HYUNDAI
Uma montadora de veículos que se tornou sinônimo de eficiência e tecnologia
Na metade da década de 1970, o mercado automotivo estava no seu auge, com montadoras de todos os cantos do mundo anunciando veículos robustos que atendiam ao perfil de grande parte dos motoristas. A própria Hyundai não ficou de fora, sendo beneficiada pela importação de carros, se tornando, mais tarde, uma das principais montadoras do país.
Para alcançar tamanho feito, foi preciso percorrer um longo caminho, sendo necessário conquistar a confiança do mercado interno na Coréia do Sul e depois os EUA, local no qual pôde expandir a sua produção e ganhar novos motoristas ligados à marca. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho de Chung Ju-Yung, empresário sul-coreano que decidiu apostar no desenvolvimento de uma montadora de veículos moderna e inovadora.
Em pouco tempo surgia o Pony, primeiro veículo da montadora, que contava com tecnologia da Mitsubishi aplicada ao seu motor, transmissão e suspensão. A ideia era que o automóvel fosse usado para viatura policial, algo que aconteceu na sua versão, o Pony II, exportado tanto para os Reino Unido quanto para os EUA.
Mais tarde, foi a vez dos modelos de luxo chegarem ao mercado, como foi o caso do Grandeur e Sonata, além do esportivo Scoupe. Conforme novos veículos eram lançados, maior se tornava o portfólio da Hyundai. No entanto, foram os patrocínios oficiais em três edições da Copa do Mundo que deixaram a marca em evidência para seus futuros consumidores.
Para completar, a marca anunciou a construção de uma fábrica própria na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. A série HB (Hyundai Brasil) fazia a sua estréia, recebendo atenção exclusiva por parte da marca neste polo produtor. Disponível nas versões hatch e sedã, o veículo se tornou um dos mais procurados pelos brasileiros, graças a sua relação custo-benefício.
O futuro reserva boas surpresas para a montadora que não mede esforços para trazer aos seus consumidores soluções automotivas eficientes, econômicas e, sobretudo, seguras, que não tragam prejuízos ao meio ambiente. Para isso, ela conta com colaboradores engajados em produzir veículos com componentes sustentáveis e de qualidade.
LENTE DO RETROVISOR COM BASE
Saiba como influencia na sua dirigibilidade ao volante
Desde as primeiras aulas na autoescola, os motoristas iniciantes são orientados para o uso e ajuste dos espelhos retrovisores, seja o espelho central, localizado no interior do automóvel ou os espelhos externos, dispostos nas duas extremidades do banco do motorista e do passageiro.
Mesmo com cuidados constantes para manter os espelhos retrovisores do lado de fora sempre preservados, em algum momento eles deverão ser trocados, caso sejam danificados por uma batida causada pelo descuido de uma motocicleta em alta velocidade ou um choque involuntário, fruto de uma manobra desatenta dentro de uma vaga de estacionamento.
Como forma de não comprometer o orçamento do motorista, alguns fabricantes desenvolveram versões alternativas e de boa qualidade das peças originais, compatíveis com mais de mesmo modelo de um automóvel.
Dependendo do nível do estrago, toda a peça do retrovisor precisa ser completamente trocada. Mas, em alguns casos, é possível trocar apenas a lente, quando ocorrem, por exemplo, pequenos desgastes ou choques superficiais.
A substituição da lente do retrovisor com base pode ser feita em uma oficina mecânica por um profissional especializado, caso o motorista não possua os conhecimentos técnicos necessários para realizar a troca.