacional para suceder o Kadett.
O Astra já era sucesso na Europa e fez sua estréia em solo brasileiro com um modelo hatch, com um potente motor 2.0, além de uma versão perua, para substituir a Ipanema.
O sucesso foi tanto que, em 1998, o carro da chevrolet passou a ser produzido no Brasil numa nova versão. A incorporação do motor 2.0 MPFi de 116cv deu ainda mais fôlego para o automóvel competir de igual para igual com seus principais concorrentes, como Volkswagen Golf, Honda Civic e Toyota Corolla.
Inicialmente, o carro Astra foi apresentado nas versões GL 1.8 com 8v, GLS 2.0 com 8v e GLS 2.0 com 16v. A carroceria no formato hatch tinha três portas, direção hidráulica, volante com ajuste de altura e lanternas traseiras translúcidas.
O acabamento interno decepcionava um pouco, em razão dos materiais simples para a categoria. Em 1999, a montadora lançou o modelo sedã, que vinha de fábrica com quatro portas, atendendo a uma reivindicação dos consumidores, motor 2.0 com duplo comando, 16v e direção hidráulica.
A partir dos anos 2000, o Astra receberia algumas versões mais potentes, a exemplo da série especial Sunny, que contava com motor 2.0 de 8v, indo de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos. Seus 116cv rendiam 188 km/h. Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira contavam com barra estabilizadora.
Por sua vez, o Astra Expression, outro modelo de série especial, consistia em uma versão completa do sedã, equipado com ar-condicionado, travas elétricas, volante com regulagem de altura e CD player, bancos com regulagem de altura e farol de neblina. O porta-malas de 460 litros tinha espaço de sobra para transportar uma quantidade significativa de pertences.
A chegada do ano de 2003 foi marcada por uma reestilização que trouxe um design mais moderno para a carroceria do Astra, inaugurando um padrão seguido nos modelos subsequentes. O modelo GSI manteve o motor 2.0 com a adição de 136cv de potência e presença de cinco portas na versão hatchback.
No ano seguinte foram apresentadas as versões Comfort, Elegance e Elite, todas com a proposta de oferecer um equilíbrio entre conforto, desempenho e economia. No entanto, essas versões foram descontinuadas em 2007.
A presença do novo motor flexpower foi outra novidade que trouxe um respiro para o Chevrolet Astra, que teve sua produção mantida até 2011, quando seu sucessor, o Sonic, foi anunciado para o público.