FORD KA
Conheça a história de um dos veículos mais popular da Ford
Um dos estilos de carro mais conhecidos no mercado, o Ka é um modelo urbano criado e fabricado pela Ford Brasil para concorrer com outros populares, como o Gol e o Uno.
Lançado em 1997, ele continha linhas arrojadas que inauguravam um novo conceito de design e serviriam de inspiração para modelos de carros Ford posteriores, como o Fiesta e o Focus. Sua plataforma, no entanto, era a mesma do Ford Fiesta de quarta geração.
Esse primeiro modelo de Ka teve inspirações egípcias. Seu desenho é baseado em uma pirâmide, com formas mais orgânicas e arredondadas. O Ka do nome é uma tradução livre da palavra egípcia para ?Alma? ou ?Espírito?.
Entre 1997 e 1999, todos os carros eram equipados com um motor Endura-E, tendo um desempenho médio e bom torque. Somente a partir de 2000, a Ford passou a equipar seus veículos com motores Zetec Rocam, muito mais modernos e potentes quando comparados com os modelos anteriores.
Em dezembro de 2007 foi lançada a segunda geração do Ford Ka, que começou a ser vendida em 2008. Esse novo Ka trouxe mudanças significativas em toda a sua estrutura, como a modernização do motor, substituindo o antigo por um Rocam flex nas opções 1.0 e 1.6.
Além dessas transformações, o veículo ganhou maior capacidade de carga, comportando três pessoas no banco de trás. Para um modelo mais popular, esse carro da Ford trouxe diferenciais interessantes, como uma abertura para o porta-malas no painel, alarme volumétrico, controle remoto para a abertura das portas e muitas outras.
Desenvolvido em 2013, o terceiro modelo de Ford Ka foi baseado na plataforma global B da Ford, a mesma empregada pelo Ford Fiesta, sendo o primeiro a oferecer duas versões de carrocerias: o Ford Ka Sedan (denominado Ka+) e o Ford Ka Hatch (chamado apenas de Ka).
Essa nova geração também foi a primeira contemplada pela linha de design ?Ford Kinetic?, uma visualização dinâmica de condução através de elementos externos e internos através do desenho de produtos. Sobre os motores, eles consistiam em um TiVCT de 12v e um motor Sigma Flex de 16v. No Brasil, o câmbio Powershift dos modelos de fora do país foram substituídos por um câmbio automático comum.
Depois de muito tempo com fábricas na região do ABC, na Grande São Paulo, esse modelo de Ford Ka foi o primeiro a ser fabricado em Camaçari, no estado da Bahia, sendo exportado para a Argentina e outros países da América Latina.